Você já ouviu falar da “corrida de garçons”? É quando alguém corre com um copo com água na bandeja, e o vencedor é aquele que, além de chegar primeiro, tem o copo mais cheio no final. Numa corrida como essa, onde está a atenção do competidor? Sem dúvidas, está em olhar para o copo, para não deixar a água cair. Isso que é valioso.

Em nossa corrida cristã, algo valioso foi depositado em nós. O vaso começou a se ampliar e Deus começou a encher-nos. Agora, você precisa tomar cuidado com o conteúdo do vaso. Lembre-se de que dentro de você há uma vida, uma pessoa maravilhosa, preciosa, inigualável, mas muito sensível. Alguns jovens querem correr a carreira que lhes foi proposta, mas são estabanados e vão derramando o “conteúdo” do “copo” enquanto correm. No final de um tempo, o copo está pela metade, porque não olharam firmemente para o Senhor. Por um lado Cristo é o nosso alvo; por outro, é o conteúdo, está dentro de cada um de nós.

Alguns jovens participam de uma conferência de jovens, de um encontro especial ou de uma reunião e ganham algo. Então, se consagram ao Senhor: “Eu ganhei algo aqui. Senhor, eu Te amo. Ó Senhor como te amo!, Tu me perdoaste. Eu me livrei de tanta impureza que estava no meu coração, na mente. Só quero a Ti”. Graças ao Senhor, Deus pode enchê-los com o próprio Cristo. Que fazer agora? Correr com perseverança. Correr com perseverança indica sofrimento e restrição.

Nós não podemos sair correndo por aí de qualquer jeito! Quando vamos trabalhar, quando vamos para a escola ou faculdade, precisamos ter em mente: “Eu sou um vaso”. Jovem, cuidemos de nosso conteúdo. Cuidado aonde vai, com quem anda! Não viva perigosamente, caso contrário não terá mais “água” nenhuma. Jovem, cuide-se. Precisamos, por um lado, nos desembaraçar, por outro, olhar firmemente para Jesus.

Hebreus 12 fala que quando corremos essa carreira, precisamos desembaraçar-nos do peso. Que é esse peso? É tudo aquilo que nos distrai, que nos atrapalha, é o que toma o nosso tempo, toma os nossos pensamentos. Podem ser coisas até boas, mas que nos pesam nessa corrida. Temos de nos desembaraçar de tudo isso. E a palavra de Deus é ótima para nos desembaraçar. Você não se sente mais leve após ler a Bíblia, um livro espiritual ou depois de participar de uma reunião da Igreja? Então, nessas ocasiões a palavra vai penetrando e tirando todos os empecilhos. Muitas das vezes pensamos: “Ah, disso não vou conseguir me livrar”. Mas a Palavra liberta! Somos libertados do que nos parecia enorme e nos prendia.

Há outra coisa importante: Olhar firmemente para Jesus. Ele é o autor e Consumador, Aperfeiçoador da nossa fé. Você não tem fé? Não há problema. Há Alguém que a tem, e a infunde em você: esse Alguém é Jesus. Quanto mais você olhar para o Senhor, mais vai querer desfazer-se do peso, pecado, insatisfação, medo e ansiedade. Não olhe para si mesmo! Não ache que não consegue. Pare e olhe para Jesus, dizendo: ”Senhor, eu te amo!”. É disso que precisamos. Quando você para de olhar para Ele, alguma coisa irá pegá-lo. Jovens, Satanás é sujo e sutil, não dorme, anda a nosso derredor como leão (ele não é um leão, o Senhor sim é o Leão da tribo de Judá), procurando alguém para devorar (1 Pedro 5:8). Mas se você olha para Cristo, quando algo vier te enganar e atrapalhar você estará firme e forte.

Hebreus 11 diz: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”. Nós quando nos aproximamos do Senhor, precisamos crer que Ele existe. Precisamos nos achegar confiantes! Deus não somente é, mas também se torna galardoador. Ele recompensa, premia os que O buscam. Jovens, é um rogo:
“Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa” (Hebreus 10:35).

“Ele recompensa, premia os que O buscam”. Você buscou o Senhor recentemente? Você se chegou a Ele fraco e tornou-se forte? Chegou-se a Ele passivo e tornou-se ativo? Ao fazer isso, você conheceu mais o seu Deus e Ele se revelou a você? Aqueles que conhecem o seu Deus tornam-se fortes e ativos.
Que tal agora orar ao Senhor, agradecendo, renovando a sua consagração, e entregando-se a esse Senhor que o ama tanto?!

​Texto baseado em alguns pontos do capítulo sete do livro: Um jovem que faz diferença! (Hb 12:1-14).