Certa vez, Jesus foi recebido por Marta em sua casa. E como uma boa anfitriã Marta certamente amava o Senhor Jesus e queria fazer muitas coisas para Ele com o fim de agradá-Lo:

“Entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa.Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos.” (Lc 10:38-39).

Marta fez muitas coisas no intuito de agradar o Senhor e isso fez com que ela ficasse agitada. Assim como eu e todos aqueles que ficam inquietos, ela colocou a culpa sobre alguém,  quando foi questionada pelo Senhor. Veja o texto bíblico:

“Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: “Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me. Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.” (Lc 10:40-42).

Uma só coisa! Marta fez muitas coisas, mas o Senhor disse que só uma coisa era necessária. Qual é a única coisa que é necessária? A presença de Cristo!

Todo Cristão deve trabalhar. Paulo diz aos Corintios: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão”(1 Co 15:58). No entanto, algumas vezes estamos tão ocupados desde a manhã até a noite que não achamos tempo para orar ou ler a Bíblia diante do Senhor. Graças a Deus que naquela situação não havia apenas Marta, mas também Maria.

Maria escolheu a melhor parte que é a comunhão com o Senhor.

Martinho Lutero, uma das figuras mais importantes do Cristianismo e expoente da Reforma Protestante, dizia: “Se eu deixar de empregar duas horas em oração todas manhãs, o diabo terá vitória o dia inteiro. E tenho tanto trabalho que não posso realiza-lo sem gastar três horas diariamente em oração.” Seu bordão era: “Aquele que orou bem, estudou bem”. Este é o viver que cada um de nós pode ter!

Observe o mar. Embora em sua superfície haja ondas impetuosas sopradas por ventos fortes, nas profundezas não há um movimento sequer. Lembremo-nos que a força da nossa vida depende da comunhão mais intima com Deus. Em Isaías capítulo 30, nos é dito: “Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranqüilidade e na confiança, a vossa força,” (Is 30:15).

Qual a nossa escolha? Ser Marta ou Maria? No nosso cotidiano, nos acostumamos mais a fazer as coisas para Ele do que estar com Ele. Antes de sairmos por aí arregaçando as mangas e fazendo coisas, devemos nos aproximar Dele!

Que o Senhor nos dê graça para capacitar-nos a Crer que Ele pode levar todos os nossos fardos e dificuldades, e nos fazer dispostos a submeter-nos à Sua vontade para nós. O descanso não pode vir enquanto houver incredulidade e vontade própria. Se você crer em Deus e obedecer-lhe, os fatores exteriores não poderão perturbá-lo. Sua constante comunhão com Deus irá capacitá-lo a suportar todas as coisas exteriores. Leitor, que todos nós possamos entender, que no descanso nossa força será encontrada!

Texto inspirado no livro Doze Cestos Cheios de Watchman Nee.