Terminei junto com os irmãos da igreja da minha cidade a leitura do livro “Como Pastorear o Rebanho de Deus” e minha sensação foi de que todos deveriam lê-lo. Por isso, decidi escrever cinco motivos para incentivar sua leitura. Espero que, ao final do texto, você decida ter em suas mãos essa preciosidade.

Motivo 1 – Como pastorear o rebanho de Deus com reuniões especiais

Todas as reuniões deveriam ser como um evento especial.

Isso está na página 7 e, olha, eu vou falar para você: só isso aí já valeria o livro inteiro.

Sabe, às vezes, tudo o que precisamos é de apenas uma boa ideia para ter um salto substancial de performance em algum aspecto da nossa vida. Se for olhar para o viver de reuniões de um cristão, a frase acima pode ser essa boa ideia.

Imagine o que aconteceria se você olhasse para todas as reuniões de tal forma. Certamente, a recepção, a segurança, os professores de crianças, os músicos e os demais  membros agiriam diferentemente.

Pensar numa reunião como um evento é pensar em algo único, original, marcante, aprazível, alegre, planejado. Veja, essa ideia traz consigo tantas qualidades que sozinha ela já seria capaz de mudar a direção das reuniões para melhor.

Motivo 2 – Como pastorear o rebanho de Deus como membros ativos

Quando estivermos ouvindo a Palavra, não podemos agir como se estivéssemos num cinema ou diante da televisão vendo um filme.

Reunião não é cinema. Uau! Que frase essa da página 14. Trazer isso para nossa vida significa realinhar-nos com a responsabilidade que Deus nos incumbiu. Fazer isso é lembrar-nos de que não devemos ser reativos, mas proativos.

Não somos meros expectadores, mas sim aqueles que devem trabalhar ativamente e assumir o papel de membros ativos do corpo de Cristo. Fomos criados para isso, logo, temos de funcionar.

Se não sou um expectador, mas o ator que faz as coisas se desenrolarem, então tudo muda. Pontualidade, participação nos serviços, leitura da Bíblia, vida de oração e saída para pregação do evangelho recebem minha atenção e presença.

Motivo 3 – Como pastorear o rebanho de Deus com explicações aos convidados

Na igreja não podemos deixar ninguém sem cuidado. Um convidado, que chega pela primeira vez na reunião da igreja, fica sem entender algumas coisas.

Esse trecho da página 22 também é incrível.

Certa vez, fui visitar uma comunidade de fé diferente da qual me reúno. E, de fato, passei pela sensação de estar perdido. O pior é que ninguém me explicou nada.

Agora, eu também consigo me lembrar de quantas vezes esqueci de explicar aos meus convidados o que estava acontecendo. Depois que li o trecho acima, essa falha me veio à memória vividamente.

Que fazer então? É simples: basta sentar ao lado do convidado e explicar o que está acontecendo no decorrer da reunião. E aí, pronto! Com clareza é mais fácil para ele entender o que está acontecendo, ficar em paz e abrir mais ainda o coração para ter uma experiência com Deus.

Motivo 4 – Como pastorear o rebanho de Deus sendo protagonista

No “time” espiritual de Deus só existem “jogadores” titulares. Portanto, na vida cristã, os mais velhos devem ser constantemente renovados no serviço ao Senhor e os mais novos devem também anelar e assumir a condição de titular na igreja, nos serviços, na obra do Senhor. Todos devemos ser protagonistas nos assuntos espirituais.

Eu reconheço que esse motivo da página 65 é grande, mas, cá entre nós, vale a pena cada palavra, não é?

Aqui temos um encorajamento completo. Primeiro, aos mais novos. Ao ler isso, por exemplo, eu fico vibrante! Porque meu coração é trazer isso à realidade. Meu desejo é ser protagonista no reino de Deus. E você, jovem? Espero que, assim como eu, você esteja decidido a ser aquele que faz a diferença.

Detalhe: isso não significa assumir posição. A essência desse trecho é nos levar a desempenhar ativamente uma função dentro da igreja. Todos os serviços precisam de jovens que sejam o sangue novo que vai gerar uma melhor circulação da vida espiritual. Jovem, decida ser titular, aquele que está em campo para correr, chutar, matar a bola e fazer gol.

E quanto aos nossos amados irmãos líderes, fica o encorajamento da renovação. Aliás, isso é essencial e a própria Bíblia orienta nesse sentido: “Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia” (2 Coríntios 4:1).

Motivo 5 – Como pastorear o rebanho de Deus lidando com os problemas de relacionamento

Uma parede de separação é levantada pouco a pouco; não cresce da noite para o dia.

No capítulo final, em meio a sábias palavras sobre perdão, amor e paz no relacionamento interpessoal, essa frase da página 89 se destacou.

Esse capítulo é peculiar porque cuida de vários aspectos práticos do nosso relacionamento com outras pessoas. Infere-se do contexto que o coração do autor é de nos ajudar a perceber e superar tais problemas para gerar um ambiente mais saudável dentro da igreja.

Aplicando aos relacionamentos, a frase transcrita acima significa que temos de aprender a lidar com os pequenos problemas, o que nem sempre é nosso comportamento. Temos a triste mania de guardar um ressentimento após o outro e assim construir as paredes de separação que impedem a unidade.

O excerto também nos lembra de que todas as paredes de separação um dia foram compostas por apenas um tijolo. Ou seja, pequenos problemas importam sim!

Jovem, que tal quebrar as paredes que você está construindo? Volte-se àquele com quem você teve algum desgaste, confesse para ele sua ótica sobre o ocorrido e peça ajuda para entender. Depois de fazer isso, você terá a graça de perceber que tudo foi equívoco e, muitas vezes, até ouvir o pedido de perdão (o que, sinceramente, sara nosso coração e tem o poder de reduzir a pó o tijolo que outrora estava em pé).

Conclusão

Se 5 páginas deste livro possuem tanta riqueza assim, imagine as outras 89 páginas! Além disso, certamente existem trechos que tocarão você especificamente. Acredito que assim como eu ouvi a voz de Deus em algumas partes da leitura, você também terá a mesma experiência.

Gostou? Então adquira seu livro Como Pastorear o Rebanho de Deus o mais rápido possível. Basta clicar aqui ou na imagem abaixo.

como pastorear o rebanho de Deus

Deixe seu comentário