Você está numa guerra e não se luta uma guerra pela metade. A batalha mais heroica de todas será travada no campo da mente. Quero assegurar que aqueles que confiam no Senhor é que vencerão.

Porque a boca fala do que o coração está cheio. O homem bom do seu bom tesouro tira coisas boas, e o homem mau do seu mau tesouro tira coisas más. (Mt 12:34-35).

Sua mente comanda TODO o seu corpo. Se sua mente é corrompida, seu corpo também será. O que o homem pensa, ele expressa. Ou seja, a batalha por sua mente não somente determina quem você é como pessoa agora, mas também o que você será no futuro.

Sua vida, ações e expressões sempre serão o resultado direto dos seus pensamentos.

Jovem, isso é muito sério! Se você tem um padrão de pensamento negativo, terá uma vida negativa, o inimigo irá usar disso para o enfraquecer e desanimar. Mas se você renovar sua mente, então você terá uma vida abundante. Como diz em Romanos 12:2, você viverá de acordo com o plano de Deus para sua vida, o qual é que hoje andemos em novidade e experimentemos sua boa, perfeita e agradável vontade.

Mantenha-se com esperança, mantenha-se firme para mudar sua mente, porque isso terá peso na sua vida. Quando você começar a ver o maravilhoso plano de Deus para sua vida, desejará segui-lo. Romanos 8:6-7 nos fala que pensar negativamente não é andar em “novidade de vida”, mas sim na velha natureza carnal que é contra Deus.

A inclinação da carne é morte, mas a inclinação do espírito é vida e paz. A inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem o pode ser.

Andar em novidade de vida é o plano de Deus para todo ser humano.

A seguir vamos ver dois estados que são importantes de serem conhecidos e tratados para que tenhamos sucesso nessa batalha, o estado da preocupação e o estado da dúvida e incredulidade:

O ESTADO DA PREOCUPAÇÃO

Pense nisto: a preocupação é definida como um sentimento de apreensão, perturbação, ansiedade ou aflição. A preocupação também pode ter o significado de inquietações com murmurações. É a perda de tempo e energia que fazem da preocupação uma arma tão efetiva nas mãos de Satanás. Assim você não usará sua mente de maneiras que honrem a Deus.

Jesus disse em Mt 6:25-27: “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?” Precisamos buscar em Deus a nossa paz, e obedecer essa palavra que Ele nos deixou, de não permanecer ansiosos.

Vejamos duas armas para evitar a preocupação.

Arma 1: Fale a Palavra

Recomendo falar a palavra em voz alta quando a preocupação vier. Afinal, a Bíblia é descrita como uma espada e, durante um ataque, esta não trará qualquer proveito se estiver guardada.

Peça um versículo para o Senhor e fale em voz alta, repetindo várias vezes. Por exemplo, você pode encorajar-se com as palavras de 1 Pe 5:07: “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.”. Esse cuidado é afetuoso porque brilha com genuíno amor e é atencioso porque Seus olhos o seguem por onde você for. 

Arma 2: Descanse em Deus

Deus não removerá toda a oposição da sua vida, mas Ele lhe dará um sentimento de descanso e paz em meio às tempestades e isso você pode buscar diariamente em oração.

A graça de DEUS opera nas nossas vidas! A graça de DEUS está sempre disponível para nos ajudar a lidar com qualquer coisa que estivermos enfrentando neste momento. Sua graça para amanhã chegará amanhã, quando precisar dela.

O ESTADO DA DÚVIDA E DA INCREDULIDADE

Ao olhar para esse título, você pode pensar: “a dúvida e a incredulidade parecem significar a mesma coisa”. No entanto são itens diferentes.

Observe que duvidar é permanecer entre dois caminhos, implicando na INCERTEZA sobre qual caminho tomar, com pouca fé, permanecendo ansiosos, oscilando entre a esperança e o medo. Enquanto a dúvida é uma fé com alguma incerteza, a incredulidade é a FALTA de crença ou fé.

A história de Abraão é um exemplo perfeito para falar sobre isso. Como um homem de 100 anos com uma esposa idosa, seria pai de muitas nações? Esse é o ponto chave. Quando Deus nos diz ou pede para fazermos algo, Ele também providencia a fé e a coragem para avançarmos. Deus nos dá a habilidade para crermos que podemos fazer o que precisa ser feito.

A Bíblia nos diz que Deus pode tomar as pessoas que parecem fracas e tolas (1 Co 1:27) e as usar para confundir as sábias. Ele olha diretamente para nossos corações e nos dá capacidade. Quando Deus chama, Ele dá o desejo, a fé e a habilidade para responder ao chamamento. Então, é necessário crer que Deus faz o que é preciso fazer.

BONS PENSAMENTOS

Meditarei nos teus preceitos e às tuas veredas terei respeito” (Sl 119:15).

A palavra dá a certeza de que a pessoa que segue essa pratica é como uma árvore firmemente plantada junto às correntes de águas, que produz bons frutos e prospera (Sl 1:2-3). Há ALGO SOBRE O QUE PENSAR: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. ” (Fp 4:8).

Por meio de Filipenses, podemos fazer uma listinha de verificação de como deve ser seu pensamento:

  1. VERDADEIRO
  2. RESPEITÁVEL
  3. JUSTO
  4. PURO
  5. AMÁVEL
  6. DE BOA FAMA
  7. VIRTUOSO
  8. LOUVÁVEL

“Nós, porém, temos a mente de Cristo, os pensamentos de seu coração. ” (1 Co 2:16).

PERSEVERANÇA E RECOMPENSA

“Seja feito conforme a vossa fé” (Mt 8:13).

Para finalizar, quero dizer algo… Jovem, não se esqueça que Deus já sabe da sua vida inteira. O que aconteceu e o que ainda vai acontecer. Ele se levanta e espera para ser gracioso e mostrar a sua compaixão com cada um de nós. Então continue perseverando e vença! Lembre-se de que seus pensamentos se tornam suas palavras, suas ações e sua vida. Escolha pensamentos cheios de vida. Você não está sozinho nessa jornada. Olhe para o lugar maravilhoso que o Senhor o colocou, que é a Igreja.

Irei deixar agora um versículo lindo, para ajudá-lo a se lembrar das promessas do Senhor.   

“Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas.” (1 Pe 3:12a).

Que a paz do Senhor esteja convosco.

Jesus é o nosso Senhor!

Texto inspirado no livro: Campo de batalha da mente. Colaboração enviada por Priscila Figueiredo Silva. Você também pode enviar seu texto, saiba como colaborar.