A condição miserável do homem e o poder do evangelho

by

Caro jovem, este texto falará a respeito da importância do homem para Deus. Veremos o que o Senhor passou para nos salvar e como devemos agir com relação a essa obra. Inicialmente será abordada a condição humana; em seguida, o que é o evangelho e seu poder. O texto terminará falando sobre a necessidade de amadurecer na vida espiritual.

A Condição do Homem

Romanos 3:10-12 “como está escrito: Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.”

Essa é a condição humana, a nossa condição. Estes versículos expõem o que o homem é. Não somos dignos de Deus, somos inúteis e o homem mais justo ainda é considerado injusto, quando avaliado apenas pelo seu lado humano.

Isaías 64:6 “Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades, como um vento, nos arrebatam.”

Romanos 7:18-19 “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo.
Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço.”

Por tais versículos podemos ver o homem como um escravo do pecado. Em razão disso, estamos fadados a pecar e cair. A condição de que na carne não habita bem nenhum (vs. 18), não apenas é a experiência do apóstolo, como também de todos nós. Somos pecadores, o pecado habita em mim e em você.

Gênesis 4:7c “eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.”

De acordo com esse versículo vemos que temos que dominar o pecado. Porém, como dominar algo que está em nós? Como dominar algo ao qual todo o nosso corpo se inclina?

A única coisa que pode nos ajudar a dominar e vencer o pecado é o Evangelho!

O Evangelho

Por que o evangelho pode nos salvar? O que é O Evangelho?

Talvez alguns já saibam as respostas; talvez outros achem que é apenas um conteúdo da bíblia, porém, O Evangelho é uma pessoa!

Sim, O Evangelho é o próprio Jesus Cristo!

Cristo, O Evangelho, pode nos salvar, pois Ele veio e viveu como homem por 33 anos e meio, tendo sofrido tudo que um homem sofre. Ele era o próprio Deus e, mesmo assim, passou 9 meses na barriga de uma mulher. Ele passou por todas angustias que passamos. Ele sofreu.

Caro jovem, neste momento gostaria de pedir que você tentasse refletir sobre o que o nosso Deus passou. Ele é Deus, o dono de tudo, onisciente, onipresente, onipotente, imutável! Ele se restringiu a viver como um homem estando apenas em um lugar em um corpo mortal. Ele abriu mão de toda sua glória por nós, para que fossemos libertos da lei do pecado.

Devido a isso, após sofrer e morrer lentamente por nós na cruz Ele se tornou O Evangelho. Ele se tornou a nossa redenção. E por causa de todo sofrimento, Jesus, quando morreu, levou consigo os nossos pecados e não só os pecados como também O Pecado que habitava em nós. Este Pecado era o que nos tornava seres tão deploráveis como foi citado no primeiro tópico.

O Poder do Evangelho

Agora chegamos em um ponto interessante. Como validamos o evangelho em nós para que Ele nos livre da nossa condição abominável?

Romanos 10:9-10, 13 “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.
Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.”

De acordo com esses versículos de Romanos vemos que o Senhor, mesmo após todo sofrimento que Ele passou por nós, Ele não criou nenhuma exigência, ou seja, Ele sofreu e realizou uma imensa obra mas Ele não nos impõe que a aceitemos. Quanto amor! O Senhor nos ama de tal forma que Ele nos dá o direito de escolher por utilizar, ou não, os benefícios gerados pela morte Dele. Ele morreu por nós mesmo sabendo que muitos o rejeitariam.

Para utilizar e aplicar toda obra realizada por Jesus em nós é necessário seguirmos os versículos de Romanos. Devemos crer de todo nosso coração na obra do Senhor e simultaneamente a isso devemos invocar o nome do Senhor. Invocar o nome do Senhor é clamar pelo nome Dele que é Jesus.

Caro jovem, neste momento que tal darmos uma pausa para aproveitar de tão gloriosa obra do Senhor? Feche seus olhos, creia em seu coração nessa obra feita por Jesus e por fim, chame-o, fale de todo o seu coração “Senhor Jesus”.

Após o crer, existe uma etapa chamada de batismo. O batismo, nada mais é que uma demonstração da sua fé e uma confirmação para o mundo da sua salvação. Tal ato é um passo muito importante, funcionando como uma declaração pública de sua fé.

Por causa do poder deste evangelho podemos nos livrar da nossa condição caída e nos tornarmos filhos de Deus. Este é resultado de crermos no evangelho, crermos em Cristo. Deus nos transporta de uma situação calamitosa e nos torna seus filhos!

Amadurecer: de Téknon a Huiós

Após nos tornarmos filhos de Deus pela maravilhosa obra do nosso Senhor Jesus existe mais um passo importante a ser tomado: o amadurecimento.

Uma criança que após nascer cresce aos poucos até se tornar um adulto, assim é a nossa vida espiritual. Após recebermos o “título” de filhos devemos crescer espiritualmente até nos tornarmos herdeiros.

Um filho, após atingir a maioridade se torna digno de administrar os negócios do seu pai. Assim também nós, como filhos de Deus, devemos crescer espiritualmente até nos tornar herdeiros, dignos de receber a herança de Deus.

As palavras Téknon e Huiós são palavras utilizadas no original grego da bíblia para diferenciar as duas formas diferentes de filhos. Téknon se refere ao filho sem maturidade, ainda infantil. Este termo é utilizado no seguinte versículo.

Romanos 8:16 “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.”

Aqui o termo filhos se refere aos que foram recentemente gerados, ou seja, aos que ainda não amadureceram.

Porém, nesta outra passagem do mesmo capítulo vemos a palavra filhos se referindo ao termo Huiós.

Romanos 8:14-15, 17 “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.
Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de filiação, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.
Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.”

Aqui vemos a associação da palavra filhos com a palavra herdeiros. Tal fato indica um filho maduro, alguém crescido. Isto nos leva ao seguinte principio. Após nos tornarmos filhos de Deus devemos almejar crescer espiritualmente e amadurecer. Sendo assim, cada vez mais seremos úteis ao Senhor.

Gálatas 4:1-7 “Digo, pois, que, durante o tempo em que o herdeiro é menor, em nada difere de escravo, posto que é ele senhor de tudo. Mas está sob tutores e curadores até ao tempo predeterminado pelo pai. Assim, também nós, quando éramos menores, estávamos servilmente sujeitos aos rudimentos do mundo; vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a filiação. E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus”.

Conclusão

Caro jovem, após ler este texto vemos o objetivo de Deus, ter herdeiros e não apenas filhos. O Senhor quer nos justificar, pela nossa fé Nele, confirmar a nossa filiação pelo batismo e consequentemente nos tornar seus herdeiros. Como herdeiros, devemos nos aperfeiçoar para cada vez mais aumentar a nossa utilidade perante o Senhor.

Neste momento, querido jovem, quero te convidar a analisar sua vida.

Pense no que você é, na condição humana citada no início do texto e após isso, pense se você realmente tem valorizado todo sofrimento e amor de Jesus por você. O mínimo que nós podemos fazer hoje em retribuição a tudo que Ele fez por nós é nos entregar ao Senhor de todo o nosso coração. Caso você tenha sido tocado pela leitura desse texto, compartilhe com seus amigos, leia junto com eles, para que mais pessoas possam sentir o que você está sentindo agora.

Salmos 37:5  “Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nEle, e o mais ele fará.”

Romanos 1:16a “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê”.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *