No momento em que aceitamos o Senhor em nossa vida,  começa uma crise em nosso viver. O motivo dessa crise é que não queremos mais viver como vivíamos no passado e não sabemos o que nos espera no futuro.

Deus deseja não somente dar a salvação ao homem (1 Tm 2:4), mas também crescer e trabalhar a Sua vida dentro de nós. Na nossa trajetória com o Senhor, todo o trabalhar Dele em nossa vida, nos leva à maturidade (Ef 4:13). Então, o que impede isso se tornar a nossa realidade?

Com a queda de Lúcifer (Ez 28:15), iniciou-se um mundo paralelo ao que Deus havia criado (Is 14:13). Um sistema, um mundo de trevas foi construído ao longo do tempo, para que ninguém creia no Filho de Deus. Quando porventura uma pessoa vem a crer, Satanás faz de tudo para que ela não veja a igreja. Se vê a igreja, ele faz de tudo para que não cresça na vida de Deus.

Hebreus 2:8 diz-nos que “todas as coisas sujeitaste debaixo dos seus pés. Ora, desde que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou fora do seu domínio. Agora, porém, ainda não vemos todas as coisas a ele sujeitas”. Realmente não vemos todas as coisas a Ele sujeitas. Até mesmo nós, cristãos, deixamos situações fora do controle de Deus, sendo assim independentes de Deus.

Um mundo de caos

Esse é o mundo em que vivemos até os dias de hoje. É um mundo de caos, de cobranças e de pressões. Mas o Senhor Jesus não criou a terra para ser assim. Em Isaías 45:18 lemos: “Porque assim diz o SENHOR, que criou os céus, o Deus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu; que não a criou para ser um caos, mas para ser habitada: Eu sou o SENHOR, e não há outro”.

Diversas vezes, ao final do dia, quando chegamos em casa, sentimos uma pressão sobre nós. Já se sentiu assim? Pode não ter acontecido nada demais. Você estudou e (ou) trabalhou como nos outros dias, mas sente uma grande pressão sobre você e não sabe o por quê. Esse sistema criado pelo inimigo de Deus é que gera essa pressão em nós.

O inimigo tem um foco. Por um lado, o sistema foi criado e, por outro, Satanás cria um mundo particular para cada um de nós. Em alguma coisa ele conseguirá a sua atenção. Pode ser através das músicas do mundo, internet (através de sites com conteúdo impróprio, uso excessivo das redes sociais), moda, tecnologia, etc. E qual é o propósito disso? O inimigo de Deus tenta roubar o seu coração através dessa maquiagem do mundo, tentando, assim, retardar ou até mesmo impedir o trabalhar do Senhor em você.

O nosso viver

Querido leitor, o que faremos para resistir a esse mundo e para a vida de Deus crescer em nós? Em primeiro lugar, para isso acontecer, tem de existir uma mudança no nosso viver. Devemos nos preocupar pela forma em que estamos vivendo. “Ah, mas eu leio a Palavra, vou às reuniões e às conferências, invoco o nome do Senhor. Assim está ótimo!”.

Na verdade, precisamos de mais. Sim, precisamos, e muito, da Palavra, das reuniões, conferências e de invocar o nome do Senhor. Mas, além de nos preocuparmos com o nosso viver, temos de ser íntimos de Deus! Ser íntimos de Deus não somente quando estamos com os irmãos, porém em casa, no trabalho, no local de estudos. Temos que permitir que Deus nos governe até nas pequenas coisas. Se não permitimos que Deus governe a nossa vida hoje, como vamos governar no futuro (Hb 2:5)?

Amado leitor, Deus tem cuidado de você em todos os aspectos (2 Pe 5:7) e Ele deseja seu crescimento em vida! Lembre-se disso. Não fique estacionado em sua vida cristã, preocupe-se em permanecer vigilante. O que você está fazendo, hoje, para se tornar um vencedor?

É necessário que o povo de Deus desperte rápido. Todos os dias temos muitos afazeres seculares e, se não tivermos um viver constante de oração, abriremos brechas para o inimigo agir, permitindo assim que a nossa vida esteja voltada para o nosso ego. Se o nosso viver não for um viver no Espírito, cairemos nas ciladas do inimigo. “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca” (Mt 26:41).

É verdade que o mundo está sendo governado por Satanás, mas através da Bíblia temos exemplos de que em todas as eras existiram aqueles que se posicionaram firmemente pelo Senhor e amadureceram. Há vários exemplos: Daniel, José, Samuel, Ester, Rebeca, Paulo, etc. Hoje, temos que ser esses que se entregam para o Senhor, que querem crescer na vida de Deus e buscam se sujeitar ao Seu trabalhar. Aqueles que, desde a primeira hora abrem os olhos, buscam o Senhor em oração, invocam o Seu nome, consagram o seu dia a Ele e não recusam o Seu trabalhar. Ó Senhor Jesus!

Todos os dias o inimigo está à espreita, esperando a primeira oportunidade para nos atacar (1 Pe 5:8). Entretanto, graças ao Senhor que, em meio a esse mundo de caos, temos a igreja! As reuniões dos santos como igreja nos levam a exercitar o nosso espírito, a cantar os hinos louvando ao Senhor, a orar-ler a Palavra. Amado leitor, não deixe o inimigo frustrar o plano de Deus na igreja, tampouco fique estacionado na vida cristã. Se você perceber que está ficando distraído, procure um irmão da Igreja, procure companheiros espirituais para ter comunhão.

Temos que ter clareza que estamos em uma guerra (Ef 6:12). Possivelmente, você já viu um soldado na guerra em algum filme. Ele mal pode dormir, porque se dorme, vem o inimigo e o mata. Espiritualmente falando, quando passamos o dia inteiro sem buscar a presença do Senhor é o mesmo que estar dormindo durante a guerra. Através da Palavra, nós conseguimos ter força para vencer ao inimigo e a essa guerra diariamente. Nós temos um Senhor que é forte e Ele está dentro de nós!

O maior desafio para Deus não foi o de criar o universo. Para criar essa imensidão de universo Ele simplesmente falou (Sl 33:9). O maior desafio para Deus é o de crescer no homem. Para isso, Ele teve que enviar o Seu único Filho para a terra, viver aqui como servo, morrer, ressuscitar e se tornar Espírito para habitar dentro de mim e de você para que, a partir daí, pudesse crescer no homem.

Em conclusão, amado leitor, vou repetir uma frase muito importante: Deus quer que a Sua vida cresça em nós! Isso mesmo, Ele quer, Ele deseja isso. O Senhor Jesus te ama incondicionalmente, então permita esse trabalhar em sua vida! Assim como nos alimentamos diariamente com o alimento físico, nutra também o seu espírito. Não deixe passar um dia sequer fora da presença do Senhor. Leia mais a Bíblia e também os livros espirituais, invoque mais o nome do Senhor, ore mais e exercite o seu espírito. Temos muito alimento espiritual, o que nos falta é usufruir disso diariamente.

Que Deus abençoe você!

Texto baseado em mensagem ministrada pelo irmão Evandro Carvalho (Presbítero da igreja em Varginha)