Muitos são os versículos que nos mostram a importância de estarmos na Casa do Senhor. Temos várias referências bíblicas, como por exemplo: Salmos 5:7; 27:4; 122:1; Hebreus 3:6; 1 Corintios 6:19… Enfim, são muitos mesmo! E como são muitos, fica difícil de citar todos eles. Então, nesse texto, focaremos em alguns versículos do capítulo 18 de Jeremias.

Quando nossa mãe e/ou nosso pai insiste(m) em nos dizer: “não faça isso”, “não coma aquilo” , é porque eles nos amam e se preocupam conosco. Da mesma forma, Cristo se preocupa com a Igreja, por isso insiste em nos falar, por meio da Bíblia, que precisamos estar na Casa Dele. Precisamos obedecer essa insistência. Não pode haver outro lugar melhor do que estar na casa do Senhor, jovem.  

Jeremias foi um homem que obedeceu ao falar do Senhor:
“Palavra do Senhor que veio a Jeremias, dizendo: dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás às minhas palavras. Desci à casa do oleiro.” Jr 18:1-3a.

Jeremias se dispôs a ir à casa do Senhor, tipificada pela casa do Oleiro. Ele teve uma reação de ir ao encontro com o Senhor. E você, amado(a)? Tem se disposto a estar na casa do Pai?! Seja como Jeremias, se disponha e vá!

Ele se dispôs e desceu (Jr 18:3a). Muitas vezes associamos a casa do Senhor com um grande templo físico, alto e inatingível, sendo que na verdade, é como a casa de um Oleiro, de fácil acesso a todos. É necessário apenas irmos. Não precisamos nos preocupar com grandes formalismos para ter acesso a casa do Pai. É só se dispor e descer.

Jeremias desceu. O que isso significa? Jesus é acessível a todos quantos O buscam. O que precisamos fazer é nos despir de toda bagagem que o mundo lança sobre nós. Descer, nesse versículo, é nos arrepender, nos humilhar para termos a presença do Pai. Cristo deseja ver em nós uma reação de um genuíno arrependimento.

O versículo continua:
“E, eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas.” Jr 18:3b

O nosso Senhor, além de nos proporcionar acesso a Sua Casa, também é um Deus que está constantemente trabalhando a favor de nós. Quando observamos o oleiro trabalhando junto às rodas, percebemos que ele é quem determina a velocidade das rodas. O único detalhe é que a roda não pode parar, pois no momento em que a roda para, o barro seca e não há mais possibilidade de moldar o barro na forma que o oleiro deseja. Precisamos entender que “tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8:28). O Senhor trabalha até agora em nossas vidas com o propósito de nós fazer reinar junto a Ele. A roda ainda não parou e há muita coisa que Deus deseja fazer através de nós, jovem!

“Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu.” Jr 18:4

Muitas vezes, quando chegamos à presença do Pai, chegamos todo quebrados, não é verdade? Com o aspecto de derrotados, com um semblante de “sem esperança”… Mas hoje há uma nova oportunidade para você, jovem! Cristo pode fazer de nós um outro vaso! Cristo está entregue à Sua obra (vs 3b). Ele ainda pode nos moldar de acordo com a Sua vontade. Mas para isso precisamos ter a atitude de ir a Casa do Oleiro.

“Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.” Jr 18:6b

Graças ao Senhor por essa palavra! Quão confortante é sabermos que temos um Pai que cuida dos Seus filhos. Mesmo pecadores, feitos do pó da terra, temos o fôlego da vida de Deus em nós (Gn 2:7) e temos o trabalhar de Cristo nas nossas vidas. O nosso conteúdo precisa ser Cristo, jovem! Não deixe que o mundo danifique sua consagração, trazendo desânimo. Cristo te valoriza. Por isso, valorize também a Sua casa. Ele deseja te moldar diariamente!

Como vasos de barro, não podemos sair das mãos do Oleiro, que constantemente está nos moldando de acordo com a Sua vontade. Assim como Cristo quer te moldar, Ele deseja moldar seus amigos e familiares. Diante disso, curta e compartilhe essa palavra àquelas pessoas que estão a sua volta. Apresente a Pessoa de Cristo. Apresente a acessibilidade que Cristo nos proporciona quando nos arrependemos e nos humilhamos em Sua presença. Apresente esse Oleiro Perfeito, que está constantemente trabalhando a favor de cada um nós. Seja um vaso útil nas mãos do Dele! Jesus te abençoe.

“Temos, porém, esse tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós” (2 Co 4.7).

Para finalizar, gostaria de indicar um louvor que enfatiza esse encargo de Descer a casa do Oleiro: Casa do Oleiro – Trazendo a Arca. Bom desfrute!