Dong Yu Lan (1920 – 2017): Resenha da

Biografia “Resiliência”.

Ao conhecer a trajetória de homens e mulheres que andaram por fé nesta terra, algo fica absolutamente claro: é impossível ficar inerte e ser o mesmo quando, de fato, se vê e conhece a pessoa mais importante do universo, Jesus Cristo, o filho de Deus. O livro Resiliência narra justamente a trajetória de uma dessas pessoas: Dong Yu Lan (1920 – 2017), um homem que, ao se converter, recebeu revelação a respeito da Igreja, teve sua história transformada e, desde então, empenhou toda sua vida pela causa do Reino de Deus. Creio que por isso esse seja um livro que inspira e faça lagrimas escorrerem pela face de quem o lê a cada capítulo.

A proposta deste texto é expor impressões do autor e uma síntese sobre o livro em questão, o que foi bastante difícil de ser feito, devido à importância dos detalhes abordados na obra.

Resiliência Dong Yu Lan

Dong Yu Lan durante conferência às igrejas da região de São Paulo/SP.

Quem foi Dong Yu Lan?

Dong Yu Lan, ou simplesmente irmão Dong, como era conhecido, foi um profeta (no sentido de pregador), mestre e pastor chinês que recebeu o chamamento do Altíssimo para espalhar o evangelho e a visão da unidade dos filhos de Deus na América do Sul e, em seguida, em toda a terra habitada. E assim o fez.

Após conhecer a Cristo e se batizar, em 1955, aos 35 anos, o irmão Dong consagrou sua vida ao Senhor e serviu a Jesus até seus 97 anos de idade, quando, na madrugada do dia 4 de setembro de 2017, partiu para os braços do seu amado Pai.

A base da consagração e a visão de Dong Yu Lan

Ao ministrar a palavra de Deus, diversas vezes enfatizou que o alto preço que Jesus pagou por nós é a base para nos entregarmos e consagramos a Ele: “Consagração é a maravilhosa chance diária de começar e recomeçar a desvendar os tantos sentidos do que é fazer parte do Plano de Deus”, pregava e vivia.

Foram seis décadas dedicadas e consagradas à prática e obediência à Palavra de Deus, à pregação do evangelho, ao amor fraternal e cuidado pelas ovelhas e à visão de que a igreja não é meramente um prédio com muros altos onde pessoas se juntam aos domingos para cumprir uma liturgia, mas um viver que deve atingir e transformar todas as áreas da vida de um ser humano.

A primeira Bíblia que as pessoas lêem é o nosso exemplo de viver cristão. Felizes são aqueles que convivem com a expressão da vida de Deus em seu viver por meio da leitura e revelação da Palavra! (Dong Yu Lan)

Dong Yu Lan no período em que era um jovem empresário na China.

Contexto histórico da origem de Dong Yu Lan

Fruto do fluir do reavivamento ocorrido no início do século XX, a história de Dong Yu Lan foi precedida pelo labor de fieis servos do Deus triuno do ocidente e oriente. Na China, o legado de Watchman Nee, importante e influente líder cristão chinês, preso pelo regime comunista por conta do evangelho, foi essencial para a constituição de Dong Yu Lan como cristão.

Com objetivo principal de ressaltar que a obra perfeita de Deus é realizada pelo Seu Espírito e não por dogmas impraticáveis ou doutrinas mortas, Resiliência evidencia-nos como o trabalhar divino em homens que se dispõem a servi-Lo, constrangidos pelo Seu amor, pode transformar sonhos em realidades concretas e muito maiores do que qualquer pensamento humano elevado pode imaginar.

Dessarte, o livro viaja no tempo e ao redor da Terra acompanhando o mover do Espírito Santo. Passa pela Reforma Protestante, no século XVI, move-se até o rompimento da “represa” de Gales, na Inglaterra, até se encontrar com o fluir do espírito como forte torrente nos Estados Unidos da América; dirige-se, em seguida, ao oriente atingindo a Índia, Coréia, na época ainda unificada, e China; e enfim chega ao século XX, relatando em paralelo a pregação do evangelho na China e a vida de Dong Yu Lan, sua infância pobre, juventude empreendedora, experiências humanas e toda a formação do seu caráter para mais tarde servir ao nosso Rei, assim como ocorrera com Moisés, Isaías, Amós e outros servos do Senhor (Êx 3-4; Is 6:5-8; Am 7:14-15).

Vinda de Dong Yu Lan e sua família ao Brasil

O ano era 1960, Dong Yu Lan parte para o Brasil com a sua esposa Ester Dong e seus  cinco filhos, por conta do chamamento que recebera, e passa a residir em São Paulo – SP, onde a irmã Ester deu à luz a outra criança.

Desde então, as experiências humanas que o testaram e o tornaram resiliente desde criança se intensificam e passam abranger a esfera espiritual. Seja na infância percorrida com fartura e escassez, na juventude de persistência e trabalho duro ou na vida adulta de negócios bem sucedidos e risco de vida, causado pelas bombas e arsenal bélico na Invasão Japonesa – é fascinante como as situações de intempéries, certamente formatadas no plano de Deus soberano, contribuíram profundamente para que, neste precioso servo, fosse construído um caráter sólido e resiliente.

Ao chegar ao Brasil a adaptação foi difícil. Recomeçar em um país com língua, costumes e pessoas extremamente diferentes incluía abdicar-se de um padrão social elevado conquistado antes na China. Em terras longínquas e de proporções continentais, certamente havia muito trabalho a desenvolver. Ao mesmo tempo, não eram muitas as famílias vindas do oriente com mesmo propósito. Contudo a consagração e dedicação de alguns, que com o tempo se multiplicaram, foi importante para que mais tarde nascessem os frutos.

Ano após ano, foram muitos obstáculos, mas também muitas conquistas, boas notícias que deram para sorrir. O mais importante é não desistir até a tarefa ser bem realizada.
(Dong Yu Lan)

Resiliência Dong Yu Lan

Imagem do acervo de Dong Yu Lan

Primeiros frutos de Dong Yu Lan

Na primeira metade da década de 70, após mais de 10 anos perseverando por portas abertas que pudessem gerar frutos do evangelho em famílias brasileiras, Dong Yu Lan foi convidado para ministrar a um grupo de jovens em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Já com mais de 50 anos de idade, trajando uma camisa florida e calça jeans, em uma humilde lavanderia, ele pregou aos jovens sobre invocar o nome do Senhor Jesus para serem salvos e viver na presença de Dele (At 2:13;41-48; At 4:15-18; Rm 10:9-13; Sl 8:3-6; 50:15; 86:5; 116:1-4, 12-13; 145:18). A ênfase do irmão Dong sempre foi que jamais se pode deixar de invocar o nome do Senhor Jesus, pois quando O Invocamos, Ele inclina Seus ouvidos a nossa voz e nossas súplicas.

Esse período foi como um divisor de águas. Após muita oração e incontáveis viagens ao interior paulista, demais regiões do Brasil e, em seguida, toda América do Sul, inúmeras vezes para visitar um único contato, igrejas começaram a ser estabelecidas.

Muitas pessoas experimentaram uma renovação espiritual intensa e real e mais de três mil igrejas foram levantadas em toda América do Sul. Desde então, por mais de quarenta anos, Dong Yu Lan viajou por todo continente e, mais tarde, às outras partes do mundo, realizando conferências sobre as verdades e prática das Escrituras Sagradas.

Testemunho de Miguel Ma, cooperador e tradutor de Dong Yu Lan

Houve um ano em que durante mais de 100 dias acompanhei o irmão Dong em visitas por países da América do Sul. Certa vez, fomos a uma região muito pobre de um país, e isso já causou o primeiro choque em mim. Ali, as pessoas faziam suas necessidades fisiológicas nas ruas, que por sinal não eram pavimentadas; com a ação do sol, aqueles dejetos secavam, misturando-se ao pó das ruas. Quando um carro passava, aquela poeira levantava-se ao nosso redor e caia sobre nós. Ao presenciar esses fatos, me senti muito mal e, com isso, perguntei a mim mesmo: “O que eu estou fazendo aqui?”. Foi quando olhei para o irmão Dong. Ele caminhava alegremente ao meu lado sem dar nenhuma importância aos fatos. Naquele momento Deus me iluminou e me fez a seguinte pergunta: “É assim que você quer me servir? Você não pode sofrer um pouco por amor aos irmãos? Imediatamente me arrependi profundamente e falei ao Senhor: “Quero ser como o seu servo, que está feliz com a oportunidade de servir os irmãos sem amar a si mesmo”. A partir daquele momento a mesma alegria encheu minha pessoa. 

Dong Yu Lan ministrando, aos 97 anos, em conferência realizada na Estância Árvore da Vida em fevereiro de 2017:

Dong Yu Lan em sua maturidade: CEAPE, Estância Árvore da Vida, Editora Árvore da Vida, Jornal Árvore da Vida e Bookafé

No decorrer dos capítulos, Resiliência mostra-nos um servo que, com o passar dos anos, tornou-se ainda mais inovador do que na própria juventude. Em sua maturidade, Dong Yu Lan não cessou de trabalhar em prol do evangelho e do Reino de Deus. Para Ele, as verdades imutáveis da Bíblia e as revelações das Escrituras dadas por meio do Espírito precisavam promover a edificação da igreja em todo planeta e apressar a volta do Senhor a quem tanto amava. Ele costumava ensinar que sem a visão do que está no coração de Deus, o homem fica sem direção concreta e, consequentemente, perde-se.

Sua intimidade com o Senhor foi essencial para que revelações de verdades simples e elevadas da Bíblia fossem disseminadas de maneira prática e viva. Foram diversas as ferramentas criadas e desenvolvidas em seu ministério para propagar o evangelho completo a incrédulos e crentes, dentre elas:

1) a Editora Árvore da Vida, que publica mensalmente o Jornal Árvore da Vida e tem mais de 300 livros publicados;

2) a Estância Árvore da Vida, que reúne cerca de 10 mil pessoas em suas conferências cristãs internacionais semestrais;

3) o Centro de Aperfeiçoamento para Propagação do Evangelho (Ceape), escola para formação de missionários, na qual os alunos são instruídos na Palavra, no ensino, na evangelização e no apascentamento de pessoas e conta com unidades em diversas partes do mundo; e,

4) o Bookafé, rede de cafeterias e livrarias cristãs, com espaço para comunhão, oração e leitura de livros, criada para proporcionar lugares neutros em que as pessoas pudessem entrar para tomar um café e, assim, receber o evangelho por meio dos irmãos evangelistas ali presentes e dos livros que levam à fé (book – a – fé).

A obra do Espírito não erra, jamais falha, pois é o próprio fluir do Espírito de Deus!
(Dong Yu Lan)

Dong Yu Lan perseverou até o fim

Bem como na história do salmista, o Soberano também ensinou e instruiu o nosso amado irmão Dong. E como ele amou e honrou ao Senhor! Até seus últimos dias como viajante na terra, anunciou as maravilhas do evangelho de Deus! “Não me desampares, pois, ó Deus, até à minha velhice e às cãs; até que eu tenha declarado à presente geração a tua força e às vindouras o teu poder” (Sl 71-18) Aleluia! Ele assim o fez! Perseverou até o fim! Declarou a força do Senhor à sua geração e, hoje, eu e a minha geração podemos conhecer o poder desse majestoso e maravilhoso Deus! Louvado seja o Senhor pelos dias do nosso irmão conosco, dias contados na presença do Eterno.

Para se inspirar ainda mais e aprender com as belas histórias vividas por esse humilde e amoroso servo do Senhor, leia o livro: “Resiliência, a trajetória de Dong Yu Lan” e permita que seu coração seja tocado pelo exemplo dele a cada página que for tocada por seus dedos.

Livro: Resiliência, A Trajetória de Dong Yu Lan

Resiliência Dong Yu Lan

Capa do livro Resiliência

Ficha Técnica

Autor: Thiago Moraes
Formato: 16 x 23 cm
Número de Páginas: 440
Realidade aumentada: neste livro, a versão impressa passa a ser a porta de entrada para uma nova experiência digital. Por meio da realidade aumentada,  é possível se envolver em uma combinação literária que mistura o  virtual com o real.

CLIQUE AQUI se quiser adquirir seu exemplar →

Eu Vos Escrevi e Dong Yu Lan

Com todo seu amor fraternal, entusiasmo e inovação nos serviços, Dong Yu Lan semeou esse mesmo sentimento na igreja. Assim, inseridos nesse contexto, alguns jovens mais velhos foram estimulados pela necessidade de cuidar de outros mais novos que na época eram vestibulandos. A estratégia adotada foi o uso de textos, o que levou à criação do blog Eu Vos Escrevi, cujo intuito é proporcionar um ambiente onde os jovens podem ter sua fé fortificada, por meio de bom conteúdo cristão alicerçado na Verdade, para que possam defender o evangelho e amadurecer na vida cristã. Hoje, o Eu Vos Escrevi colabora com o Instituto Vida para Todos, consequente do ministério de Dong Yu Lan.

Somos muito gratos ao irmão Dong por ter sido para nós um exemplo de consagração ao Senhor e de humildade, mansidão e amor, como de um verdadeiro cidadão do Reino de Deus, e por nos ensinar a sempre lembrar de que:

“A verdadeira expressão da vida de Deus em nós é o amor.”

Vídeo produzido em homenagem a Dong Yu Lan após a sua partida para o Senhor: