Sabemos que o mundo é passageiro e que nada que há nele vale a pena, pois o nosso Senhor é O VERDADEIRO e é quem nos dá tudo o que precisamos. Muitas vezes ouvimos que é preciso tomar cuidado com nossas escolhas, pois elas podem interferir no resto de nossas vidas. Ouvimos também que precisamos estar a todo tempo ouvindo a voz do nosso amado Senhor, estando sensíveis ao Espírito e invocando Seu nome. Mas sabemos que nossa carne não se converte e que sempre devemos tratá-la. Aí podem surgir as questões: e se eu cair? E se eu pecar?  O que eu faço? Sempre ouvi as doces Palavras do meu Senhor durante toda a minha vida e, agora, depois de tudo isso, ainda caio? Ainda peco? Ainda há coisas no mundo que me atraem? Por que isso acontece?

Jovem, isso acontece porque somos humanos e, no mundo, realmente, existem coisas que atraem a nossa carne e o inimigo está 24 horas trabalhando para nos fazer pecar contra Deus, pois ele sabe que o nosso futuro é reinar com o Senhor. Iremos governar o mundo que há de vir – o que sempre ele quis ser, nós seremos (Hb 2:5-8). Satanás sabe que o seu tempo está se esgotando e, por isso, quer nos fazer cair.

Então, o que fazer? Purifique sua consciência dia a dia. Como? João escreveu: “Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo” (1 Jo 2:1). Muitas vezes, ao sentirmos a reprovação do Espírito, logo vem o acusador para nos condenar (Ap 12:10). Porém, lembre-se que o arrependimento vem de Deus, gerando vida, mas a acusação vem de Satanás, gerando a morte! Temos o sangue de Cristo que nos limpa de todo e qualquer pecado (1Jo 1:7), por isso não permita que o inimigo te acuse e condene, dizendo que você não é merecedor do perdão de Deus e que seu lugar é na “lama”. Há uma autoridade espiritual dentro de você que pode calar a boca do diabo (Mt 18:18). O sangue de Jesus é poderoso! Ele pode e quer perdoar você. Do contrário, não teria sentido algum a Sua morte de cruz (Fp 2:8).

Mas, jovem, não se engane, pensando que agora você pode pecar e depois é só aplicar o sangue. Não é bem assim! O perdão vem através da sua confissão e arrependimento (1Jo 1:9). Se não houver arrependimento, como haverá perdão? Se você volta às mesmas práticas e pensa : “Ah! Depois só aplicar o sangue!”, você não estará valorizando o que Cristo fez por você! O nosso arrependimento tem que ser de 180 graus.

Mas como sabemos se recebemos o perdão de Deus? Simples! Você sentirá paz e alegria em seu interior. E mais, haverá uma mudança de atitude! O Senhor não lembrará mais dos seus pecados, tudo será apagado (Hb 8:12). Mas e se o meu pecado trouxer consequências graves e alterar todo o plano de Deus para minha vida? E se não conseguir me levantar? Jovem, você se arrependeu? Se sim, o Senhor é fiel e justo. Não se esqueça que após o arrependimento tudo é perdoado e esquecido! Não estamos dizendo a você que não existirão consequências. Não é isso! Mas quando nos voltamos ao Senhor, há uma mudança. Toda nuvem de maldição é transformada em bênção (Ne 13:2) e suas consequências serão usadas para seu crescimento de vida. Pois “sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito” (Rm 8:28).

Sabe, jovem, o Senhor não disse que você nunca cairia, mas Ele sempre manda alguém para te levantar (Sl 37:24). Então, apenas ficamos caídos se essa for a nossa escolha! Por isso, não se isole! Porque, aí sim, não haverá ninguém por perto para ajudar você (Ec 4:10).

E aqueles sofrimentos e decepções diárias que nos desanimam em meio à caminhada? Eles sempre aparecem, não é verdade? E parece que quanto mais consagrados, mais atacados somos. O fato é que não parece, mas é realmente assim! Frequentemente, não entendemos o motivo de passarmos por certas situações. Sempre perguntamos para Deus o por quê de todo aquele tormento e tentação. Mas sempre há um objetivo – nada que Deus faz é em vão! Tudo tem um propósito! Acredite: se você está passando por algo assim, é a fim de fazer com que haja crescimento e amadurecimento dentro do seu ser. Deus precisa que você adquira experiências para que, no porvir, possa ajudar a outros. Pode ter certeza que cada situação levantada é necessária, pois é através dela que aprenderemos a confiar mais nEle e depender mais do nosso Senhor (1 Pe 4:12-13).

Jesus é maravilhoso e não permite que sejamos tentados além das nossas forças. Ele nos conhece completamente! Porém, fique atento: existem sofrimentos necessários, mas há aqueles que você escolhe passar. Jovem, preste atenção a isso e tome muito cuidado com suas escolhas (1 Co 10: 12-13). Não se esqueça do que o nosso Senhor nos falou: “Não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo” (1 Jo 2:1). Assim, se você se encontrar nessa situação, não demore! Aplique o sangue de Jesus rapidamente e volte para o Senhor! Aleluia!

English

Español