Esperar não é uma tarefa fácil, ainda mais quando se é jovem e não se tem nada nas mãos. Muitos jovens cristãos empenham-se em esperar em Deus. Essa firme decisão tem guiado suas escolhas em todos os aspectos. Mas afinal, o que estamos esperando? De quem estamos esperando?

Alguns esperam ser aprovados em uma universidade que tanto sonham; outros esperam ter um ótimo emprego, casar-se, construir uma família, ou, até mesmo, solucionar todos os problemas, ganhar suas famílias pra Cristo… Há muito que esperar.

Ter a atitude de esperar tudo isso em Deus é a mais nítida expressão de fé (Hb 11:1). É realmente render-se, fechar os olhos e andar. Sim, esperar é mover-se! Isso não significa atropelar Deus enquanto Ele trabalha, mas sim, ser um canal, um instrumento. É entregar nossos pés e mãos ao Senhor para que Ele conduza nosso caminhar e o que fazemos da maneira que melhor Lhe apraz.

Em Salmos 62:1, o salmista escreve:

“Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa; dele vem a minha salvação”.

Jovem, em quem você tem esperado? Talvez você esteja realmente esperando em Deus, mas talvez também esteja depositando sua esperança em outras pessoas e coisas. Deus deseja que esperemos Nele, tanto em coisas pequenas como sinal de confiança e fidelidade, como em coisas grandes e impossíveis.

Somos povo de propriedade exclusiva de Deus (1 Pe 2:9). Isso significa que não temos nenhum outro possuidor. Ele é nossa fonte, nosso Senhor! Sendo assim, nosso desejo deve ser de esperar somente em Deus. O versículo citado limita-se apenas na salvação vinda de Deus, mas sabemos que Dele vem todas as bênçãos!

Outro detalhe importante nesse versículo é o fato de nossa alma esperar em silêncio. Temos a tendência de ser “barulhentos”. Começamos a opinar, a querer dar ordens a Deus, e quando não somos atendidos murmuramos e reclamamos. Isso pode atrapalhar a obra do Senhor em nós e por meio de nós.

Experimente pegar uma folha de papel totalmente lisa e balançá-la no ar, certamente ela fará barulho. Mas ao amassá-la, você poderá balançar novamente e ela já não mais repetirá o barulho. Isso também se aplica à nossa alma. Amamos estar na presença de Deus, nas mãos de Deus. Mas, quando o Senhor começa a trabalhar em nossa alma, tentando conformar nossas vontades com as Dele, começamos a fazer barulho.

Esperar é também deixar ser trabalhado! Deixe Deus te “amassar”!

O Senhor diz em Isaías 30:15b que “em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranquilidade e na confiança, a vossa força”. Só encontramos tranquilidade e confiança em Cristo, e isso é força para nós! Somente ganharemos salvação se estivermos sossegados, com todo nosso ser voltado e convertido a Ele.

Não é preciso correr atrás da salvação ou da força, basta sossegar, confiar e estar conectados a Ele pelo espírito. Ele é o Deus do tempo! Ele é Pai da eternidade (Is 9:6). Não precisamos nos desesperar! Mantenha a calma, pois Deus nos conhece e sabe a hora certa de suprir as nossas necessidades (Fp 4:19).

O Senhor usa várias maneiras pra falar conosco, uma delas é por meio de louvores. Um dos louvores que me fortalece ao me deparar com questões sobre espera é a música “Esperar é caminhar”:

Quando espero a chuva chegar
Tu vens com o teu vento
Quando espero tua voz estrondar
Tu vens com o silêncio
Eu espero em Ti
Embora sem saber
Como Tu dirás eu não sei
Mas esperarei

Quando espero o mar se abrir
Vejo os meus pés sobre as águas
Quando espero o fogo arder
Ouço a brisa suave

Mesmo sem saber como Tu dirás
Dentro de mim reinará a Tua paz
Que me faz saber
Que esperar em ti
É sempre caminhar.

 

Quem não gosta de ser surpreendido por Deus?! Muitas vezes esperamos uma coisa e Deus nos prepara outra. Talvez nos decepcionemos com a escolha de Deus, mas lembre-se que tudo vindo de Deus coopera para nosso bem (Rm 8:28).

Quando esperamos que o mar se abra, quando queremos nos ver livres de uma situação, ou que todos os problemas se resolvam e as necessidades sejam supridas, Deus trabalha em nosso ser interior acrescentando mais fé em nós a ponto de vermos nossos pés sobre as águas.

Jovem, precisamos estar mesclados a Deus para vermos o que Ele vê, sentirmos o que Ele sente e esperar o que Ele espera de nós. A vontade Dele é sempre perfeita, boa e agradável (Rm 12:2b). Não sabemos o que será de nós amanhã ou depois, nem mesmo a resposta de Deus, mas esperamos!

Que em você possa reinar a paz de Cristo! Que possamos lançar em Deus todas nossas ansiedades. Jovem, se apegue ao Senhor! Confie que Ele tem poder pra fazer infinitamente mais do que tudo que pedimos ou pensamos (Ef 3:20). Espere em silêncio. Esteja aberto para receber de Deus muitas experiências enquanto espera!

“Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu”(Sl 42:5).