A adolescência é uma fase de mudanças. É durante esse período que seu corpo e sua mente se preparam para a fase adulta. Como uma fruta amadurecendo, você não está verde nem maduro, está no meio do caminho. Quando se vive assim, pequenas circunstâncias desfavoráveis são gotas capazes de provocar uma tempestade num copo de água. E se pequenos problemas podem se tornar grandes, que dizer então dos problemas normais? Será que podem se tornar maiores ainda?

Sim. Seus problemas normais podem virar verdadeiros monstros. A nota baixa que você esconde dos seus pais pode virar uma reprovação de ano. E, se isso ocorrer, o responsável terá sido você, pelo fato de não ter tomado nenhuma atitude. Ignorar o ocorrido e fingir que não aconteceu é algo danoso.

O silêncio diante das falhas é um vilão. Sua maldade permite que a mão de Deus aperte você, encha sua vida com dores e faça seu vigor acabar (Sl 32:3-4). Encobrir e esconder suas transgressões jamais o fará prosperar (Pv 28:13). Portanto, a forma correta de lidar com seus problemas é confessar. Você precisa contar seus problemas a Deus e Ele levará sua ansiedade embora (Fp 4:6).

Você também precisa contá-los a seus pais e eles o ajudarão a encontrar uma solução. Uma vez, logo após minha primeira prova do ensino médio, tirei uma nota muito baixa em matemática. Sentar com meus pais para contar e ouvir a repreensão deles foi ruim, admito. No entanto, isso me garantiu um desempenho excelente até o fim do ensino médio.

Seus pais amam você e não medirão forças para ajudá-lo. Eles são os melhores aliados que você pode ter. Cultivar uma relação de transparência e de confiança com eles, contando inclusive as coisas ruins que acontecem com você, é uma maneira de honrá-los e garante que tudo irá bem em sua vida (Êx 20:12).

Mas lidar com um problema não impede que novos surjam, afinal, desafios constantes são parte normal dessa fase da vida. Contudo, entenda: você não está sozinho. No antigo testamento, Josué se sentia como você, pois estava vivendo uma grande mudança. Ele estava assumindo a liderança do povo de Israel e teria de ajudá-los a conquistar a Boa Terra. Seus desafios eram grandes! Diante disso, a palavra de Deus para Josué foi: seja forte e corajoso (Dt 31:7, 31:23; Js 1:6, 7, 9, 18).

Qual é a maior mudança ou problema que você vive hoje? Deus se importa e, por isso, concede-lhe força e coragem para seguir em frente sendo fiel e obediente à Palavra. Deus está com você e seus pais também estão. Portanto, você possui toda força, coragem e apoio necessários para não deixar suas falhas no escuro. Encobrir traz dor, falar traz alívio. Fale para Deus e para seus pais, deixe seus pecados para trás e tenha sucesso, pois é assim que o perdão e a purificação divinos são liberados em seu favor (1 Jo 1:9).

Uma versão deste texto foi publicada no Jornal Árvore da Vida (JAV), um periódico cristão mensal com diversas colunas. Clique aqui caso queira saber mais sobre o JAV ou clique aqui para fazer sua assinatura desta maravilhosa ferramenta.

Deixe seu comentário