Você orou uma, duas, três vezes sobre determinado assunto e acha que já foi o suficiente? Neste post veremos que a oração é o nosso arco para o qual temos flechas ilimitadas!

Flechas da vitória: uma dica de ouro sobre oração (garantido!)

Em 2 Reis 13 encontramos uma interessante ilustração sobre a oração. O profeta Eliseu estava enfermo e para morrer. Nesse contexto, disse para o rei Jeoás, que o visitava, tomar um arco e flechas, e ele assim o fez (vs. 14-16). “Disse mais Eliseu: Atira; e ele atirou. Prosseguiu: Flecha da vitória do SENHOR! Flecha da vitória contra os siros!” (v. 17b). Eliseu, então, ordenou que o rei atirasse contra a terra. Jeoás atirou contra a terra três vezes e cessou (v. 18). “Então o homem de Deus se indignou muito contra ele e disse: cinco ou seis vezes a deverias ter ferido; então, feririas os siros até os consumir; porém, agora, só três vezes ferirás os siros” (v. 19).

Se considerarmos cada flecha como uma oração realizada, então podemos extrair uma lição muito importante desse texto bíblico: quanto mais oramos, mais Deus nos dá vitória contra nossos inimigos. Muitas vezes oramos pouco sobre um assunto. Nossa situação é igual à de Jeoás: gastamos apenas três flechas e consideramos já ter orado o suficiente. Não é mesmo, querido jovem?

Depois de apenas três flechas certamente seremos atendidos mas, assim como aconteceu com Jeoás, Deus certamente concederá menos do que aquilo que Ele tinha para nos dar. Quanto maior a frequência, quantidade e persistência, mais Deus nos concederá. Por isso, nossa oração precisa perseverar até recebermos a totalidade da bênção que Deus tem para nós. Precisamos orar insistentemente e isso fará com que o Senhor nos atenda por completo.

A oração perseverante não é fácil, pois é contrária à nossa disposição natural. Mas, sem uma oração constante não há caminho para uma vida espiritual vitoriosa. Lembre-se: oração constante faz Deus atender o pedido por completo. Assim como Jeoás, por vezes oramos por alguma dificuldade, mas na primeira vitória obtida desistimos de orar e consideramos o assunto resolvido. Seja diferente, seja um jovem de oração.

Independente do grau de dificuldade da sua situação, ore! Orar é conversar com Deus. Quanto mais oramos, mais exercitamos a nossa fé, mais íntimos do Senhor nos tornamos. Precisamos perseverar até que Deus elimine totalmente os nossos inimigos. Precisamos continuar usando as flechas até que Deus tenha a vitória completa. E lembre-se: muitas orações, grandes e completas bênçãos!

Jesus é o nosso Senhor!

“Orai sem cessar” 1 Ts 5:17


Texto inspirado no texto “Flecha e a oração” do Livro “A base da vitória” da série “Em tudo uma lição“.