Imagine um pescador em um barco pequeno. É impressionante como esses barquinhos balançam e, por causa disso, é difícil permanecer em pé e equilibrado em cima deles com vara de pescar na mão. Imagine, então, se uma pessoa coloca cada pé num barco diferente e se esforça para pegar o peixe e para se manter equilibrada. Complicado, né? Em algum momento, os barcos vão se afastar um do outro e o pescador vai direto para a água.

Brother, no mar da vida cristã não dá para seguir em frente com um pé dentro do barco do mundo e outro no de Deus. A Bíblia diz que não se pode servir a dois senhores (Mateus 6:24). Para evitar esse perigo é necessário estar focado e ter uma visão espiritual governante que irá direcionar cada passo em seu caminho.

O apóstolo Paulo é um bom exemplo de pessoa focada, dedicada. No início de sua vida, ele recebeu uma visão celestial e dedicou a vida toda a obedecê-la (Atos 26:19). Paulo viu que o barco de Deus era o mais importante e, por isso, considerou todas as coisas (e olha que ele tinha muita coisa) como um “barco furado” e abandonou tudo para ganhar Cristo (Filipenses 3:8).

Ser dedicado significa fazer uma única coisa: manter os olhos fixos na meta e não se distrair nem se desviar do objetivo (v. 13). É focar a atenção na palavra de Deus e vencer a concorrência dos espinhos, das preocupações do mundo que tentam sufocar o maravilhoso e brilhante futuro que Deus tem para você (Marcos 4:7, 18-19).

Cara, foco e dedicação significam tirar o pé do barco do mundo e colocar no barco de Deus. Isso permite que a visão celestial dada por Deus faça você prosperar e avançar como ser humano e como cristão, até atingir maturidade plena.

Os dedicados se livram das distrações como o excesso de TV, celular, Netflix, Youtube e jogos que roubam a nossa energia para servir a Deus. Eles sabem dizer não para essas coisas na hora certa. São como Neemias: focam na obra de Deus e recusam as propostas dos inimigos (Neemias 6:1-4). Pessoas assim possuem clareza a respeito de sua existência e aceitam ser quem Deus os criou para ser: homens que tornam a vontade divina em realidade e que, no caminho, experimentam a vida em abundância (João 10:10).

Os focados sabem que para agradar a Deus e ter as bênçãos de Sua graça, não precisamos de muito, só estar próximos Dele, atentos à Sua Palavra, sem se preocupar com outras coisas, porque Ele mesmo cuida de nós e nos dá tudo o que precisamos (Mateus 6:33).

Adolescente, essa vida é que Deus desenhou para você e para todos que colocam Nele seus planos e sonhos. O Senhor direcionará você para um caminho inigualável e um futuro maravilhoso. Seja focado na visão celestial, deixe-a governar sua vida e viva as bênçãos preparadas por Deus para você. Vale a pena! A gente se vê na próxima.

Uma versão deste texto foi publicada no Jornal Árvore da Vida (JAV), um periódico cristão mensal com diversas colunas. Clique aqui para saber mais ou clique aqui para fazer sua assinatura.