“Isso é questão de cultura”: essa é uma expressão atualmente muito usada para justificar atitudes que causam estranheza e até espanto:

Eu poderia enumerar diversas situações comuns ao nosso dia a dia onde se diz que as coisas mudam de acordo com o tempo, ambiente, criação familiar, entre outros, e que no fim das contas acabam sendo resumidas na frase: “Isso é questão de cultura”.

Vou listar 5 (cinco) casos em que se costuma dizer serem culturais certas atitudes e em cada um apresentar os versículos que se encaixam na respectiva situação, mostrando a quebra de princípio correspondente.

1- Hoje é comum de se ouvir palavreado chulo que causa até mesmo constrangimento o fato de estar presente num ambiente onde se é falado. Não só em conversas, como também em músicas seculares. Porém a Bíblia diz:

“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.” (Ef 4:29)

“Nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças.” (Ef 5:4)

“O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias.” (Pv 21:23)

2- Comum também é o sexo antes do casamento. Sobre isso ouço: “os tempos são outros” ou “hoje é normal. Mas na Palavra de Deus vemos:

“Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros. (…) Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre.” (Hb 13:4,8)

3- Também há o Infringir de regras e leis a todo momento; sobre isso o Senhor deixou escrito pra nós o seguinte:

“Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto se torna culpado de todos. Porquanto, aquele que diz: Não adulterarás também ordenou: Não matarás. Ora, se não adulteras, porém matas vens a ser transgressor da lei. Falai de tal maneira e tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade.”(Tg 2:10-12)

4- Há também a situação de fingir que não viu algo só para não precisar ajudar. A Bíblia é bem clara a respeito disso, como vemos abaixo:

“Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.” (Tg 4:17)

5- Outro fato comum  hoje é o tratamento inadequado para com autoridades, incluindo pais, professores e pessoas mais velhas. Cito abaixo alguns dos versículos que nos falam sobre isso:

“Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas.” (Rm 13:1)

“Porque Deus ordenou: Honra teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser a seu pai ou a sua mãe seja punido de morte.” (Mt 15:4)

“Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei.” (1 Pe 2:17)

“Diante das cãs te levantarás, e honrarás a presença do ancião, e temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor.” (Lv 19:32)

“Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas.” (Mt 7:12)

Porém, te pergunto: você é Cristão? Você crê que a Bíblia é a Palavra de Deus? Então, após  a leitura dos versículos acima, podemos concluir que, para nós cristãos convictos, essas questões não se tratam de cultura, mas de princípios imutáveis deixados pelo nosso Deus. Algumas coisas de fato podem mudar com o tempo, mas não os princípios declarados pela Palavra de Deus.

Se você tem dificuldade de entender e aplicar a palavra de Deus à sua vida, busque ajuda, não só em oração, mas tenha pessoas que possam te ajudar, ou até mesmo literaturas com embasamento bíblico. O que você não pode fazer é dar ouvidos a quem te diz que o que vivemos não é regrado pela Palavra que foi deixada a nós, justamente para nos guiar e direcionar.

Por isso a importância de conhecer a Bíblia, para não sermos enredados por conversas que levarão a questionamentos internos que só fazem nos desviar do caminho certo. Caro leitor, tenha conhecimento dos princípios deixados pelo Senhor a nós, você precisa ser regido por eles. Só assim você terá convicção de que vale a pena se manter firme em atitudes que, por vezes são diferentes das de todos com que convivemos nesse mundo, se não todos, pelo menos da maioria.

Comece hoje, a buscar conhecimento bíblico e peça ao Espírito pra fazer com que cada princípio que precisa te reger, seja guardado no seu coração, de forma que você não consiga viver de outra maneira que não seja sendo fiel a eles.

Se volte sempre à Bíblia, ela tem a resposta, ela tem o caminho.