Porque ler a Bíblia toda? Muitos de nós, jovens, possuímos a vontade de ler a Bíblia, porém nos falta a motivação e o compromisso. A palavra de Deus é uma arma contra os dardos do inimigo, e não basta somente crermos na palavra de Deus, precisamos conhecê-la. Podemos lembrar da passagem em que o Senhor Jesus, logo após ser batizado, foi para o deserto jejuar e orar por 40 dias, e o Senhor foi tentado pelo seu inimigo em várias coisas. A primeira tentação foi em relação à fome, a segunda, a poder e a última, a tentar Deus.

“Se Tu és Filho de Deus, joga-Te daqui para baixo. Por que a escritura diz: “Deus ordenará a teus anjos a teu respeito, que te guardem com cuidado. … Eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em nenhuma pedra.” Mas Jesus respondeu: “A Escritura diz: “Não tente o Senhor teu Deus.”” (Mateus 4: 9,12)

Podemos ver que Satanás usou a própria palavra para tentar o Senhor Jesus, o inimigo do Senhor conhece a palavra e a usa para nos atacar. Porém o Senhor, com autoridade, repreendeu o inimigo com a própria palavra de Deus! Essa é a importância de conhecer intimamente a palavra de Deus, além de termos um depósito para pregar às pessoas, temos um depósito para nos defender do inimigo!

Em minha experiência, li a Bíblia toda pela primeira vez quando tinha 13 anos. Não acreditava que poderia conseguir, pois parecia algo muito difícil de se fazer, algo que somente os irmãos mais velhos que eu conseguiam. Eu coloquei uma meta de ler dez capítulos por dia, começando em Gênesis e indo até Apocalipse, não importando se era feriado, sábado ou domingo. Eu acordava mais cedo todos os dias para ler a bíblia e não havia uma regra. Às vezes lia os dez capítulos pela manhã, às vezes cinco pela manhã e cinco à noite. No começo era mais fácil, pois eu estava animada com a minha meta, entretanto, depois de um tempo, o encargo começou a se apagar e havia dias em que eu deixava de ler. Mas em meu espírito, o Senhor me constrangia, pois eu precisava conhecer a Sua palavra, não podia ter um viver morno, mas precisava ser fervorosa no Senhor. Sabia que se eu quisesse ter mais intimidade com o Senhor, precisaria desfrutar de Sua palavra todos os dias e invocar a todo o momento. Se eu não lesse a bíblia na quarta-feira porque estava muito cansada, lembrava do hino 112: “Jesus, Jesus, ó meu Senhor, perdoa-me se eu mil vezes hoje invocar o santo nome Teu”; ou seja, invocar o nome do Senhor mil vezes em um dia ainda é pouco! Na quinta-feira, então, eu não lia vinte capítulos, mas lia os dez da quarta-feira, para que não ficasse sobrecarregada e não me desanimasse de novo. Dessa forma, eu consegui ler a Bíblia inteira pela primeira vez! Fiquei muito feliz, porque o Senhor me ajudou em cada passo!

Mas lembrem-se, ler a bíblia, não significa que você desfrutou. Às vezes lemos de qualquer maneira e daqui a pouco nem nos lembramos do que foi lido. Portanto, é necessário que nos esvaziemos antes. E como fazemos isso? Ó Senhor Jesus! Ó Senhor Jesus! Quando lemos a palavra do Senhor precisamos orar antes e pedir pelo sangue, para que estejamos puros para entrar na presença do Senhor! Ao lermos, precisamos ler e orar Sua palavra! Cada versículo que te tocar, pare e ore! Não tenho palavras para descrever o quanto isso vai te satisfazer e encher de vida!

Li a bíblia dessa maneira nas três primeiras vezes, e na quarta vez, fiz de modo diferente. Decidi seguir a tabela de leitura diária que todos nós podemos achar no Bookafé ou em algumas Bíblias que possuem uma tabela com os versículos para lermos todos os dias. A experiência foi igualmente desfrutável! Lendo pela tabela, lia menos que dez capítulos por dia, e isso me dava chance de ruminar mais a palavra do Senhor e era mais fácil de seguir com a minha meta, pois, lendo dez capítulos por dia, é necessário ter uma organização a fim de marcar sempre onde paramos. A cada dia, o Senhor me dava a porção que eu precisava.

Não há um modo certo de ler a Bíblia, mas é necessário que o façamos. Encorajo a todos a tomarem essa iniciativa e se armarem da palavra santa de Deus todos os dias! Não seremos conhecedores da palavra da noite para o dia, mas com o tempo, o Senhor infundirá Sua palavra em nós!

“Antes do amanhecer me levanto e suplico o teu socorro; na tua palavra depositei a minha esperança. Fico acordado nas vigílias da noite, para meditar nas tuas promessas.” (Salmo 119: 147-148)