Dedico esse texto a todos os momentos que olhei pra mim ou para as pessoas ao meu redor e me julguei sábia o suficiente para sentenciar as situações com convicção de que elas não tinham jeito, que eram irrecuperáveis. E o mais importante, agradeço ao amor do Senhor que me mostrou todas essas vezes, sem exceção, que eu estava completamente errada.

Para começar, imagine que o Senhor te leve até um vale e, quando você olha para o chão, ele está coberto de ossos secos. Ele te chama pra dar uma volta pelo vale, você supõe que agora verá uma paisagem melhor. Mas não, quanto mais você anda mais morte encontra. Então ele te pergunta “Será que esses ossos podem ter vida de novo?”. O que você responde?

Há um tempo atrás eu responderia rapidamente “Senhor, isso não tem jeito”. Porque a minha visão humana me limitava a ver como Ele vê. Mas, o Senhor passou a mostrar-me o seu infinito poder e isso me fez entender que ninguém é irrecuperável.

Um homem de importante posição social e religiosa, ao viver uma situação que aos olhos de todos não tinha jeito, insistiu e procurou o Senhor Jesus dizendo: “Minha filha faleceu agora mesmo; mas vem, impõe a mão sobre ela, e viverá.” (Mt 9:18). O Senhor então, foi a casa de Jairo, e chegando lá viu desespero, música fúnebre tocando e todos com a certeza de que tudo estava perdido. Mas, o nosso Deus maravilhoso afirmou com plena certeza:  “Retirai-vos, porque não está morta a menina, mas dorme. E riam-se dele.” (vers. 24).  Então, o Senhor tomou ela pela mão e a menina se levantou.

Você consegue perceber a grandeza desses acontecimentos? Consegue ver qual a relação desse acontecimento com você e comigo? Nada limita o poder sobrenatural de Deus! As pessoas olhavam para filha de Jairo e viam morte, o Senhor olhava e via vida. Não importa o que você vê quando olha para si mesmo porque o Senhor vê vida.

A propósito, aquela história que te contei no começo, sobre o vale de ossos secos, foi uma visão que o Senhor deu a Ezequiel. Ezequiel respondeu a pergunta do Senhor da seguinte maneira:

“Então, me perguntou: Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos? Respondi: SENHOR Deus, tu o sabes.  Disse-me ele: Profetiza a estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR. (…) Então, profetizei segundo me fora ordenado; enquanto eu profetizava, houve um ruído, um barulho de ossos que batiam contra ossos e se ajuntavam, cada osso ao seu osso. (…) Profetizei como ele me ordenara, e o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército sobremodo numeroso.” (Ez 37:3-10)

Isso é para te dizer com toda certeza: ninguém é irrecuperável. Num vale de ossos secos, o Senhor via um exército! Mesmo que aparentemente a nossa geração pareça perdida, o Senhor ainda olha e enxerga um exército esperando o poder da palavra Dele para se firmar. Durante os 33 anos e meio que o Senhor viveu na terra, Ele encontrou diversas situações que pareciam irrecuperáveis. A questão, no entanto, não era a morte ou não da filha de Jairo, a quantidade e a secura daqueles ossos, mas o poder do Senhor.

Deus tem poder e esse poder se manifesta através de você. Olhar a condição das pessoas sempre nos fará ter plena certeza que elas não tem jeito. Mas o poder e o amor de Deus sempre nos provarão o contrário.

Eu te convido a orar ao Senhor por todas as vezes que você possa ter agido como aqueles que preparavam o funeral da filha de Jairo e desprezaram o poder do Senhor. Entregue ao Senhor o nome de todos aqueles que você se lembrar que um dia você julgou irrecuperável. Arrependa-se e Ele te perdoará. E ainda leve diante do Senhor os problemas e situações que você julga perdidas.

Não desista de si mesmo! Não desista das pessoas que o Senhor te reservou, olhe para o poder do Senhor.

“Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão” (Jo 5:25)

“tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba.” (1 Co 13: 7-8a)

Graças ao Senhor, eu e você somos recuperáveis. Eu não sei quantas vezes tentaram te provar o contrário, mas espero que após essa leitura você tenha compreendido o poder do Senhor. E adoraria saber o efeito dessas palavras em você. Então curta, compartilhe e deixe seu comentário. 

Deixe seu comentário