“Senhor Jesus, por que esta situação ocorreu? Por que isto está acontecendo comigo? Eu não consigo passar por isto. Está insuportável para mim. Me tira disto, me livra disto”. Assim, em lágrimas, estava eu.

É impressionante como, após orar assim, você sente o Senhor te pegando no colo e te carregando. Isso é maravilhoso. Quem nunca passou por isto: uma situação tão desesperadora, que chegou a pensar que ali era o fim e que não iria conseguir. Mas, independente do que você passou, você descobriu que não era o fim.

Passamos por isso quando não entregamos TUDO a Ele, quando estamos controlando nosso barco. Ele é o Capitão ou pode se dizer o Timoneiro (aquele que controla o timão de uma embarcação) da nossa salvação (Hb 2:9-10). Precisamos entregar o controle ao nosso Capitão e assim desenvolver uma experiência com Ele.

Leia o texto ao som desta música:

Seis aspectos na experiência com nosso Timoneiro Jesus

Dentre inúmeros itens, vamos detalhar seis que podemos experimentar com Jesus Cristo.

1) Confiando Nele, seremos abençoados. “Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR” – Jr 17:7. Por mais impossível que pareça, se colocarmos nossa confiança e esperança Nele, seremos abençoados. Abençoados com Sua Presença.

2) Ele é a nossa força. “Tudo posso naquele que me fortalece” – Fp 4:13. Um dos resultados de colocar nossa esperança e confiança Nele é que nos sentimos fortes. Antes a situação era gigantesca, mas agora é minúscula.

3) Descansando nos Céus. “Nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus” – Ef 2:6. Não nos sentimos fortes porque somos, mas porque mudamos de posição. Antes de entregar a causa, a situação ao Senhor, estávamos lidando com ela aqui na Terra. Mas após orar e confiar TUDO a Ele, somos transportados para os lugares celestiais. Como é a vista da Terra a 5000 metros de altitude. Como você enxerga as casas, carros, pessoas, etc. as coisas estando a esta altura?

4) Ele é nosso refúgio. “No SENHOR me refugio” – Sl 11:1a. Assim experimentamos nosso refúgio Nele. Corremos para os braços do Pai, Ele nos pega no colo e nos protege.

5) E Ele está vendo TUDO. “O SENHOR está no Seu Santo Templo; nos céus tem o SENHOR Seu trono; os Seus olhos estão atentos, as suas pálpebras sondam os filhos dos homens”. – Sl 11:4. Além de nos refugiar e proteger, Ele fica de olho em TUDO, observando cada coisa, cuidando de cada detalhe.

6) Ele é o Senhor dos Exércitos, Ele luta em nosso lugar. “Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos”. – Jr 15:16. E ao ver toda situação, além de nos proteger e cuidar, Ele luta por nós. Ele vai à batalha!

Ele sabe o que estamos sentindo

Como se isto não bastasse, a Bíblia registra que Jesus viveu como homem. Assim Ele foi tentado em TODAS as coisas, a nossa semelhança (Hb 4:15). Sendo assim, por mais difícil que seja o que você esteja passando, Ele sabe. E sabendo, Ele se COMPADECE de nós. Sendo assim, apenas nos falta achegar até Ele para recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade (Hb 4:16 NVI).

Muitas vezes temos um relacionamento muito “religioso” com Deus. Quero dizer, é um viver cheio de formalidades. Este não é o desejo do coração de Deus. Ele quer viver cada momento conosco. A cada momento dependendo Dele. Muitas vezes Ele permite que algumas coisas ocorram conosco para nos voltarmos a Sua Maravilhosa presença.

Mas basta nos voltarmos a Ele, que Ele nos salva. “No dia em que eu te invocar, baterão em retirada os meus inimigos; bem sei isto: que Deus é por mim” – SL 56:9. “Invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás” – SL 50:15.

Mesmo que estejamos num pequeno barco passando por uma grande tempestade, precisamos confiar Nele, em Sua palavra. Rm 10:8, 17. Vivendo pela fé e não pelo que vemos. Se vivermos pela Sua Palavra, vamos andar sobre águas. Mt 14:29. E se alguma coisa ocorrer, Ele sabe como é difícil, Ele se compadece de nós e nos salva.

“Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor! E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o”

Mt 14:30-31

Conclusão

Abrir mão da direção e controle da nossa vida não é fácil. Sacrificar “nosso Isaque”, assim como Abrãao fez, não se engane, não é fácil. Não é fácil abrir mão daquilo que mais gostamos, que mais temos apreço e que mais amamos, mas aí que entra a fé e confiar Nele.

Vemos a importante lição de andar por fé, e não pelo que vemos. 2Co 5:7. Tem situações que não vemos saída, ou melhor, uma saída lógica. Mas é aí que entra a fé. Veja um pequeno trecho da música “Captain – Hillsong United”.

Through waters uncharted my soul will embark
I’ll follow Your voice straight into the dark

Em águas desconhecidas minha alma vai embarcar
Seguirei a Sua voz em direção ao desconhecido

Assim iremos trilhar as pegadas da fé. “Andam nas pisadas da fé que teve Abraão, nosso pai”. Rm 4:12. Se tem pisadas ou pegadas, significa que alguém já passou por ali. Alguém já passou pelo caminho que te foi proposto e conseguiu. Basta confiar e andar por fé.

Assim é a nossa caminhada, ou melhor nossa “navegada” com Jesus, de glória em glória. Ele é o nosso capitão! Entreguemos todo controle a Ele, deixemos o timão do nosso barco em Suas mãos. Assim todo pranto cessará e toda dor Ele curará.

Letra e Tradução da Música Completa
Captain

Through waters uncharted my soul will embark
I’ll follow Your voice straight into the dark

And if from the course You intend
I depart
Speak to the sails of my wandering heart

Like the wind
You’ll guide
Clear the skies before me
And I’ll glide this open sea

Like the stars
Your Word
Will align my voyage
And remind me where I’ve been
And where I am going

Lost in the shallows amidst fear and fog
Your truth is the compass that points me back north
Jesus
My Captain
My soul’s trusted Lord
All my allegiance is rightfully Yours

Capitão

Em águas desconhecidas minha alma vai embarcar
Seguirei a Sua voz em direção ao desconhecido

E se da rota Tu pretendes
Comece uma jornada
Fale com as velas do meu coração itinerante

Como o vento
Tu guiarás
Limpará os céus antes de mim
E eu deslizarei este mar aberto

Como as estrelas
Tua Palavra
Irá alinhar minha viagem
E lembrar-me por onde estive
E para onde estou indo

Perdido em águas rasas em meio a medo e nevoeiro
Sua Verdade é a bússola que me norteia
Jesus
Meu Capitão
Minha alma confia no Senhor
Toda a minha fidelidade é legitimamente sua

Deixe seu comentário