No princípio, criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas.” Gênesis 1:1-2

A palavra hebraica para pairar é rachaf e é melhor traduzida por “permanecer ou flutuar de uma maneira carinhosa”. Essa mesma palavra também é traduzida como “voejar sobre”, que é encontrada nos versículos de Deuteronômio 32:10-11: “Achou-o numa terra deserta e num ermo solitário povoado de uivos; rodeou-o e cuidou dele, guardou-o como a menina dos olhos.
Como a águia desperta a sua ninhada e voeja sobre os seus filhotes, estende as asas e, tomando-os, os leva sobre elas
.”

Essa referência traz uma comparação da maneira de como Deus cuidava e conduzia o seu povo. Assim como uma águia protege seus filhotes, o Espírito de Deus pairava por sobre os filhos de Israel durante todo o percurso de um lugar de desolação para a terra da prometida para os assistir de maneira protetora.

A IMPORTÂNCIA DO DEUS QUE PAIRA

Após Deus pairar por sobre a terra sem forma e vazia (Gênesis 1:2), Ele falou (Gênesis 1:3). Suas palavras não foram quaisquer palavras. Não foram palavras de murmuração ou de preguiça por ver que Ele estava diante de uma terra totalmente “sem graça”. Ao falar, Suas palavras ecoaram o molde daquilo que a terra se tornaria: “Disse Deus: Haja luz; e houve luz.

O Espírito de Deus paira sobre os lugares que estão sem forma e vazios para trazer luz. Ele não paira para analisar ou criticar a sua condição. Ele não paira para professar palavras torpes e desanimadoras. Pelo contrário, Ele paira para trazer a existência daquilo que não existe (Romanos 4:17). Ele paira para trazer esperança e salvação.

Assim como Deus falou à terra sem forma e vazia, deixe o Espírito de Deus falar com você para te iluminar! Não se iluda ao ponto de achar que você deve ouvir seu coração, como o mundo prega. Em Jeremias 17:9 diz que o coração é enganoso e desesperadamente corrupto. Por isso, não se iluda em achar que seu coração é quem dita sua vida.

RECEBA O DEUS QUE PAIRA

Creia querido(a) jovem que neste exato momento, Deus anseia em se aproximar de você carinhosamente para iluminar quaisquer resquícios de trevas em seu ser. Confie no Deus que te formou. Permita que o Deus Criador ilumine os olhos do seu coração para te não fazer enganar sobre a esperança do seu chamamento (Efésios 1:17). Deixe a luz Dele brilhar sobre você!

Faça a seguinte oração com os versos do Hino 196 da Editora Árvore da Vida: Senhor, remove o véu, faz Tua luz eu ver; Que eu não me engane mais, mas tudo possa ver. Mui pouco sei de mim, Me engana o coração, Pois penso certo estar em meu orgulho vão. Que Tua luz da vida desvaneça as trevas, tornando tudo claro, eu rogo a Ti, Senhor.

De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.” João 8:12

Seja abençoado!

Deixe seu comentário