O vestibular, na experiência de nós jovens, muitas vezes é o momento da vida em que mais reconhecemos nossa incapacidade e aprendemos a depender do Senhor, seja pela escolha do curso, que inocentemente acreditamos ser a escolha mais importante de nossa vida, ou pela dificuldade de ser aprovado no curso desejado. Mas depois de ser aprovado no vestibular, experimentando da fidelidade e amor do Senhor, o que fazer?

A experiência de sair de casa para estudar em uma universidade, longe dos pais e, talvez, de qualquer outra pessoa que você conheça é, de certa forma, libertadora. Entretanto, pode ser também um desastre para a sua vida cristã e para sua comunhão com Deus. Então o que fazer para transformar essa nova experiência em algo útil para seu crescimento como cristão? Primeiramente, antes de sair de casa, é importante estar convicto de quem você é de qual seu alvo: você é um filho de Deus e seu alvo é o Reino! Na faculdade, você será surpreendido por muitas pessoas que não creem em Deus, pessoas que fazem perguntas difíceis de serem respondidas e que podem abalar sua fé, a menos que você esteja muito bem alicerçado na palavra e ciente de sua origem e de seu destino. Conheça o seu Deus, suas atitudes daqui pra frente determinarão o quão convicto você está de sua identidade. “Santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós” (1 Pe 3:15).

Outro aspecto importante é não estar só. Busque conhecer os irmãos na sua nova cidade, crie vínculos e amizades saudáveis, que condizem com quem você é e te aproximam de Deus: “Melhor é serem dois que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante.“ (Ec 4:9-10). Não apenas encontre amigos na sua igreja, mas busque na sua faculdade jovens dispostos a fazer a vontade de Deus e a contribuir para o avanço do evangelho no seu campus. Em vários campus universitários existem grupos evangelísticos, como a ABU (Aliança Bíblica Universitária) e o IU (Integração Universitária). Caso no seu campus não exista um, seja você o pioneiro e busque, junto com seus amigos cristãos, criar um grupo evangelístico, o que dará a muitas pessoas a oportunidade de conhecer ao Senhor Jesus.

Além disso, veja essa mudança como uma nova oportunidade que Deus está dando para você. Se seu testemunho não era adequado para um cristão, aproveite essa oportunidade para mudar sua história com Deus e com os homens, para se aproximar de Deus e construir um testemunho adequado. Se suas amizades te afastavam de Deus, aproveite essa oportunidade para fazer novas amizades que te aproximem de Deus. Ao sair de sua cidade natal, do convívio de seus pais e conhecidos, o Senhor dá a você uma página em branco, para que você reescreva sua história diante dos homens, utilize essa oportunidade com sabedoria. Acima de tudo, confie em Deus. A experiência da faculdade é única, aproveite essa oportunidade para ter experiências únicas com Deus!