Há alguns anos descobri que eu havia desenvolvido intolerância à lactose. Para quem não sabe, ela nada mais é do que uma deficiência na produção da lactase, a enzima responsável por quebrar as moléculas de lactose e transformá-las em galactose e glucose. Na ausência da lactase, a lactose não digerida chega ao intestino grosso, onde é fermentada pela microflora intestinal, podendo provocar formação de gases, dores abdominais e, em alguns casos, diarréia. E no meu caso, tudo isso ocorria ao ingerir alimentos que continham leite, confirmando assim o diagnóstico. Depois de um tempo, comecei a refletir sobre o assunto. Como cristãos, em tudo devemos tirar uma lição. Deus pode falar conosco em todas as coisas, até mesmo nessa situação.

Sabemos que nós somos o que comemos (ou o que consumimos), e isso vale para todo o nosso ser: espírito, alma e corpo (1 Ts 5:23). Todas essas partes precisam estar supridas adequadamente. Então, convido você a ler este texto e fazer uma reflexão comigo sobre a intolerância à lactose e alimentação! Boa leitura!

É preciso mudar de dieta

Com essa nova situação biológica, não teve jeito. Precisei mudar minha alimentação para não sofrer as consequências da ingestão de lactose que não seria processada adequadamente. Isso me trouxe à seguinte reflexão: na minha condição de cristão eu não devo suprir meu ser da mesma maneira de quando eu não conhecia Cristo. Agora que eu O tenho, Ele precisa ser a minha provisão (Jo 6:57). Certamente hoje você não tem alguns hábitos que você tinha antes de receber Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador. E não falo do discurso “minha religião não permite” usado por alguns, mas de algo espontâneo, que o leva abandonar coisas que simplesmente não condizem com a sua nova vida (Dn 1:8). Se porventura você volta a praticar velhos hábitos, você se sentirá incomodado. Isso porque sua nova condição espiritual os rejeita.

Como em tudo nesta vida, o segredo para vencer é perseverar. Persevere se alimentando da palavra de Deus, tenha ela como sua provisão diária. Aos poucos, você será conquistado pelo sabor de Cristo e acabará deixando de se alimentar de coisas que não sejam Ele.

“Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos” (Jr 15:16).

Fugir das tentações

Dieta significa restrição e não é fácil ter um viver restrito. Por um momento se coloque no lugar de uma pessoa que recebeu uma prescrição médica de não comer brigadeiros, pudins, sorvetes, lasanhas, e outras coisas que enchem os olhos. Parece bastante triste, não? Mesmo sabendo que essas coisas não são muito saudáveis, não é mesmo? Pois é, mas é preciso resistir. Os efeitos colaterais após consumir essas coisas são terríveis para o intolerante à lactose.

Paralelamente, quanto à vida cristã, é preciso fugir daquilo que pode fazer você cair, pecar. E não peque premeditadamente. Dentre os efeitos colaterais, podemos citar o amortecimento espiritual e a perda de sensibilidade da consciência. A tentação é uma ameaça, não uma oportunidade. Por isso é preciso vigiar e orar para não cair nela (Mt 26:41). Mesmo sabendo que o poderoso sangue de Cristo é eficaz para nos limpar de todo pecado e acusação, não podemos tê-lo como mero “detergente”, mas como algo de grande valor. Um alto preço foi pago para termos acesso Àquele que nos limpa e purifica de toda mancha.

Sempre leia os rótulos

Aquele que tem intolerância à lactose acaba aprendendo a ler os rótulos dos produtos alimentícios. Pela vivência já se sabe que alguns produtos possuem leite em sua composição e, portanto, devem ser evitados. Porém, nem sempre é possível determinar se um produto contém ou não leite. Por isso é importante ler os rótulos, as informações vão estar lá.

Quanto ao viver cristão, também é preciso ter discernimento em tudo que fizermos. Há coisas que notadamente são pecado, porém há outras em que é necessária uma maior reflexão antes de fazê-las. Algumas maneiras de se fazer isso são orar sobre o assunto e ler a Bíblia. A oração e a leitura da Palavra nos ajudam a discernir algumas coisas, pois nos trazem luz e permitem que o próprio Deus fale conosco através delas (Sl 119:105). Isso se assemelha a ler um rótulo. Lendo-o, você saberá se aquilo que você deseja consumir será bom ou não para você. Na oração e na leitura da Bíblia, Deus dará a você paz ou não naquilo que foi colocado sob a luz Dele (Sl 119:165).

“Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração” (Hb 4:12).

Chegamos ao fim de mais um texto. Espero que você tenha sido encorajado a se alimentar mais de Cristo, orar mais e ler mais a Bíblia. Esses são itens muito importantes para ter um espírito forte e uma vida cristã vencedora. Até mais!