Sentir-se Carente de Deus

by

Todo homem tem suas necessidades interiores. Todo homem precisa ser suprido e preenchido. Dentro de todo homem existe um vazio, o qual foi colocado por Deus, para que o homem sentisse a sua falta. Esse vazio é do tamanho da eternidade (Ec 3:11). Desse modo, o homem busca incessantemente realizar-se. A eterna necessidade no seu coração, gera uma carência gigantesca. O homem está carente, carente de Deus, mas foca suas atenções para muitas coisas alheias a Ele.

A Bíblia é o “manual de fabricação” do homem. Nela estão contidas todas as informações desse “produto” e também do seu criador. Vemos através da Bíblia que dentro do homem existe algo chamado espírito, que foi o que Deus soprou em suas narinas quando o criou (Gn 2:7) e que esse mesmo espírito, que é parte do próprio Deus, nos faz sábios (Jó 32:8). Isso nos mostra que fomos criados por Deus e para Deus, e nossa única função é sermos Dele. Somos como uma luva, que pode ser preenchida por muitas coisas, mas somente terá sua real função quando preenchida por uma mão. Da mesma forma, nós somos, por vezes,  preenchidos por muitas coisas, mas somente estaremos plenos quando formos preenchidos pelo próprio Deus.

Mas por que o homem se sente sempre tão carente? Porque o “vazio do homem é do tamanho de Deus”. Falando de uma perspectiva humana, vários psicólogos e estudiosos da mente concordam que o homem tem um vazio incessante dentro de si e que, por isso, busca constantemente saciar-se. Entra aí a necessidade de convívio em sociedade. Émile Durkheim, renomado estudioso nesta área, mostra em suas teorias que nem toda atitude humana é uma atitude social e que, para se tornar homem de fato, é necessário o convívio social, do contrário, o homem permanece como um animal irracional. Ou seja, o homem precisa de contato com outros para tornar-se humano e preencher seu vazio.

O que a Bíblia mostra acerca disso é que quando criado, o homem tinha comunhão com Deus todos os dias (Gn 3:8), Deus era seu suprimento, sua segurança, sua paz. Mas após o pecado o homem buscou criar para si sua própria segurança, suprimento e alegria (Gn 4:20-22). Nesse quadro, vemos o homem tentando cada vez mais buscar alegria para se preencher, pois aquilo que de fato o completava, já não estava mais com ele por causa dos seus pecados (Is 59:2).

Hoje, é muito comum vermos pessoas buscando alegria, prazer, segurança e satisfação em bebidas, farras, dinheiro, casas “super-seguras”, mas esquecem de que tudo isso, em realidade, só poderá ser achado na presença Deus. Hoje é muito comum também encontrarmos pessoas carentes, em especial os jovens. Não é raro vermos jovens que se cortam, se afastam das pessoas mais próximas, mudam seu jeito de ser. E se perguntarmos o porquê, eles na maioria das vezes nem sabem explicar.

Mas então eu lhe pergunto: “Quantas vezes você já se sentiu carente de Deus?” Quantas vezes eu e você já paramos para irmos fazer um check-up espiritual? Quantas vezes já voltamos à “concessionária divina” para nos calibrar? Quantas vezes já voltamos ao nosso Joalheiro para fazermos uma manutenção? Um carro, uma jóia ou qualquer outro objeto precisa de manutenção e eles dão sinais disso. O sinal de que o homem precisa de manutenção é a sua carência.

Quando se sentir carente não tente procurar de imediato, ou exclusivamente outra pessoa, pois ela é só mais uma peça defeituosa assim como você. Procure o seu fabricante, procure Deus e Ele saberá te consertar. Ele te criou e te viu ainda dentro do ventre da sua mãe (Jr 1:5). Invoque, ore, clame, busque a Ele e certamente você será ouvido (Mt 7:7-8).

Faça essa rápida oração: “Senhor, reconheço que sou um pecador e que sou alvo da sua muita misericórdia e graça. Venho ao Senhor porque estou carente, carente do Senhor. Por muitas vezes eu tentei me preencher de muitas coisas, mas ainda continuo vazio, pois somente o Senhor é capaz de me preencher. Eu te rogo Senhor, satura-me, me preenche com a Tua rica Vida, eu preciso do Senhor! Ó Senhor Jesus! Ó Senhor Jesus! Eu te amo Senhor, vem me preencher! Senhor Jesus! Ó Senhor Jesus!”.

Agora, lembre-se de toda vez que se sentir só e vazio você tem um nome por quem chamar, e tem um lugar para ir e ser preenchido: a presença de Deus. Acabe com sua carência, vá matar a saudade do seu Criador, pois somente a presença Dele pode preencher a eterna necessidade que existe dentro de você. Jesus é o Senhor!