Você já sentiu que precisava ter sua mente renovada? Às vezes estamos tão atolados de atividades que não nos sentimos nem mesmo capazes de pensar claramente. Com a cabeça cheia e cansada, é difícil entender o que está acontecendo e começar a resolver alguma nova tarefa. Podemos nos encontrar tão sobrecarregados e presos em algumas questões que nosso bom senso e raciocínio ficam prejudicados.

Com uma mente acelerada imediatamente após um longo dia de trabalho, pode ser difícil ler um livro ou aconselhar alguém em uma questão difícil. E se estamos em um lugar que nos estressa e precisamos tomar uma decisão séria para o futuro, pode ser bom mudar um pouco de ambiente. Dar uma volta, ter uma boa conversa com alguém, ou até viajar, se possível. 

Precisamos de pausas. Para além do descanso – que Deus nos ensina a valorizar, mesmo no meio de uma cultura frenética por produtividade – temos a necessidade de afastar-nos da correria para poder pensar com clareza, livres do viés do cansaço emocional e de outras influências ruins.

Deus deseja fazer algo desse tipo conosco. Só que muito maior. Ele quer nos levar por um processo profundo de transformação da nossa maneira de pensar. Veja:

“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

Romanos 12:2

Podemos não perceber, mas pensamentos malignos do ambiente que nos circunda dia a dia, resultado do pecado na humanidade, influencia nosso pensamento de maneiras que não percebemos. Assim, nossa forma de entender a realidade e nossas respostas a ela podem estar cheias de tendências que não estão de acordo com a Palavra de Deus.

Por isso, para enxergarmos e lidarmos com as coisas da forma verdadeira, que é a forma de Deus, é necessário que tenhamos nossa mente transformada. E como fazer isso? Enchendo-a com a Palavra de Deus!

Nunca deixe de ir até ela. Cultive o hábito de se alimentar da Bíblia! Ela irá moldar você, libertando dos enganos e pecados que tanto nos envolvem. 

Precisamos de pausas para isso, para uma dedicação mais profunda à leitura e oração. Mas é claro que não é só nesses momentos em que nossa mente é renovada pela Palavra. Ainda que envolvidos por outras atividades do dia a dia, a Palavra deve sempre governar nossos pensamentos. Ela nos dará força e produzirá um testemunho de boas obras para a glória de Deus em tudo o que fizermos!

Tenha sua mente renovada, aprendendo a pensar como Deus já nos ensinou a pensar, em sua Palavra! Assim viveremos Sua vontade, que é boa, perfeita e agradável!

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.”

Filipenses 4:8

Deixe seu comentário