Transições: Vale a Pena Mudar!

by

Transição pode ser definida como uma passagem de um estado a outro. É um processo que pode levar tempo. Eu posso dizer que passei por uma capilar e passo por uma espiritual. Quanto à primeira, começou a acontecer desde que optei por voltar a usar meu cabelo natural, cacheado. Parei de usar química e precisei esperar o cabelo natural crescer até atingir um tamanho ideal para o corte e assim abandonar de vez as pontas lisas adquiridas pelo uso de produtos químicos durante alguns anos. Já a espiritual ocorre desde o momento em que cri em Jesus, o que me fez voltar a Deus e abandonar certas coisas que já não condiziam com a minha nova vida. Leia o texto e descubra porque essas transições foram necessárias e veja como mudar vale a pena.

O Padrão Escravizador do Mundo

Durante a adolescência, passei por uma fase em que fiquei muito complexada com minha aparência. Nunca me considerei uma pessoa bonita, e nesse período o mundo me impunha um padrão de beleza que se resumia a cabelo liso, rosto sem espinhas e corpo modelado. Isso me escravizava e exercia pressão sobre mim. Geralmente os adolescentes se queixam da aparência e, em alguns casos, chegam a desenvolver um complexo de inferioridade. Foi assim comigo. O que mais me deixava abatida e sem a mínima vontade de me amar era o meu cabelo.

Quando me olhava no espelho, já não me sentia à vontade ao deixar meu cabelo solto. Eu me sentia mais feia, triste e de certa forma humilhada por não me sentir bem perto de outras pessoas, frequentemente davam opiniões sobre o que fazer com meu cabelo e até mesmo críticas desnecessárias . E foi por isso que minha autoestima foi lá em baixo.

Para Mudar É Importante Orar e Contar Com Amigos Espirituais

Quando cri em Jesus, minha vida mudou. Desde então, tive alegria de viver, mas ainda não me amava, pois era complexada com meu cabelo. Por isso, passei a orar por esse assunto, porque, apesar de me sentir uma nova criatura, o padrão mundano ainda me assolava.

Eu não queria ficar presa nessa situação limitante, negando quem eu realmente era. Decidi, então, orar por minha condição, pois meu cabelo estava muito relacionado à minha identidade, a quem eu queria ser. Naquele momento, o seguinte versículo me dava força, encorajamento e luz:

“E, não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2).

Em minhas orações, lembro que pedia muito a Deus para que me ajudasse a aceitar meu cabelo natural e para que largasse de uma vez por todas aquilo que me escravizava. Se por um lado eu não me aceitava com meu cabelo natural, por outro, não me sentia eu mesma com o cabelo alisado. Eu queria ter uma mente renovada para conhecer a vontade de Deus e isso implicava em  aceitar quem eu realmente era.

Querido leitor, Deus sabe o momento certo e o lugar exato para cada coisa acontecer em nossa vida. Ele sabe perfeitamente montar o quebra-cabeça da nossa história. Saibamos que, quando orarmos, nossas orações não serão como macarrão instantâneo com respostas prontas em 3 minutos. Na verdade, nossas orações são como pontes que nos levam a Deus. As respostas de nossos pedidos serão perfeitamente conhecidas no tempo e na vontade Dele.

Por meio da oração, Deus me ajudou a deixar de alisar o cabelo, afinal, a periodicidade de alisamentos, apesar do trabalho bem feito pela cabeleireira, havia me cansado. Eu sabia que o processo de transição demoraria e que não seria fácil, pois o “liso” já havia me acompanhado por bom tempo. Com o tempo, a raiz começou a crescer cacheada, mas as pontas continuavam alisadas. O visual não era igual antes; mas, mesmo assim, eu sentia paz.

Para enfrentar essa transição, pude contar com o apoio de algumas jovens que haviam passado por esse mesmo processo. Elas me encorajaram a prosseguir, me motivaram e me fizeram focar no resultado.  Em nossa caminhada com Jesus é importante contar com amigos espirituais, aqueles que realmente podem ajudar você, que já  passaram pela mesma experiência, amigos que orem com e por você, que o encorajem a ir às reuniões da igreja, que amam a palavra de Deus e que vão ajudar você a fugir do pecado.

Para Mudar É Preciso Tomar Decisões Firmes

Passei um ano e dois meses no que eu chamo de transição capilar, ou seja, sem usar química para alisar o cabelo. Havia chegado o tempo de cortá-lo e apesar do receio, eu precisava de uma decisão definitiva. Caro leitor, o que em sua vida está sem definição? Saiba que nunca estaremos prontos a experimentar o melhor de Deus enquanto não tomarmos uma decisão definitiva.

Decidi cortar o cabelo. Eu sabia que não podia ser em qualquer salão, nem com qualquer pessoa. Deus foi tão bom que depois desse tempo em oração me ajudou a escolher o melhor lugar!

Jesus entende perfeitamente o que enfrentamos quando decidimos segui-Lo. Muitos dão opinião, criticam você, acham que essa nova vida lhe traz lutas desnecessárias. Em alguns momentos poderemos ser humilhados e ficaremos tristes. Mas se nossa decisão por Jesus é firme, mesmo que nos deparemos com o medo e com algumas dúvidas, se não nos abalarmos pelas opiniões e críticas negativas, prosseguiremos firmes tal qual é a nossa decisão até o fim. Esteja convicto que decidir pelas coisas de Deus leva você a mais perto Dele. Creia que Ele o sustentará em todas as situações. O resultado do maravilhoso e glorioso trabalhar de Deus será nos transformar na imagem de seu Filho, ou seja, expressaremos a pessoa de Jesus no nosso viver. Em Mateus 26:69-73 vemos Pedro negando a Jesus e saindo do local onde estava. As pessoas começaram a perguntar se ele não era um daqueles que andavam com Jesus e mesmo ele negando, disseram que seu modo de falar o denunciava, ou seja, falava como alguém que andava com Ele. Quando andamos com Jesus, a nossa forma de pensar, as nossas atitudes e o nosso falar mudam, pois passamos a ser mais parecidos com Ele. Cristo é contagiante! Precisamos ser pacientes, pois o trabalhar de Deus em nós hoje é uma grande obra, e grandes obras  demoram certo tempo para serem concluídas, pois demandam cuidado, dedicação e uma inspiração sem igual.

“Espera pelo SENHOR, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo SENHOR.” (Sl 27:14).

Mudar Vale a Pena!

Com o tempo, veio o resultado. Amei o que experimentei e concluí: valeu a pena! Hoje posso me sentir bem comigo mesma, com meu cabelo cacheado. Deus fez algo maravilhoso porque eu orei por essa situação. Alguns podem pensar: “ah, mas era só uma questão de cabelo”. Sim, mas justamente nisso é que pude experimentar um pouco do que Deus é. Imagine o que Ele pode fazer em outras áreas de nossa vida.

Essa experiência  me fez entender que quando Deus  começa a trabalhar em nós, algumas coisas parecem não fazer sentindo, mas se me permitir viver mais para Jesus isso resultará em uma  vida “montada” por Deus com “todas as peças no lugar”. O que você considerar como perda hoje, no futuro será motivo de alegria que ninguém poderá tirar de você. Escolha Deus hoje e não tenha medo do que Ele quer fazer em sua vida. Simplesmente deixe Ele fazer, pois mudar vale a pena!