Certa vez, saí à procura de uma essência com a fragrância de café. Pesquisei em sites, perguntei em alguns lugares, mas nunca a encontrava. Um belo dia, enquanto caminhava pela cidade onde moro, encontrei uma loja de essências, fiquei muito alegre e pensei: “com certeza encontrarei a fragrância de que preciso!”. Entrei cheia de esperança e logo perguntei sobre a essência com fragrância de café. Como já esperado, havia ainda algumas essências para vendas, o atendente correu, pegou a essência e começou a elogiar o aroma e reforçar o quão agradável são os lugares com o cheirinho do café. Ao longo da conversa, o atendente reforçou a qualidade da essência, o tempo de duração do aroma no ar e a marca que ela criava no ambiente, utilizando a frase:

 “Todos os seus clientes vão sentir esse cheiro e notar a doçura do ambiente.” Fiquei muito animada e resolvi levar duas, afinal, ele garantiu a qualidade da essência e o cheirinho do café é uma das fragrâncias mais procuradas.

Alguns dias se passaram. Havia seguido todas as orientações de preparo para as essências. Com muita expectativa coloquei os fracos no ambiente e aguardei para sentir o resultado. Os dias foram passando, mas não era possível sentir o aroma do café, não se notava um cheiro no ambiente, nada havia mudado. Desanimada contei o episódio para minha mãe e ela me disse: “Filha, tenho uma essência de café original, feita do próprio café, experimente usá-la.” Ao abrir o frasco, o cheirinho de café contaminou o ambiente, também contaminou as minhas mãos que seguravam o frasco e todos ao redor podiam sentir aquela fragrância. Diante disso, percebemos que existia uma diferença entre as essências: uma possuía um perfume original, já a outra, não. Uma exalava um aroma único e especial, enquanto a outra apenas aparentava. Uma deixava sua marca, enquanto a outra era passageira e quase não era possível sentir.

Amado jovem, a Bíblia relata em 2 Coríntios 2:15 que nós somos o bom perfume de Cristo. Como esse bom perfume de Cristo, qual a qualidade de sua fragrância? Ao passar em algum lugar, encontrar pessoas e conviver em sociedade, esse bom perfume contamina o ambiente e as pessoas deixando a marca de Cristo e um aroma agradável? Jovem, você tem exalado esse bom perfume?

Saiba, querido jovem, em nossos dias, a situação não é diferente dessas essências. Se buscamos o Senhor, exercitamos a fé e vivemos por ela de fato, temos um bom perfume, uma fragrância única e especial e qualquer um ao nosso redor poderá senti-la. Mas, se nossos dias se resumem apenas em anseios e preocupações humanas, em que pouco se usa o espírito e anda em novidade de vida, nossa fragrância não é duradoura, logo se esvai. O desejo de Deus é que não vivamos de acordo com esse mundo, atendendo as paixões e desejos da carne, apenas preocupados com o que haveis de comer, beber e vestir (Mt 6:25). Mas que nosso dia a dia seja uma caminhada cristã, onde mesmo que venhamos a ter preocupações e enfrentemos conflitos, seja repleta de experiências com Deus e, por onde passarmos, expressemos o que temos vivido com Ele, pois sabemos que Nele podemos vencer tudo, pois a sua promessa é que nessa caminhada nós estamos sendo conduzidos por Ele mesmo, o qual nos direciona para vitória e é triunfal. 

Uma caminhada triunfal

Retornemos a 2 Coríntios 2, versículo 14 que diz: “Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento”. Jovem, hoje, nós, como um exército de Deus, estamos sendo conduzidos em triunfo! Você tem seguido essa marcha? Não é uma simples condução, mas é o próprio Cristo nos conduzindo para glória!

Querido jovem, você faz parte de uma geração que está sendo conduzida para vitória, valorize isso! Hoje nossa função como servos de Deus é espalharmos a fragrância do conhecimento, que é Cristo, Aquele em que já cremos e hoje O desfrutamos. Essa é a nossa função: como um exército de Deus, precisamos levar esse Cristo que já conhecemos e cremos para todos que nos rodeiam. Essa é a verdadeira realidade do significado de exalar o bom perfume de Cristo e sermos o sal da terra (Mt 5:13).

O bom perfume de Cristo

“Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo…” (2 Co 2:15). Jovem, você é muito especial. O seu valor não se compara com o de um perfume que se encontra em qualquer perfumaria, em catálogos, lojas de essências ou até mesmo aqueles perfumes importados, nenhum desses podem exalar a fragrância que existe em você. Dentro de você existe a fonte original do perfume que você exala, que sai diretamente do trono de Deus e é eterno! É um aroma agradável, doce, intenso, especial, capaz de impregnar em tudo e em todos. Por isso não gaste sua vida e seu valor com os prazeres e preocupações deste mundo. Não negocie seu valor com o mundo. Lembre-se que um alto preço foi pago por você: a vida de nosso amado Senhor Jesus Cristo (Jo 3:16). Não deixe de ir à fonte que faz de você alguém muito precioso. Busque a Cristo todos os dias, vá ao encontro do Pai que é essa fonte original, para que, ao se deparar com pessoas e situações, você manifeste vida por meio do bom perfume de Cristo, expressando tudo aquilo que Deus é. E quando Cristo voltar e encontrá-lo fazendo assim, essa essência que você possui tomará conta de seu ser por completo, levando-o à Glória do Pai! (Fl 3:21).

Amado jovem, eu e você não somos qualquer frasco barato que carrega essências passageiras. Fazemos parte de um exército que possui uma essência celestial, que dia após dia caminha em direção à glória, sendo conduzidos por Cristo! Não perca tempo com as preocupações deste mundo. Busque preencher-se de Cristo e exale esse bom perfume!