Você já parou para pensar que para as promessas de Deus se cumprirem não existem rivais? É isso mesmo! Nem pessoas e muito menos as circunstâncias podem barrar a sua realização. Portanto, nesse texto abordaremos a história de Abraão e Sara, que mesmo achando que suas idades eram seus maiores rivais, Deus os provou mostrando que nada poderia impedir o cumprimento da Sua vontade.

A PROMESSA PARA ABRAÃO E SARA

De acordo com a tradição hebraica, os nomes carregam o potencial da promessa, destino e característica da pessoa. Por isso, Deus mudou o nome de Abrão, que significa “o pai é exaltado”, para Abraão, que significa “pai de uma multidão” (Gênesis 17:4b-5), para respaldar às promessas que Deus tinha preparado. Assim também aconteceu com Sarai, que significa: “Jeová é príncipe”, para Sara: “princesa de Deus”(Gênesis 17:15).

Em Gênesis 17, Deus descreve com riqueza de detalhes as promessas para Abraão e Sara. Porém, no versículo 16, Deus começa a ser mais direto sobre a forma do cumprimento dessa promessa: “Abençoá-la-ei (Sara) e dela te darei um filho; sim, eu a abençoarei, e ela se tornará nações; reis de povos procederão dela.”

Após Abraão ter ouvido isso, ele não só riu (Gênesis 17:17a) como disse: “Tomara que viva Ismael diante de ti” (Gênesis 17:18). Era como se Abraão não cresse no plano de Deus para ele e Sara e quisesse poupar de enfrentar a situação da idade com Sara. Era como se Abraão dissesse: “Não precisa se preocupar tanto, Deus… Abençoe o filho que tenho, que já está bom.”. Quantas vezes fazemos a mesma coisa? Duvidamos e limitamos as bênçãos de Deus à nossa incredulidade, por acharmos que Deus não pode nos dar nada além do que já temos.

UMA VIDA SEM RIVAIS

“Deus lhe respondeu: De fato, Sara, tua mulher, te dará um filho, e lhe chamarás Isaque; estabelecerei com ele a minha aliança, aliança perpétua para a sua descendência. (Gênesis 17:19).

Em Gênesis 21:1-3 a promessa de Deus a Abraão de dar-lhe um filho com Sara é cumprida. Jovem, se você quer viver a vida que Deus preparou para você, pare de usar a sua incredulidade para se esquivar ou duvidar daquilo que Ele te prometeu.

Será que como Abraão, você acha que existe alguma coisa demasiadamente difícil para Deus (Jeremias 32:27 ACF) cumprir na sua vida? O que você acha que é muito difícil para Ele fazer por você? Não importa sua aparência, idade ou como se sente, você é e tem tudo o que a Palavra de Deus diz sobre você. O destino de Deus para sua vida e as palavras Dele sobre você não estão limitados por sua situação atual. A promessa de Deus para você é inigualável. Não se esconda dela. Abrace-a.

Creia e seja abençoado!

Deixe seu comentário