Você já ouviu falar da história da galinha dos ovos de ouro? Pois é! Numa bela manhã, um homem pobre descobriu que sua galinha botava ovos de ouro. Ele ficou muito rico e mudou seu padrão de vida. Com o tempo, seu coração ficou ambicioso e uma ansiedade por mais ouro tomou conta do seu coração. Então ele abriu a galinha ao meio, esperando pegar todos os ovos de ouro que estavam lá dentro. Qual foi a consequência? Para a infelicidade dele, não haviam ovos de ouro lá dentro e nem mais galinha para produzi-los.

Agora você me pergunta: O que isso tem a ver com ser eficaz? No mercado de trabalho, estudos, vida familiar, viver com Deus, vida conjugal e diversas áreas da nossa vida, podemos ter sucesso ou fracasso. Conhecemos diversos homens e mulheres que são modelos de vida e tiveram  sucesso como pais, profissionais, cônjuges, cristãos, empreendedores e tendo boa saúde física e emocional. Qual a fórmula mágica que esses  “sortudos” tiveram para viver uma vida tão plena? A resposta é: não existe fórmula mágica!

Se você fizer um estudo da vida dessas pessoas, vai descobrir algo em comum: todas possuem metas e planos bem definidos. Se temos planos e metas também, porque não os alcançamos? A Bíblia nos ajuda com isso por meio de dois versículos: “O preguiçoso não assará a sua caça, mas o bem precioso do homem é ser ele diligente.” (Provérbios 12:27); “O preguiçoso deseja e nada tem, mas a alma dos diligentes se farta.” (Provérbios 13:4). Muitos começam o ano novo dizendo que vão mudar de vida e realizar seus sonhos, mas o ano passa e nada obtêm. Se você cuida da sua capacidade produtiva, TODOS OS DIAS você terá produção. Aí entra a história da galinha dos ovos de ouro.

A capacidade produtiva daquele homem era a galinha. Todos os dias ele precisava alimentá-la, protegê-la e assegurar um abrigo para que ela produzisse  os preciosos ovos. Se ela ficasse doente, ou morresse, não teria mais a produção do ouro.

Pessoas que são eficazes cuidam da sua  capacidade produtiva TODOS OS DIAS e pagam o preço para obter a produção que desejam.

Vamos ver alguns exemplos práticos:

SAÚDE

Digamos que você deseja uma vida saudável e quer entrar em forma. Agora você tem uma meta para produzir, portanto, vai precisar de um plano de dieta associado a esportes ou a algum exercício físico. Fácil, não é? Nem tanto assim! Aquele docinho ou salgadinho que você comia todo dia, agora será uma vez na semana, a feijoada ou pizza do final de semana será substituída por algo mais saudável.

As horas em frente da TV, ou computador, serão substituídos pela atividade física. Pessoas eficazes são realizadoras, elas irão cuidar todos os dias da capacidade produtiva e pagar o preço para produzir aquilo que desejam.

É chato no início? Sim, porque você vai mudar seus hábitos, gerando um desconforto. Porém, quando surgirem os resultados, a tempestade se tornará verão. Com certeza você conhece alguém que entrou em forma e vive uma vida saudável hoje. Procure conversar com essa pessoa e entender como ela pensa e executa suas atividades para viver uma vida saudável.

ESTUDOS

Tenho um amigo que tinha um sonho: cursar administração na USP. Ele veio ter comunhão comigo porque não se sentia feliz na universidade em que estava cursando administração, pois seu sonho era cursar na USP. Eu falei pra ele: simples, se realmente é seu sonho, corra atrás, faça cursinho, estude todos os dias e você vai passar, mesmo que não seja na primeira vez, mas um dia você vai passar! Ele disse que realmente era seu sonho e que estava disposto a pagar o preço. O final dessa história não é feliz, ele não estava disposto a pagar o preço cuidando de sua capacidade produtiva: ir para o cursinho, fazer um planejamento de estudos, estudar nos finais de semana e feriado, ao invés de sair com os amigos, fazer simulados e etc. Por isso não passou e desistiu logo na primeira derrota.

Por outro lado, tenho um amigo que tinha um sonho desde adolescente: fazer medicina na USP. Um dia ele escreveu isso na porta de seu guarda-roupa, tamanho era seu sonho! Quando chegou a época de vestibular ele não passou e, por 4 anos, insistiu, cuidando da sua capacidade produtiva, até produzir o que desejava. Passou na USP e ganhou uma ótima experiência com o Senhor.

VIDA DA IGREJA

Como filhos de Deus, fomos colocados na Igreja. Portanto, qual nossa meta? O que queremos produzir? A volta do Senhor Jesus e a vinda do reino dos céus para a terra! Deus é muito prático e tudo o que Ele deseja tem um plano e execução (capacidade produtiva) para o cumprimento da Sua vontade (produção). Ele deseja que seus filhos sejam assim na vida humana e espiritual. Deus deseja homens e mulheres que sejam modelos de uma vida plena nessa sociedade corrompida e perversa. Você tem metas espirituais? Se você deseja reinar com Cristo no mundo que há de vir, você deve cuidar TODOS OS DIAS da sua capacidade produtiva espiritual. Alguns versículos deixam isso claro: “Quem é, pois, o servo fiel e prudente, a quem o senhor confiou os seus conservos para dar-lhes o sustento a seu tempo? Bem-aventurado aquele servo a quem seu senhor, quando vier, achar fazendo assim. Em verdade vos digo que lhe confiará todos os seus bens.” (Mt 24:45-47). Também podemos ver isso na parábola dos talentos em Mateus 25:14-30. Deus te deu talentos para servi-lo. Multiplique esses talentos, seja útil para Deus!

Você tem cultivado uma vida de oração e leitura da palavra? Tem pregado o evangelho e cuidado de pessoas? Tem reunido e dispensado vida nas reuniões? Se você cultivar sua capacidade produtiva espiritual todos os dias, então você participará das bodas do Cordeiro e Reinará com Cristo por mil anos. Esse é seu sonho, ou foi seu sonho no passado?

Se não é seu sonho, ou já foi no passado, ore ao Senhor pedindo graça para ter metas espirituais e cultivar uma capacidade produtiva espiritual com amor e prudência.

Eu te aconselho a escrever em uma folha todos os seus sonhos espirituais e humanos. Após isso entregue seus sonhos ao Senhor, ore! “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia Nele, e Ele o fará. E Ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia. Descansa no Senhor, e espera Nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos.” (Salmos 37:5-7); Após fazer isso, escreva em outra página o plano de ação diário (capacidade produtiva) para cada sonho, coisas práticas que, amanhã mesmo, você pode começar a produzir para alcançar.

Após fazer o plano de ação, ore novamente! “Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal.” (Provérbios 3:5-7). Pode ser que naquele momento, ou futuramente, o Senhor mude algumas direções. Caso isso aconteça, não fique assustado, Deus tem o melhor pra você!

Deixe seu comentário