Recentemente terminei a leitura do livro “O Viver Cristão nos Tempos Finais” de Miguel Ma, publicado pela Editora Árvore da Vida. O conteúdo é impactante e, por isso, neste post vou compartilhar com você trechos que foram a fala direta de Deus para mim. Espero que fique encorajado assim como eu fiquei e que, ao final, até mesmo tome a decisão de ter seu exemplar da publicação em mãos.

1) A Essência do Viver Cristão nos Tempos Finais

“A Bíblia nos revela que nos finais dos tempos o Espírito estará sete vezes intensificado, e isso nos indica que a nossa vida com Deus precisa ser intensificada. A ação do maligno, do mundo e do pecado estão se intensificando e, para sobreviver a isso, precisamos intensificar nosso relacionamento com Deus, intensificar nossa busca por Ele.”

Esse trecho da página 24, que faz referência à Apocalipse 4:5 ao citar o Espírito sete vezes intensificado é impressionante. Não sei você, mas assim que li o título do livro, pensei que este trataria de profecias sobre o fim dos tempos. Aliás, se essa é sua expectativa em relação ao livro, já pode tirar o cavalinho da chuva. É que o livro não se limita a falar sobre como será o apocalipse, em vez disso, o autor trata da vida espiritual. Assim, mais que se preocupar com os acontecimentos externos, é necessário se preocupar com o que está acontecendo dentro de você. Afinal, de que adianta saber tudo sobre a volta do Senhor e os acontecimentos externos estarem prontos para acontecer, se você mesmo não estiver pronto para tanto?

Sendo assim, a essência do livro é que os tempos finais são tempos do mal intensificado e para vencer isso é necessário ter um espírito intensificado. Logo, durante a leitura, você encontrará várias passagens bíblicas e muito encorajamento sobre como se tornar um cristão fervoroso, que valoriza a comunhão com Deus.

Para mim, o primeiro ápice da leitura do livro foi durante o capítulo dois, no qual o trecho citado anteriormente se encontra. Neste mesmo capítulo, você vai encontrar um chamamento para sair da mesmice e a ideia de que a vitória nos tempos finais é para quem quer, pois se trata de uma questão de escolha e de disposição em tocar a Deus para ter um espírito ardente.

Além disso, achei incrível a nova ótica sobre dois livros da Bíblia, cujo trecho vale a pena transcrever (página 30):

“Em Efésios, Paulo mostra o derramar intenso de Deus e, em Colossenses, fala sobre uma busca intensa do homem por Deus. Todos devemos ter essas duas experiências. Nós é que escolhemos ter uma vida espiritual pobre ou rica. Que tipo de experiência você quer ter? Tome agora uma decisão!”

2) Exemplos Ilustrativos do Viver Cristão nos Tempos Finais

Uma coisa que sempre me impressiona são os exemplos. No livro, há três que são sensacionais. O primeiro, compara nosso viver cristão com um carro cuja potência desconhecemos, veja a página 48:

“Você percebe o valor inestimável de ser alguém que recebeu o Espírito? Ainda mais, você já experimentou o poder que esse Espírito possui? Todos os que creram receberam o Espírito e se tornaram filhos de Deus, mas muitos ainda não conhecem o poder do Espírito. É como uma pessoa que tem um carro de 380 cavalos, com um motor V8, mas só atingiu os 40 km/h nele. Ele nunca sentiu a potência do carro que possui. É por não conhecer a potência do Espírito que tememos tanto esses tempos de crise.”

Nem preciso falar nada sobre esse trecho.

O segundo exemplo que merece destaque diz respeito à nossa responsabilidade de ativar o espírito e permanecer unido a Cristo para nos beneficiar da vida divina, como diz a página 55:

“É como um míssil balístico intercontinental com ogiva nuclear. Para acionar esse míssil são necessárias duas chaves e cada uma delas fica com um responsável. Para que o míssil seja lançado, os dois precisam colocar as chaves e virá-las ao mesmo tempo. A chave do Senhor está sempre pronta, o problema é conosco. Todos temos um “míssil” capaz de destruir o inimigo, mas, em vez de usar nosso espírito, nossa chave, e girá-la junto com o Senhor, ficamos chorando e lamentando.”

O terceiro exemplo vem da aplicação de Apocalipse 1:20, onde são mencionadas as estrelas que brilham na mão do Senhor (página 60):

“A estrela brilha e essa é nossa função. Nos tempos finais, não adianta mostrar para Deus suas qualificações, ou tudo o que você já realizou; o que Ele quer saber é se você brilha ou não. É isso que Deus busca.”

Esse trecho me faz vibrar! Porque eu me recordo de Filipenses 2:15, que revela que somos luzeiros feitos para resplandecer em meio à geração perversa.

3) O Viver Cristão nos Tempos Finais nos Leva à Comunhão com Deus

Esse último tópico é para ressaltar a importância da nossa experiência pessoal com Deus. A meu ver, um dos melhores textos bíblicos sobre o assunto que foi utilizado pelo autor, trata-se de 1 João 1:1, que fala sobre ouvir, tocar, ver o Senhor e falar a respeito disso. Vamos ler parte da página 88:

“Esse versículo fala de modo muito prático da comunhão do ramo com a videira. João fala em ouvir, ver, contemplar e apalpar. Que temos ouvido, visto, contemplado e apalpado? É isso que é importante para Deus, não o fazer muitas coisas.

Vamos usar como exemplo um irmão que é ministro da Palavra. Ao liberar uma mensagem, ao compartilhar com os irmãos, ele deve expressar coisas que ouviu, viu, contemplou e apalpou da videira; coisas vindas de uma comunhão com Deus, de um quedar-se aos pés do Senhor. Não é possível servir sem ter comunhão com Deus. […]

Os ministros da palavra não devem liberar uma mensagem apenas para instruir os irmãos, pois a meta na visão orgânica do serviço é introduzir os irmãos numa comunhão conosco e, como a nossa comunhão é com o Pai, eles são levados a ter comunhão com o Pai. […] O resultado de nossas mensagens deve ser a introdução dos irmãos na comunhão com o Pai. Se, ao final da mensagem, os irmãos apenas compreenderam um trecho da Bíblia, se não tiveram nenhum desejo de ter comunhão com o Pai, nós falhamos.”

Definitivamente, Vale a Pena Ler o Livro “O Viver Cristão nos Tempos Finais”

Neste pequeno post, em apenas seis trechos, reservei aquilo que mais tocou  meu coração durante a leitura do livro. Acredito que há muito mais que você mesmo pode experimentar ao ter contato com a obra por completo. Certamente, Deus irá falar com você!

Sendo assim, acredito que você já sabe meu veredito final, não é? Meu veredito é que, definitivamente, vale a pena ler o livro “O Viver Cristão nos Tempos Finais”. Corre lá, pegue seu exemplar e comece a desfrutar de cada palavra!

Jesus é o Senhor! 😉

Clique aqui para adquirir agora o seu exemplar do livro “O Viver Cristão nos Tempos Finais”.