“Jesus viu Natanael aproximar-se e disse a seu respeito: Eis um verdadeiro israelita, em quem não há dolo! Perguntou-lhe Natanael: Donde me conheces? Respondeu-lhe Jesus: Antes de Filipe te chamar, eu te vi, quando estavas debaixo da figueira. Então, exclamou Natanael: Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel! Ao que Jesus lhe respondeu: Porque te disse que te vi debaixo da figueira, crês? Pois maiores coisas do que estas verás. E acrescentou: Em verdade, verdade vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.” João 1:47-51.

Graça abundante!

O Senhor conhece você! Ele te conheceu antes de você se dar conta de onde estava. Ele te viu com olhos de amor. Consegue imaginar isso? Os olhos do Criador estavam voltados para você, antes que o “haja” (Gn 1:3) tivesse sido dito, Ele desejou a você para Si. Para Ele era incabível a ideia de completar a obra sem você. Com toda sua pequenez e fragilidade, você foi alvo da atenção Dele. Você e eu fomos predestinados em amor (Ef 1:4b-5). Compreende o significado disso? Não éramos filhos nem merecedores dessa posição, mas Deus tinha a certeza que um dia seríamos Seus filhos. Somos Seus escolhidos. Somos fruto de uma escolha que não foi feita na cruz, mas antes da fundação do mundo (Ef 1:4).

Você crê? Preste bem atenção, pois coisas maiores do que estas você verá! Somos filhos de um Deus cheio de plenitude e de abundantes riquezas (Ef 2:4) que, juntas, formam a natureza Dele, a qual também nos enche e transborda de alegria e abundância de paz (Jo 1:16). Se o fato de você ser predestinado, escolhido a dedo, conhecido pelo nome e chamado pelo Criador já o alegra e enche de esperança, imagine saber que não para por aí! Deus é capaz de abrir os céus para nós. Mas lembre-se que não ganhamos isso por mérito, mas por causa da graça abundante (Rm 5:20).

Isso é graça; Cristo dado a você sem preço a pagar (Is 55:1; Jo 7:37-38).

Preparar o caminho

A todos os filhos de Deus, foi comissionado o “ide” (Mc 16:15). Precisamos falar daquilo que temos crido e experimentado, mas Deus espera algo além disso. Antes de falar para alguém sobre o grande amor de Deus e tudo o que Ele gera em nós, o Senhor deseja que pratiquemos esse amor com “esse alguém”. É nossa responsabilidade apresentar pessoas ao Senhor pela oração. Essa é a melhor maneira de “preparar o caminho do Senhor” (Mc 1:3).

Por meio da oração, o Senhor age, abre e amolece corações. Ele transforma obstáculos em pontes, situações impossíveis em possíveis, cria oportunidades, ilumina e traz vida, torna sensíveis olhos e ouvidos, faz cair todo véu que impede a todos de vê-Lo. Ao orarmos por quem desejamos que receba o Senhor, precisamos pedir um coração puro, sem preconceito, que não julgue a condição das pessoas, mas que ame. Deus não nos pede coisas impossíveis, mas alcançáveis. O impossível cabe a Ele. Nosso dever é orar, nos aproximar das pessoas, ser mais humanos.

“Ou desprezas a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento?” Romanos 2:4.

Jovem, consegue ver que o que leva as pessoas ao arrependimento é a bondade de Deus? Tenha sempre esse pensamento! O essencial aqui é nos revestir da bondade e misericórdia de Deus (Cl 3:12). Precisamos atentar para o desespero que Ele tem de alcançar as pessoas com Sua bondade e misericórdia. É através de nós que Ele deseja se expressar, cativando e conduzindo muitos ao arrependimento. Deus foi tão rico em misericórdia que estendeu os braços através da graça para nos dar vida (Ef 2:4-5). Em nós não há bem algum, só Ele é bom! É Nele que vamos estar firmados e é por Ele que vamos ser guiados até aqueles que precisam de uma dose de bondade para verem Cristo. Seja um canal de bondade e um braço estendido de misericórdia na vida de alguém!

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” – Mateus 5:16.

Seja também a luz! Ilumine o caminho para quem anda em trevas e não tem conhecimento disso. Na escuridão, toda luz, lâmpada ou lanterna são úteis. Já teve a experiência de estar em um ambiente sem qualquer iluminação, com apenas uma lanterna em mãos? Você nunca aponta a luz para o próprio rosto, mas para o caminho. Isso não só ajuda você a enxergar, como a todos que se encontram perdidos, tateando no escuro. Você é luz (Mt 5:14). Você é filho da luz (Tg 1:17; Ef 5:8-9). Mostre a realidade de Cristo por meio da sua luz.

“Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor.” – João 15:9.

Ame a todos! Deus é amor e esse amor não se limita. Nenhuma explicação humana pode definir esse amor ou selecionar pessoas a serem amadas. Enquanto vivermos nesta terra, encontraremos pessoas diferentes de nós, mas devemos amá-las. A religião, modos de pensar, condição financeira e tantas outras “bagagens” que as pessoas carregam, não podem ser barreiras para o amor ou uma parede entre nós e elas, porque o amor une perfeitamente todas as coisas (Cl 3:14). Não podemos tentar impor algo para as pessoas ao nosso redor, o mundo já faz isso e é disso que elas estão cansadas e sufocadas.

“Os preconceitos que adquirimos nos impedem de ter livre comunhão com Deus e com os homens. Devemos ser levados a perceber que a comunicação e a comunhão são as melhores armas contra os preconceitos, pois enfraquecem os julgamentos apressados e cruéis, abrindo caminho para o exercício do amor.” (Extraído do livro “Crescer de Modo Digno, Famílias”; publicado pela Editora Árvore da Vida.)

Pare e olhe nos olhos das pessoas, sem julgamento. Ouça as perguntas que elas estão fazendo. Veja as necessidades que estão passando. De maneira simples, apresente Cristo e leve-as a reconhecer que elas precisam somente Dele.

Por fim, veja o exemplo de Felipe e Natanael, citado logo no início. Antes mesmo de Felipe chamar Natanael, o Senhor já o havia visto. Jovem, por isso é tão importante orar pelos nossos amigos, parentes e colegas. Quando oramos, o Senhor vê as pessoas. Imagine que impactante é alguém, após receber o Senhor, sentir no seu íntimo a voz de Deus: “Antes de – insira aqui seu nome – te chamar, eu te vi.” Creia, pois isso pode acontecer a partir do momento que você orar!

Liste o nome de dez pessoas e lembre-se de sempre orar por elas. Espero que Deus te dê experiências marcantes.

Deixe nos comentários algo que te encorajou e compartilhe com seus amigos aquilo que mais te ganhou na leitura!