Armadura de Deus de Efésios 6 é um item que você precisa conhecer, pois além de escolhidos, chamados, servos, filhos e herdeiros, você sabia que somos também soldados de Deus? É exatamente sobre isso que falaremos nesse post, querido leitor.

Mostraremos como ter um viver vitorioso em Jesus, utilizando a armadura de Deus. Afinal, o maior propósito da armadura de Deus é que você se defenda e vença o inimigo todos os dias (Ef 6:11).

Ao lermos Efésios 6:12, é-nos indicado claramente que a luta de um cristão não é contra as pessoas que estão neste mundo, mas contra Satanás, que está no governo deste sistema. Nessa luta constante, venceremos apenas no espírito, aplicando o sangue de Cristo (Ap 22:14-15).

Não há como combater os principados e potestades, as forças espirituais do mal, em nossa própria carne. Por isso, a armadura de Deus nos foi dada e somos ordenados a nos revestir dela (Ef 6:11).

A armadura de Deus possui seis partes com significados espirituais valiosos. Cada um dos seus componentes está descrito em Efésios 6:14-18, conforme veremos a seguir.

As #6 defesas da armadura de Deus 

Abaixo você você vê um soldado romano e os itens da armadura de Deus.

armadura de Deus

Item #1 da Armadura de Deus: Cingir-se com a VERDADE – Efésios 6:14a nos diz: “Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade”.

Os soldados eram cingidos com um cinto que serve como suporte para a espada.

armadura de Deus

A verdade é a primeira defesa da armadura de Deus. A verdade é a palavra de Deus. O número de cinturões variava de um a três. Essa quantidade tinha como objetivo proteger e também servir de apoio para a espada (que também representa a palavra de Deus, como veremos a seguir).

O cinto da verdade garantia defesa do quadril e protegia dos golpes baixos. O maior golpe baixo do inimigo é a mentira. A verdade e a mentira são opostas; Deus é a verdade e o inimigo é a mentira. 

O significado da palavra cingir é cobrir-se. No entanto, existe um significado ainda mais profundo: incluir em nosso interior. Cingir-nos significa mais que nos cobrir com a verdade, deixando de dizer mentiras. Cingir-nos significa viver a verdade, deixando-a fazer parte de nosso ser, incluindo-a em nosso interior.

A palavra como cinto bem preso ao corpo do soldado representa que devemos ter um relacionamento íntimo com as escrituras da Bíblia. Isso significa ter as palavras de Deus bem perto, na nossa boca e no nosso coração (Dt 30:14).

Jovem, percebe a importância da palavra em seu viver? Tenha contato com a palavra, encha-se de espírito e vida (Jo 6:63). Cuide sempre de manter a leitura da Bíblia. Essa prática é um dos cinco exercícios da academia de Deus. Vale a pena!

Item #2 da Armadura de Deus: Vestir-se da couraça da JUSTIÇA – No versículo 14, parte b, nos diz: “e vestindo-vos da couraça da justiça”.

A couraça era feita de metal ou couro. Era colocada sobre peito e abdômen para proteger o coração e outros órgãos vitais do soldado.

armadura de Deus

Jovem, um dos “órgãos” que o inimigo mais ataca é o nosso coração. Por isso, precisamos guardá-lo, porque dele procedem as fontes da vida (Pv 4:3).

O coração está envolvido em toda nossa experiência cristã, pois sua função é amar a Deus (Mc 12:30). O amor a Deus está presente quando cremos, quando somos batizados e quando vivemos a vida cristã. Sem amor, não é possível vivermos nenhuma experiência espiritual.

Por isso, esse órgão é muito valioso. Uma vez ferido pelo inimigo, a sua função original é atingida. Não amar a Deus pode gerar marcas e sequelas.

Por isso, vista-se com a couraça da justiça! Seja justo consigo mesmo, aplicando a Palavra de Deus em seu viver para formar defesas que guardam o seu coração contra os dardos inflamados de Satanás.

Item #3 da Armadura de Deus: Calçar os pés com o evangelho da PAZ – O capítulo 6, versículo 15, nos diz: “calçai os pés com a preparação do evangelho da paz”.

Os calçados são o evangelho da paz.

clip_image002_thumb[3]

Os nosso pés são muito importantes para Cristo, pois é através deles que vamos pisar no território do inimigo para resgatar pessoas para Deus. Como iremos fazer isso se os nossos pés não estiverem calçados com a preparação do evangelho da paz?

Assim como os pés dos soldados precisam estar calçados para se proteger dos obstáculos perigosos, campos minados e doenças colocados por seus inimigos, também os nossos pés precisam estar envolvidos pelo evangelho. Assim, por onde andarmos vamos apresentar o evangelho de Deus e resgatar vidas!

Ter os pés calçados com a preparação significa estar disposto a anunciar o evangelho por todo lugar, mesmo sendo o território do inimigo. Jovem, você está calçado? Está vestido da disposição de pregar o evangelho em todo lugar?

#4: Embraçar o escudo da FÉ – O versículo 16 nos diz: “embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos do Maligno”.

O escudo é a fé.

clip_image002_thumb[4]

O escudo é uma arma de extrema importância na proteção contra o inimigo. O escudo mencionado nessa passagem é semelhante ao da imagem. Era um escudo grande que protegia a maior parte do corpo.

O escudo cobre todas as brechas que o maligno usa para plantar dúvidas em nós sobre a Palavra de Deus.

A dúvida, uma vez plantada em nosso coração, faz com que o inimigo encontre vários meios de nos fazer desanimar e completar sua ação, nos derrotando. Mas, se sustentarmos o escudo da fé com nossos braços por meio da oração, então fecharemos todas as brechas e dissiparemos os dardos inflamados do maligno.

#5: Tomar o capacete da SALVAÇÃO  – No versículo 17, parte a, vemos: “Tomai também o capacete da salvação”.

O capacete é a salvação.

clip_image002_thumb[2] (1)

A cabeça é o membro que comanda o nosso corpo. Se esta apresentar fraqueza, tudo estará perdido. Essa fraqueza aparece principalmente dentro de nossa mente, nos levando a questionar Deus e o que Ele nos ensina.

Jovem, tome o capacete! O capacete guardará a sua mente de ser atingida por outro evangelho, que não é o de Cristo. Com o capacete da salvação, somos guardados de todo o vento de doutrina que Satanás usa para perverter-nos.

#6: Tomar a espada do ESPÍRITO – A sexta e última parte da nossa armadura de Deus está na parte b do versículo 17: “e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus”.

received_1106474609366070

Como o próprio versículo diz, precisamos tomar a palavra de Deus que é a nossa espada. A espada é a arma de ataque contra o inimigo de Deus. Arma maior não há! Através dela, vencemos todas as tentações que o maligno coloca diante de nós. A Palavra de Deus é o que nos alimenta, nos fortalece e nos encoraja a prosseguir. Alimente-se dela, todos os dias!

Conclusão – O Funcionamento Correto da Armadura de Deus

Para que as 6 partes da armadura de Deus funcionem adequadamente, precisamos orar em todo tempo no Espírito, vigiar com toda perseverança e fazer súplicas por todos os santos (Efésios 6:18).

A oração é a chave para que você abra o armário em que está guardada a armadura de Deus. E a oração também é o “lubrificante” que você precisa para o bom funcionamento dela.

Quando você orar, esse armário será aberto e a armadura que Deus preparou poderá ser usada. Ore sem cessar! Mantenha comunhão com Deus! Ele revelará a você cada golpe e cada ação que deverá dar contra o inimigo e VENCER! Use a sua armadura todos os dias!

Para encerrar, que tal ouvir a música a seguir? Ela mostra as exatas funções da armadura de Deus e o ajudará a fixar a sua importância.

Se você gostou do texto, lembre-se de compartilhar em suas redes sociais com seus amigos. Há jovens, irmãos e irmãs que podem se beneficiar desse post.

Além disso, queremos saber sobre sua opinião a respeito deste texto, por isso, deixe seu comentário abaixo. Conte-nos também se você tem experiências usando essas defesas e se já foi livrado de alguma situação grave em razão da armadura de Deus. Lemos todos os comentários e respondemos a maioria. Esperamos sua participação. 😉

Jesus é o Senhor!

Até o próximo post! 🙂