Jovem, esse texto foi escrito pensando na importância de se ter companheiros espirituais dentro da igreja. Nosso sucesso como cristãos pode ser alcançado mais rapidamente quando estamos cercados de pessoas que nos ajudam a realizar a visão espiritual que recebemos. Por isso, espero que, assim como eu, você encontre verdadeiros companheiros espirituais e siga rumo ao viver cristão vitorioso!

Companheiros Espirituais na Academia de Deus

Você se lembra da história do jovem cuja experiência serviu para ilustrar o texto A Academia de Deus? Recentemente, aquele jovem resolveu que era hora de dar um upgrade em sua experiência na academia. Ele queria mudar seu treino e queria ajuda. Buscou então um amigo cristão que era extremamente forte e que inclusive participava de competições fitness.

Tudo começou com muita empolgação. A ideia era simples: nosso jovem iria praticar um treino novo e diferente com a ajuda do amigo fitness. Sabe o que aconteceu? Nosso jovem não estava totalmente preparado para acompanhar o ritmo do amigo fitness. Ainda assim, deu o seu melhor.

Quando não tinha forças para levantar o peso, o amigo fitness lhe dizia: “Vamos! Você consegue! Faça mais uma! Vamos!”. Então, o jovem conseguia fazer mais uma, duas ou três repetições adicionais, graças ao incentivo que recebia do amigo fitness. No final de algumas repetições, quando os músculos do jovem chegavam a travar em razão da fadiga, o amigo colocava a mão no peso e usava da sua própria força para ajudá-lo a terminar o movimento.

Pode-se dizer que o amigo fitness conseguiu extrair o melhor do jovem. Estava em outro nível, mas por amar e desejar ajudar, humilhava-se, pegava pesos menores e colocava energia à disposição do jovem. Por outro lado, o jovem superou seus limites e fazia mais que imaginava ser capaz.

O Que São e Como Encontrar Companheiros Espirituais?

Companheiros espirituais

Aplicando a história à vida cristã, pode-se dizer que todos nós precisamos de companheiros espirituais.  Companheiros espirituais são como o amigo fitness. Eles estão presentes em nossa trajetória cristã, ajudando-nos a superar nossos limites e a fazer o que julgamos ser impossível.

Companheiros espirituais são irmãos-amigos. Eles são cristãos que se aproximam de você, criam intimidade e que você sabe que pode confiar. A maior qualidade deles é que possuem um foco semelhante ao seu e podem ajudá-lo a ter mais resultados e sucesso em seu viver cristão em menos tempo. Eles incentivam o viver em santidade!

Jovem, quem é o seu companheiro espiritual?

Como disse, companheiros espirituais são irmãos-amigos. Sendo assim, eles surgem em meio à roda de amizades que você possui. Se seu ciclo de amizades só possui pessoas que amam ao mundo, dificilmente você encontrará um companheiro espiritual. Nesse caso, para você, vai um conselho:

Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado! Pelo contrário, o prazer deles está na lei do Senhore nessa lei eles meditam dia e noite. Essas pessoas são como árvores que crescem na beira de um riacho; elas dão frutas no tempo certo, e as suas folhas não murcham. Assim também tudo o que essas pessoas fazem dá certo. (Sl 1:1-3, NTLH).

Jovem, diga-me com quem andas e te direi quem és. Você é a média das pessoas com quem convive, por isso, cerque-se de pessoas extraordinárias. Se deseja uma vida espiritual que dá fruto no tempo certo, cujas folhas que não se secam e que faz dar certo tudo o que você coloca a mão, então é hora de selecionar suas amizades.

Selecionar suas amizades é importante porque aumenta suas chances de ter um companheiro espiritual que te levará rumo ao prazer de meditar na palavra de Deus! Se você procura um companheiro espiritual, comece a selecionar suas amizades.

Não estou falando para você se tornar um indivíduo antissocial. Não! Você deve sim conviver com pessoas diferentes e até conversar com elas. Porém, em se tratando de aprofundar amizade e desenvolver intimidade, as pessoas certas são cristãos com viver espiritual adequado.

Essas são amizades positivas e encorajadoras que formam círculo social propício ao surgimento do companheirismo espiritual. Se você deseja ter um companheiro espiritual que encoraje, ajude e estimule você a prosseguir na carreira cristã, então cuide de suas amizades e cerque-se de cristãos cheios de vitalidade e visão espiritual.

Que você tenha companheiros espirituais na aflição, no Reino e perseverança!

companheiros espirituais (2)

Oro para que você encontre companheiros espirituais que alimentem seu sonho de começar a servir, ou de desenvolver um ministério novo, ou de aplicar um dom especial na igreja, ou de orar pelas pessoas, ou de pregar o evangelho, ou de se tornar um presbítero, ou de se tornar um apóstolo, ou tudo isso junto! Que o Senhor Jesus te abençoe com companheiros espirituais na aflição, no Reino e perseverança! (Ap 1:9).

Se você gostou do texto, por gentileza, deixe seu comentário abaixo. Se puder, compartilhe nas redes sociais e envie para seus amigos! Principalmente seus companheiros espirituais.

AGRADECIMENTO

Quero registrar aqui a gratidão que eu tenho a Deus por ter verdadeiros amigos-irmãos. Eles sabem quem são. Vocês me levam além do que imagino ser capaz! Obrigado, amo vocês!

Deixe seu comentário