Esse é um post rápido para responder à pergunta do título do texto: ficar é pecado?! Vou te dar a resposta direta lá embaixo, porque antes eu preciso conversar com você a respeito desse assunto.

E aí, para você pode? Ou não pode?

Ficar, pegar, dar um amasso, catar… todos esses nomes se referem a uma coisa apenas: beijar. Por isso, quando falarmos em ficar durante o texto lembre-se do beijo, beleza?

Ficar está relacionado à envolver-se fisicamente com outra pessoa. E para isso acontecer, é necessário que nosso corpo esteja dentro da jogada.

Ó! É claro né, Vitão!

Lembre agora que o homem foi criado com três partes. Isso foi bem explicado em posts anteriores, como o que encorajava a ler o livro Uma Vida com Propósito e Qualidade Interior. As três partes são: corpo, alma e espírito (1 Ts 5:23).

Essas três partes foram criadas com a finalidade de ajudar Deus a cumprir seu plano, que é restaurar seu completo domínio sobre a terra (Gn 1:28). Portanto, o corpo foi feito com a finalidade de ajudar a Deus.

Ok… acabamos de lembrar a finalidade do corpo, que é ajudar a Deus. Mas de que forma podemos ajudar a Deus? Usando o nosso corpo para trabalhar por Ele.

Hummmm… então, no final das contas, o corpo é para trabalhar para Deus? Sim! É isso mesmo!

A pergunta agora é a seguinte: ficar é trabalhar para Deus? 

Pensa bem…

A resposta é: NÃO.

Opa! Então chegamos ao ponto que interessa. Se ficar não é trabalhar para Deus, então ficar não ajuda a Deus.

Eita… isso já é um problema.

Mas, existem outros dois problemas, querido jovem.

Ficar não somente não ajuda a Deus, como também:

  1. atrapalha Seus planos para nós e
  2. vai contra Seus princípios.

É… agora são 3 problemas. Falamos que:

  • ficar não ajuda a Deus;
  • atrapalha Seus planos;
  • e vai contra Seus princípios.

Pensando em resolver esses problemas, a seguir você lerá três exemplos que mostram o plano de Deus e seus princípios nos relacionamentos para nós.


Dois exemplos que mostram princípios e o plano de Deus nos relacionamentos

Exemplo 01Adão e Eva.

ficar

Toda mulher quer um Adão. Todo homem quer uma Eva.

Deus criou um homem e uma mulher para o tempo todo viverem juntos. Ou seja, Deus estava enviando uma mensagem clara. Ele deixou implícito o pensamento:

relacionamento dentro dos Meus planos é um homem e uma mulher juntos de forma duradoura“.

Aqui vemos que Deus não criou várias mulheres para Adão ficar com elas. Deus criou apenas uma mulher para Adão se relacionar. Assim, olhando para Adão e Eva entendemos que, nos relacionamentos, o plano de Deus para o homem é que este se relacione com apenas uma pessoa.

Jovem homem, ficar com várias garotas é algo que vai contra o plano de Deus nos relacionamentos. Jovem mulher, ficar com vários meninos é algo que vai contra o plano de Deus nos relacionamentos. Conclusão: ficar vai contra o plano de Deus nos relacionamentos. O princípio aqui é: um homem para uma mulher.

Além disso, o relacionamento que Deus deseja é duradouro. Quando se fala sobre relacionamentos, a Bíblia menciona o casamento na maioria esmagadora das vezes. O noivado é mencionado pouquíssimas vezes. O namoro não é mencionado. O ficar então… aí é que não tem espaço mesmo. Deus privilegia relacionamentos duradouros e definitivos. O ficar de uma noite, de minutos, de selinho está fora do propósito de Deus para um relacionamento.


Exemplo 02: José e Maria (pais de Jesus).

ficar

O anjo visita José em sonho para defender o testemunho de Maria e dizer que ela havia sido escolhida por Deus.

Depois de saber que Maria estava grávida, José resolveu deixá-la secretamente, para não manchar sua reputação. Como Maria não havia ficado com ninguém, o anjo promoveu uma intervenção sob a permissão de Deus e esclareceu toda a situação (Mt 1:15-21). José creu e permaneceu ao lado de Maria, depois do nascimento de Jesus e durante toda a sua vida. O pensamento que Deus tem nessa situação é:

relacionamento dentro dos Meus planos significa confiança de que a pessoa é pura e não se envolveu com nenhuma outra e, se pensarem o contrário, Eu mesmo farei uma intervenção“.

A primeira coisa interessante aqui é: para cumprir Seu plano, é possível que o próprio Deus faça uma intervenção em nossa vida a fim de defender nosso testemunho. Assim como Deus enviou o anjo para defender a honra de Maria e garantir para José que ela ainda era uma virgem pura; da mesma forma, se você não ficar, então Deus pode defender sua pureza se ela for colocada em dúvida! 

Se Maria tivesse realmente ficado a vontade de Deus seria comprometida. Perceba que ficar pode fazer a vontade de Deus estacionar em nossa vida, além de prejudicar todo o plano de Deus.

Além disso, se Maria tivesse ficado, a presença de Deus teria se afastado da vida dela. Ela jamais poderia ter gerado o Senhor Jesus. Sua pureza estaria comprometida. Veja que ficar afasta a presença de Deus.

Esse exemplo mostra a importância da pureza para cumprir o propósito de Deus. Se nosso testemunho de pureza é um pano em branco, o ficar é uma marca queimada. Ficar prejudica nossa pureza, o que atrapalha muito o plano de Deus.

Com relação à pureza, veja o que 2 Co 11:2-3 diz: “O mesmo zelo que Deus tem por vocês eu também tenho. Porque vocês são como uma virgem pura que eu prometi dar em casamento somente a um homem, que é Cristo. Pois, assim como Eva foi enganada pelas mentiras da cobra, eu tenho medo de que a mente de vocês seja corrompida e vocês abandonem a devoção sincera e pura a Cristo” (NTLH).

Hei! Você é comparado a uma noiva que deve ser virgem e pura para ser dada em casamento a somente um homem. Amigão, pureza é algo essencial. Jovem homem, mantenha-se puro. Jovem mulher, mantenha-se pura.

O último comentário a respeito deste versículo é: saber esperar e se preservar para ficar com a pessoa certa dá a oportunidade de Cristo ser gerado em nós. Veja que enquanto Maria esperava até mesmo para ficar com seu marido José, Cristo estava sendo formado em seu interior. A pessoa certa é a pessoa para se casar. Maria esperou para ficar com seu marido José e, nesse período, o maior milagre se tornou realidade: Deus se fez carne! Jovem, espere pelo tempo certo a pessoa certa aproveitando esse tempo para permitir Deus crescer em você!


Conclusão: ficar é pecado?

Acho que a resposta da conclusão está clara, mas só pra deixar melhor ainda, vamos dar um conceito rápido sobre pecado.

Pecado: é erro, é uma falha.

Além de ser uma falha, um erro, o pecado tem um resultado péssimo em nossas vidas: o pecado nos afasta de Deus. Nossos pecados formam uma barreira que impede que a comunhão aconteça. O pecado nos separa de Deus (Isaías 59:2)

Agora que definimos pecado, para chegar a nossa conclusão, saiba que a Palavra de Deus é o nosso medidor para avaliar se ocorreu uma falha, um erro, um pecado.

E quais são as ideias que os três exemplos da Palavra de Deus trazem para nós!? Vamos listar para ajudar você a se lembrar:

  1. Nos relacionamentos, o plano de Deus para o homem é que este se relacione com apenas uma pessoa;
  2. Ficar vai contra o plano de Deus nos relacionamentos;
  3. O relacionamento que Deus deseja é duradouro;
  4. Se você não ficar, Deus pode defender sua pureza se ela for colocada em dúvida;
  5. Ficar pode fazer a vontade de Deus estacionar em nossa vida, além de prejudicar todo o plano de Deus
  6. Ficar afasta a presença de Deus
  7. Ficar prejudica nossa pureza;
  8. Saber esperar e se preservar para ficar com a pessoa certa dá a oportunidade de Cristo ser gerado em nós.

Ao olhar novamente para as ideias que a Palavra de Deus traz para nós, fica claro que ficar é pecado.

ficar

Mermão… e agora?!

-Ficar,Ficar,Ficar,Ficar,Ficar,Ficar,Ficar,Ficar,Ficar,Ficar,Ficar,Ficar,Ficar,Ficar,

O que fazer agora que você sabe disso? Bom, você pode tomar três passos:

  • Arrepender-se e confessar,
  • Consagrar-se,
  • Fugir de situações propícias e se ocupar com Deus.

Arrepender-se do que fez e confessar a Deus para receber perdão é o primeiro e mais importante passo.

Depois, consagrar-se, colocando-se novamente sobre as mãos de Deus é essencial.

Por último, para garantir que você permanecerá livre do ficar, fuja de situações propícias e se ocupe com Deus.

Jovem homem, mantenha distância dos amigos que só pensam nisso. Mantenha distância de filmes românticos e cenas apimentadas. Mantenha distância das amigas, primas, conhecidas que se vestem de maneira provocativa.

Jovem mulher, mantenha distância do galã. Mantenha distância daquele cara bonito que você está apaixonada. Mantenha distância das amigas que só falam nisso.

Jovens, ocupem-se com Deus. Desfrutem. Louvem. Cantem. Invoquem. Que tal começar agora?! Lembrem: Deus é bom! Deus é bom demais. As angústias e aflições ficam para trás. Busque-O e seu coração irá bater cheio de alegria, amor e paz. Você se tornará forte! E mesmo quando estiver prestes a desfalecer, Deus virá cheio de amor te socorrer! Busque a Deus e ficar será algo que ficará para trás em sua vida!

Para terminar, ouça a música abaixo e sinta Deus te fortalecendo para você deixar o “ficar” para trás!

Se você gostou do texto, lembre-se de compartilhar nas suas redes sociais com seus amigos. Esse assunto vale a pena ser divulgado.

Além disso, queremos saber sua opinião a respeito deste texto por meio de um comentário abaixo. Lemos todos os comentários e respondemos sempre que possível. Esperamos sua participação. 🙂

Jesus é o Senhor!

Até o próximo post! 😉