O Fogo do Espírito, as Impurezas da Alma e um vídeo que mudará sua visão!

by

 

Somos gratos ao Senhor por termos a oportunidade de escrever, ajudar e sermos ajudados de maneira única e especial. Que você, querido jovem, possa estar desfrutando das maravilhas que cada texto apresenta, e aprendendo com cada experiência abordada e os diversos assuntos apresentados!

O Blog “Eu Vos Escrevi” apresenta mais um post para nos ajudar! Levando-nos a compreender mais sobre nós mesmos e a maneira que Deus trabalha em Seus filhos, mostrando porque os sofrimentos são tão importantes e necessários em nossas vidas. Bom… Então vamos para mais um assunto!

E o assunto da vez é:O fogo do espírito e as impurezas da alma.”

O que é o fogo do espírito?

Jesus-é-fogo

Começaremos esse texto mostrando a você um versículo muito importante que aparece a palavra fogo. Em 1 Pedro 4:12-13 diz-nos: “Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo; pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois coparticipantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando”.

No versículo acima diz que o fogo ardente surge em nosso meio. Que fogo seria esse? Aquele fogo da perdição eterna? Não. O fogo do espírito! O fogo do espírito que está dentro de você!

Não é o fogo que nos é apresentado em Mateus 25:41: “Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.”, e sim o fogo que Deus nos transforma e nos aperfeiçoa. É um fogo santificador e purificador!

Mateus 3:11 esclarece mais um pouco: “Ele vos batizará com o Espírito Santo e fogo”. Jovem, Deus não te batizará apenas com Espirito Santo, como também te batizará com fogo! Isso mesmo! O fogo nesse versículo é aquele que há em nosso espírito e que queima todas as impurezas! Não é fogo de condenação!

Para quê serve o fogo do espírito?FOGO

O fogo é um item muito importante para o nosso crescimento e amadurecimento. Você sabia? Talvez deva até se perguntar: “Para quê serve esse fogo? Para quê ele está no meu espírito?”.

Esse fogo tem a função de nos purificar de todas as impurezas!

O fogo elimina todo o espaço que é ocupado em nossa alma pelas nossas coisas, manias e opiniões para adicionar a vida que vem de Deus e consequentemente nos fazer mais parecidos com Ele.

Pedro, em sua maturidade, nos diz como a nossa alma precisa ser salva. Há muitas impurezas nela que precisam ser purificadas. O fogo, portanto, tem o objetivo e eliminar as impurezas da alma!

Solicitando-nos uma proporção maravilhosa: quanto menor a quantidade de impurezas em nossa alma, maior o valor da nossa fé. Qual o final desse processo? É a salvação de nossa alma. (1 Pe 1:6-7).

Esse fogo é para provar-nos!

O fogo na vida de um cristão não é algo negativo; pelo contrário, é necessário para prová-lo! Associamos o fogo sempre a algo ruim como: punição, castigo. Porém, esses sofrimentos nos ensinam a depender mais do Senhor, a entregar-nos mais a Ele e a fortalecer nossa fé.

Dessa forma, deixamos nossa velha maneira de resolver as coisas, entregando tudo ao Senhor! Assim, Ele vai recuperando mais e mais o controle de nossas vidas, tornando-nos cada vez mais Dele!

Como é a nossa alma e quantas partes ela tem?

Apresentação12 - Advogado de sucesso

Agora, entenderemos melhor sobre as impurezas de nossa alma e o porquê elas devem ser eliminadas pelo fogo. Vamos saber como nossa alma é formada e qual é o seu real objetivo.

A alma possui três partes criadas para corresponder a Deus.

  1. Mente – sua parte psicológica. Sua função é pensar. (Lamentações 3:20 e Salmos 139:14). Deus a fez para entender Seu plano.
  2. Emoção – para sentir amor, ódio, alegria, tristeza. (1 Samuel 18:1; Salmos 42:1 e Isaías 61:10). E ter o bom prazer, amando o que Deus ama e rejeitando o que Ele rejeita.
  3. Vontade – para tomar decisões. (Jó 7:15 e Daniel 1:8). Aceitando e recebendo a vontade divina.

Porém, o pecado entrou no homem mudando todo o objetivo para o qual a alma estava voltada, inserindo vários elementos estranhos: as impurezas. 

O que são as impurezas da alma e como eliminá-las?

Vamos entender um pouco mais o que são as impurezas da nossa alma? 

O pecado fez com que a alma se sentisse independente e vivesse por si mesma, com uma famosa sensação de que não precisava de Deus. Então, a alma encheu-se de impurezas. A alma humana tornou-se maliciosa, ocupada com coisas cuja origem não é Deus, gerando independência, egoísmo e morte no homem.

O resultado disso fica bem claro no nosso dia a dia – por vezes mentimos, nos irritamos, odiamos e nos orgulhamos; outros cometem pecados grosseiros, como roubar, matar, adulterar. Isso tudo apenas nos mostra a natureza pecaminosa e maligna que está em nós. As impurezas da alma são expressas dessa forma. (Romanos 7:13-25).

No livro de Romanos capítulo 7 e versículos do 14 ao 17 diz-nos: “Porque bem sabemos que a lei é espiritual; eu, todavia, sou carnal, vendido à escravidão do pecado. Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto. Ora, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. Neste caso, quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim”. Esses versículos nos mostram nitidamente que vivemos uma luta diária contra nós mesmos. 

Esses elementos negativos injetados em nós, que são as impurezas da nossa alma, foram adquiridos na queda do homem e contaminaram todas as três partes de nosso ser:

  1. A mente – tornou-se obscurecida, incapaz de entender as coisas de Deus, e passou a vagar sem direção, na vaidade dos pensamentos (Efésios 4:17-18).
  2. A emoção – foi desviada para amar muitas outras coisas (2 Timóteo 3:2-4).
  3. A vontade – tornou-se obstinada por suas próprias coisas, rebelando-se contra o Senhor (Efésios 4:19).

Devemos lutar exatamente contra esses elementos negativos e contaminantes! Mas como lutar contra isso? Como eliminar as impurezas que estão dentro de nós? Como expulsá-las?

Aleluia! Deus nos amou e por nos amar incondicionalmente, nos deu Jesus, Seu Filho! Fomos salvos gratuitamente, porém essas impurezas ainda insistem em tomar nosso ser por completo. E então, a luta do cristão se inicia. Como impedir que essas impurezas nos dominem? Como expulsá -las?

INVOCAR o NOME do SENHOR é a chave para tudo!!! Convidamos você, jovem, a ler o texto A Academia de Deus! Um texto encorajador que nos ensina a ativar o fogo do espírito que se encontra em nosso interior.

Esse fogo ativado através do invocar, ler e orar a Palavra de Deus, ruminar e profetizar mudará o seu viver! Cristo poderá ter liberdade em você e eliminará muitas coisas que impedem o crescimento Dele em sua vida.

Quanto mais exercitamos o nosso espírito, mais força Deus ganha para salvar a nossa alma e mais impurezas são eliminadas de nós. Assim, somos purificados!

Um experimento e um exemplo que ilustram a ação do fogo do espírito

Na química há um experimento muito impressionante em termos de expansão do volume. No experimento, a massa do tiocianato de mercúrio(II) Hg(SCN)2 é colocada no fundo de um aquário, seco, instalado dentro de uma capela. Mediante a chama de um bico de Bunsen, inicia-se a decomposição térmica do sal, cujo efeito visual é incrível, com formação de filamentos que lembram serpentes, o que justifica o nome tradicional dado a este experimento.

Assista esse vídeo esclarecendo um pouco mais como esse experimento acontece:

https://www.youtube.com/watch?v=B4GY5oltL5Q

Após a exibição do vídeo percebemos que esse experimento é semelhante à aplicação que Deus faz a nossa vida! Sobre nós é aplicado o fogo que expande o nosso “volume” para suportar os sofrimentos, aumentando a nossa capacidade!

A nossa alma sem a vida de Deus dentro do nosso corpo terrenal é como esse aquário seco instalado dentro de uma capela. Mas assim como Deus nos deu a Sua vida e a introduziu dentro de nós, uma pequena quantidade do tiocianato de mercúrio também é introduzido nesse recipiente.

Conforme é ativado o fogo do espírito, assim é ativada a chama do bico de Bunsen para o experimento acontecer! O nosso crescimento de vida acontece quando esse fogo é ativado. O sal também é decomposto como as nossas impurezas. Decompostas, elas são expulsas do interior desse recipiente e aparecem como serpentes demonstrando como a nossa natureza é sem Deus!

Aqui vemos a super função do fogo em nossas vidas, pois ele age como um catalisador que acelera o nosso crescimento de vida sem interferir na formação do produto. Que produto é esse? Tornar-se cada dia mais parecido com Deus!

O fogo expulsa as impurezas de nosso interior e faz com que a nossa alma fique cada vez mais pura.

Ao mesmo tempo, o fogo nos impulsiona a negar tudo aquilo que impede Deus de Se expandir dentro de nós. Sim, jovem! Deus quer se expandir dentro de você! Por isso, Ele também proporciona sofrimentos que elevam a temperatura desse fogo que expulsa as impurezas que há dentro de você. Uau! Isso mesmo… Deus quer que você cresça na vida divina e fique moldado a Ele.

João capítulo 3:30 confirma: “Convém que ele cresça e que eu diminua”. Esse fogo é tão poderoso que abre espaço na nossa alma para que a vida de Deus ocupe esse lugar e automaticamente nossas impurezas diminuem e o nosso Deus cresce.

Conclusão

Querido jovem, esse texto foi feito com muito cuidado, paciência, oração e experiências. Sim!!! Experiências que passei no decorrer do tempo que levei para concluir esse texto. Passei por momentos que Deus usou para me moldar e crescer Nele! Confesso que esse foi o texto mais difícil e demorado para mim. Mas valeu a pena!

Talvez você esteja se perguntando nesse momento o motivo de eu estar falando isso. Bem, é simples! Deus primeiro quis que eu passasse por momentos de renúncias ao meu querer, para que Ele pudesse adquirir mais espaço em meu interior e me preenchesse com a vida Dele! Assim podendo trazer mais realidade a esse texto! Aleluia!!!

Jovem, existirão momentos em que você não vai querer mais prosseguir, pois achará que o fogo está com a temperatura muito elevada. Existirão momentos em que você se sentirá sozinho, mas Deus virá te abraçar e te dirá:

“Você, tudo pode em mim!”

Existirão momentos em que se sentirá sob muita pressão, pois Deus aumentará a temperatura para expandir a sua capacidade de suporte. E cada vez, você, obterá mais responsabilidades a serem administradas.

Todo esse fogo é para o nosso crescimento, para provar a nossa fé e confirmar o seu valor! Esse fogo é muito importante em nosso viver e nos torna maduros em Deus. Persista!

Deus está te assistindo e torcendo por você. Ele espera que você vença as etapas proporcionadas e prossiga encorajando a outros!

Você é de Cristo Jesus. Por isso, desenvolva a salvação de sua alma, ativando o fogo que há no seu espírito e expulsando todas as impurezas! Somos um! Jesus é o nosso Senhor!


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *