Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e no chão morrer o seu tronco, ao cheiro das águas brotará e dará ramos como a planta nova. (Jó 14:7-9)

Olá, jovem! Você se lembra que no início do mês passado passamos um desafio de ler seis livros em seis meses? O primeiro livro, do primeiro mês, foi Uma vida com propósito e qualidade interior, cujo post você pode conferir acessando este link.

E então, você leu? Gostou? Compartilhe! Queremos saber o que você achou.

Hoje se inicia mais um mês, então a leitura de um novo livro se inicia também. Desta vez o título é Há esperança para mim? O livro não tem apenas um autor, todo um corpo editorial se dedicou a escrever e selecionar as crônicas. Isso mesmo: o livro é escrito em crônicas, e todas bem curtinhas. Dá uma olhada aí no sumário para você ver:

Sumário "Há esperança para mim?"

São 25 crônicas. Se você ler uma por dia, ainda te sobram cinco dias do mês. Super rápido de ler, não acha?

Confesso que eu li o meu bem rápido. Como os capítulos são curtos, logo que acabava um, eu já ficava querendo saber mais e lia vários por dia. Costumo usar marcadores coloridos nas páginas para marcar o que acho importante.

esperançaPelo que vocês podem notar, achei muita coisa importante no livro, hehe.

Chega de enrolação e vamos ao que interessa: O MARAVILHOSO CONTEÚDO DESSE LIVRO.

O maravilhoso conteúdo do livro “Há Esperança para mim?”

Já no prefácio encontramos o seguinte trecho:

Se você é um jovem cristão desanimado, saiba que ainda há esperança. Se você é um jovem que preferiu escolher o mundo ao Senhor, informamos-lhe que ainda há esperança. Se você pensa que Deus não está interessado na sua vida, não desista dela – ainda há esperança. Se você não quer saber de Deus e acha que sua vida está muito boa do jeito que está, afirmamos uma vez mais: ainda há esperança.

Nossa jornada cristã não é fácil; o Senhor nunca disse que seria. Mas não desanime, jovem! O Senhor escolheu você, Ele quer lhe dar uma viva esperança, e você só precisa querer alcançá-la!

Às vezes você pode pensar que não recebeu verdadeiramente o Senhor, porque não sentiu nada diferente, ainda é a mesma pessoa, gosta das mesmas coisas… Jovem, não desista!

Não precisamos sentir algo quando recebemos o Senhor como nosso Salvador. Somos regenerados ao recebê-Lo, mas a regeneração está ligada à nossa fé, não aos nossos sentimentos e emoções. Basta-nos crer!

Depois que somos regenerados queremos ter uma mudança em nosso viver, queremos viver uma vida digna de um filho de Deus, sem pecar. Mas a verdade é que nos prendemos muito ao que sentimos, ao que queremos fazer, ao que podemos fazer.

Estamos muito alicerçados no nosso próprio ser, por isso não conseguimos viver de acordo com a vontade do Pai. Por nós mesmos jamais conseguiremos agradar a Deus.

A Sua única intenção é que vivamos dependendo Dele, vivendo por meio de Sua vida em nós. Para vivermos uma vida de acordo com a vontade de Deus, precisamos Lhe dar lugar em nosso ser.

Deus NUNCA esperou que por nós mesmos cumpríssemos Sua vontade. O que Ele deseja é que vivamos por Sua vida, e permitamos que Ele mesmo em nós cumpra a Sua vontade.

Aí você se pergunta: “Mas como Deus vai viver por meio de mim?”

A partir do momento em que você abrir verdadeiramente seu coração para Deus nele habitar, Ele vai tomar lugar, esvaziando e enchendo você com a própria vida Dele.

Se você não permite Deus entrar, significa que está cheio de si mesmo, das suas próprias coisas. É impossível encher um copo que já está cheio, né?! Mas se permitir que o Senhor esvazie você, Ele mesmo há de preencher seu ser com a vida Dele.

Precisamos buscar não o ser enchido, mas o ser esvaziado, porque encher-nos é total responsabilidade do Espírito Santo e esvaziar-nos é nossa.

Depois de estar cheios do Senhor, sentimos a necessidade de falar dessa vida a outras pessoas. Mas quando surgem as oportunidades, acabamos ficando com vergonha, imaginando que as pessoas podem pensar algo ruim de nós, principalmente se são pessoas próximas a nós, como nossos amigos, por exemplo. E o livro nos diz que:

Devemos estar muito mais preocupados com o destino deles do que com a possibilidade de ficarem ou não descontentes ao ouvirem o evangelho.

É nossa responsabilidade pregar o evangelho às pessoas ao nosso redor. Todos tem o direito de escolher a vida, e isto depende se lhes falamos ou não da Palavra.

Nós, como jovens, somos muito atraídos pelas coisas do mundo, nos preocupamos com o que iremos fazer no futuro, com nossas amizades… O mundo nos diz que somos novos e que temos mais é que aproveitar a vida.

Dizemos que não cairemos nas armadilhas do inimigo mas, quando vemos, já não estamos mais vivendo pela vida do Senhor, mas fazendo tudo conforme o que queremos. Não confiamos verdadeiramente no Senhor. Sempre que Lhe entregamos as coisas, logo as tomamos de volta, com receio de que Ele aja de modo diferente de como agiríamos.

Jovem, na real, quem garante o nosso futuro é o Senhor. Não devemos tirar nossas vidas de Suas mãos porque ficamos receosos com o que Ele pode fazer, mas devemos confiar Nele! Ele é Deus e não há outro.

Precisamos estar atentos à nossa vida espiritual. Satanás nos rodeia o tempo todo, ele quer aproveitar qualquer brecha que dermos a ele para nos apartar do Senhor.

Jovem, você está atento? Está cuidando de sua vida espiritual? Se temos medo de que roubem nossos bens materiais, por que não temos medo de que Satanás nos roube nosso maior bem, que é o Senhor?

Em Apocalipse 3:11, lemos: “Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa”.

Será que realmente temos tido o Senhor como nosso tesouro? Se O trocamos tão facilmente por outras coisas, se não O priorizamos, é porque Ele ainda não é nosso maior bem.

Jovem, preste mais atenção ao seu viver. Você tem valorizado o Senhor? Teme que o inimigo assalte você e leve a sua coroa? Ó Senhor Jesus! Que Cristo seja seu maior bem, querido jovem.

Se depois disso tudo você ainda disser que reconhece o que foi dito, mas que não consegue mudar, eu tenho uma notícia para dar: HÁ ESPERANÇA PARA VOCÊ!

Tudo que você precisa fazer é beber e se alimentar de Cristo e estar debaixo da Sua luz. O Senhor é vida, e tudo que se relaciona com a vida precisa ser experimentado. Jovem, você precisa experimentar Cristo! Não podemos apenas conhecer toda a Palavra, mas precisamos desfrutá-la!

Para terminar, abra seu coração e ore:

“Senhor, eis-me aqui com todas as minhas fraquezas e defeitos. Necessito tanto Te experimentar de maneira viva. Senhor, eu quero Te contatar em Tua Palavra e em meu espírito. Eu quero Te experimentar de maneira viva. Quero lançar raízes. Não desejo ser um cristão superficial. Arranca as rochas que ainda estão no meu interior. Senhor, quero beber da água viva. Quero comer do pão vivo. Dá-me de comer e dá-me de beber.”

Que Jesus Cristo seja o Senhor da sua vida! Ele é a esperança que há para você definitivamente sair do buraco e realmente aproveitar a vida! 

“Orarás naquele dia: Graças te dou, ó Senhor, porque, ainda que te iraste contra mim, a tua ira se retirou, e tu me consolas. Eis que Deus é a minha salvação; confiarei e não temerei, porque o Senhor Deus é a minha força e o meu cântico; ele se tornou a minha salvação. Vós, com alegria, tirareis águas das fontes da salvação. Direis naquele dia: Dai graças ao Senhor, invocai o seu nome, tornai manifestos os seus feitos entre os povos, relembrai que é excelso o seu nome. Cantai louvores ao Senhor, porque fez coisas grandiosas; saiba-se isto em toda a terra. Exulta e jubila, ó habitante de Sião, porque grande é o Santo de Israel no meio de ti” (Isaías 12:1-6)

Se você deseja adquirir o livro deste post, clique aqui.

Se você gostou do texto, lembre-se de compartilhar nas suas redes sociais com seus amigos. Isso é  uma maneira de mostrar para seus amigos que há esperança para eles!

Além disso, queremos saber sua opinião a respeito deste texto por meio de um comentário abaixo. Lemos todos os comentários e respondemos sempre que possível. Esperamos sua participação. 🙂

Jesus é o Senhor!

Até o próximo post especial de livros da Conferência de Jovens! Vamos nos ver no dia 1º de outubro com texto especial sobre o lançamento #ATITUDE. 😉

Texto por Nana Silveira.