5 modos de sobreviver e vencer quando sozinho na igreja da sua cidade – Série “Vida Social” (8)

by

Como vencer na vida cristã estando sozinho na igreja da sua cidade?

Queridos jovens, chegamos a mais um capítulo dessa série maravilhosa! No post anterior falamos sobre 5 ações concretas e práticas para a conversão dos pais

Esperamos que os conselhos e experiências expostas com respeito a vida social estejam ajudando a todos, pois como cristãos e filhos de Deus precisamos ter um bom relacionamento com as pessoas. O próprio Senhor Jesus cultivava um bom relacionamento entre os homens.

Isso é essencial! Sozinho na igreja, sozinho na igreja, sozinho na igreja, sozinho na igreja, sozinho na igreja, 

Agora, sem mais delongas… Vamos para mais um post.

Sozinho na Igreja

Como mencionamos anteriormente, os relacionamentos são muito importantes. Mas as pessoas com quem nos relacionamos são mais importantes que o próprio relacionamento. Até agora, já falamos sobre o relacionamento com os amigos, os irmãos da igreja e a família, que são aqueles que estão mais próximos de nós.

Porém, e quando não existe ninguém para se ter relacionamentos?

E se na minha cidade eu estiver sozinho na igreja? Sem família, irmãos ou outros jovens!? E se eu for o único da minha faixa etária, o que fazer?

Muitas vezes, por estar sozinho na igreja você se sente isolado, sem um companheiro espiritual e sufocado pelas coisas do mundo. Sozinho na igreja, sozinho na igreja, sozinho na igreja, sozinho na igreja, sozinho na igreja, 

É disso que o tema de hoje trata. Vamos te mostrar 5 modos de vencer quando sozinho da igreja da sua cidade. 

Quero te ajudar contando um pouco da minha experiência, pois estou sozinha na igreja da minha cidade. Contarei a você um pouco de como sobrevivo e venço em minha jornada cristã.

Minha experiência

Desde que comecei a reunir há quase 8 anos atrás. Presenciei o início, o desânimo e a queda de muitos jovens.

Então, podemos dizer que, de certa forma, eu “sobrei”.

Durante minha carreira cristã, o versículo que sempre me faz reagir e me sustenta é este:

“Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mt 6:33)

Talvez, tenha vivido uma experiência como a minha, em que os jovens desanimaram e pararam de reunir.

Pode ser também que, por motivos de aprovação em uma faculdade ou contratação em um emprego, você tenha se mudado de cidade e ido para uma onde os seus amigos e a sua família não estão presentes.

De qualquer forma, o fato é que muitas vezes nos sentimos sós e nos encontramos fracos espiritualmente. Um versículo maravilhoso, real e encorajador é este:

“Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte” (2 Co 12:10).

Independentemente de como nos sentimos, fracos ou fortes, o Senhor é a nossa força e são nesses momentos que aprendemos a depender muito mais Dele!

Jovens, quando estamos ou nos sentimos sozinhos corremos mais riscos, pois somos mais tentados. Mas não estamos sós, nós temos o Senhor e é com Ele que contaremos.

É nesse momento de “solidão” que a nossa intimidade com o Senhor aumenta. Isso depende da sua atitude. O apóstolo João, quando ficou preso na ilha de Patmos, por vinte anos, aproveitou a solidão para se tornar mais íntimo do Senhor e, por isso, foi muito usado em seu ministério.

5 modos de sobreviver e vencer quando sozinho na igreja da sua cidade

Lembra-se do primeiro assunto que abordamos? O assunto foi Ambiente e escrevemos 5 pontos orientadores.

Para o assunto “sozinho na igreja”, também queremos encorajar você de forma bem prática. Por isso, veja abaixo 5 modos para sobreviver e vencer quando sozinho na igreja da sua cidade.

# PONTO 1 – Pela manhã, desfrute do Senhor intensamente!

Faça a leitura bíblica, leia o alimento diário. Não será fácil! Virão dias em que você se sentirá desanimado, sufocado, entulhado e não terá nenhum ânimo. Mas persevere e viva por fé, pois mesmo que você não se sinta tão encorajado no momento, esse hábito vai te manter alimentado da palavra.

Faça desse momento pela manhã um verdadeiro momento de respiração da vida. Aproveite para chamar Jesus para entrar na sua vida e abençoar todo o seu dia. Ouça a seguir a música sobre a respiração da vida.

# PONTO 2 – Esvazie-se através da oração pessoal.

A oração é muito importante, pois através dela os entulhos que impedem o rio da vida de fluir são retirados.

Os nossos entulhos podem ser várias coisas, grandes ou pequenas, são itens que às vezes nem percebermos. Exemplos:

  • As preocupações diárias, os anseios, medos, aflições.
  • As atividades que ocupam o nosso tempo ao extremo.
  • As dúvidas que entram no nosso coração.
  • Pensamentos vãos ou atividades desnecessárias

O inimigo usa todas essas coisas para consumir nossa vontade de estar na presença de Deus.

Por isso a oração pessoal é tão importante para retirar todo peso de nós!

Então, esvazie-se dos entulhos através da oração, encha-se de Cristo e permita o fluir acontecer. Seja sincero e conte tudo que se passa em seu coração para Jesus. Você provará mais de Cristo e Ele se tornará seu melhor amigo.

Pensando nos pontos 1 e 2, recomendo a leitura do seguinte texto: Separar tempo para a comunhão com Deus.

, sozinho na igreja, sozinho na igreja, sozinho na igreja,  

# PONTO 3 – Ore com a família e/ou com os irmãos.

Ore com sua família e com irmãos (mesmo que não sejam da sua cidade). Isso fortalecerá sua vida espiritual e te ajudará a sobreviver e vencer se estiver sozinho na igreja da sua cidade.

Se a sua família estiver junto de você e for cristã, ore com ela. Mas se você for o único cristão da sua família, ligue para algum irmão de outra cidade e ore com ele. Essa prática vai te fortalecer bastante.

# PONTO 4 – Mantenha comunhão com os jovens de igrejas em outras cidades.

Mantenha o contato com os jovens de igrejas de outras cidades. Jovens de igrejas próximas e distantes podem se tornar grandes companheiros e amigos na caminhada cristã.

Se existirem jovens que moram próximos a você, aproveite todas as oportunidades para estar junto deles.

Aproveite também os eventos regionais e nacionais da igreja, como a conferência de jovens, para estar junto dos jovens de localidades distantes. Nesses momentos você também pode conhecer outros jovens e criar amizades encorajadoras.

# PONTO 5 – Influencie o ambiente em que estiver.

Lembra-se do ambiente?

Influencie-o! Sozinho na igreja, sozinho na igreja, sozinho na igreja, sozinho na igreja, sozinho na igreja, 

Posicione-se como cristão e logo no início mostre sua identidade. Ore e peça ao Senhor um companheiro espiritual no seu local de trabalho ou faculdade. Peça frutos ao Senhor, pois quando cuidamos de alguém, sentimo-nos fortalecidos.

Conclusão

Jovens, busquem em primeiro lugar o Senhor e, no final, todas as coisas Ele acrescentará.

Viva esse versículo!

Como disse, sou a única jovem de minha localidade. Mas, graças a Deus, tenho minha família que é cristã. Todos nós reunimos, porém, muitas vezes, me sinto só.

Às vezes, esse sentimento de solidão aumenta um pouco. Isso aconteceu porque quando fui aprovada em um curso técnico. Esse curso foi algo que o Senhor me deu. Sou muito agradecida por isso ter ocorrido!

Mas acredito que também o Senhor o utilizou para me testar, pois, com o início do curso, a minha vida de reuniões com a família foi afetada, sobrando apenas os finais de semana.

Senti muito com a mudança, porém continuei buscando ao Senhor. Aos poucos, muitas coisas boas e abençoadas foram dadas por Deus. Uma dessas coisas foi um grupo de oração dentro do curso, onde estão presentes jovens que amam a Deus e desejam buscá-Lo. Hoje já não me sinto só, mas útil nas mãos de Deus!

Jovem, persevere! O Senhor está conosco e insiste em nós! Lembre-se dos 5 modos de sobreviver e vencer quando sozinho na igreja da sua cidade:

  1. Pela manhã, desfrute do Senhor intensamente!
  2. Esvazie-se através da oração pessoal.
  3. Ore com a família e/ou com os irmãos.
  4. Mantenha comunhão com os jovens de igrejas em outras cidades.
  5. Influencie o ambiente em que estiver.

Pratique-os e certamente você será abençoado pela vida de Deus. Você conseguirá sobreviver e vencer enquanto permanecer sozinho na igreja da sua cidade. Isso também permitirá que você seja fortalecido com espírito para pregar o evangelho e trazer novos jovens para a igreja em sua cidade!

Compartilhe esse texto e deixe seu comentário abaixo.

Acesse outros textos da série:

[su_slider source=”taxonomy: post_tag/369″ link=”post” target=”blank” width=”720″ height=”480″]

Jesus é o Senhor! Até o próximo post. 🙂


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *