Certezas… podemos dizer que não as encontramos muito fácil nos dias de hoje. Se você é uma dessas pessoas que está sempre em dúvida, deve saber, assim como eu, que não existe nada pior do que a pressão que colocamos sobre nós mesmos. Alguns alegam que o melhor é fazer suas escolhas pelo lado emocional, seguindo o seu coração; outros, pelo lado racional, pesando cada variável. A verdade é que ambas as formas de decidir são extremamente confusas. O pior de tudo são as dúvidas que nos fazem estacionar, estagnar na vida, ficamos paralisados. Por exemplo, quando você precisa decidir para que lado ir, mas não consegue: ou você para ou toma uma decisão ruim.

Não tem nada pior do que se sentir assim, eu sei. É por isso que uma coisa sempre me chamou a atenção: aqueles cristãos fervorosos, cheios de experiências e de fé. Eles sempre têm um testemunho forte e, muitas vezes, têm milagres para contar. Passam por coisas que, mesmo simples, são difíceis de acreditar. Deus fala com eles! Ele fala com eles diretamente: dá bom dia, dá conselhos, conversa, se torna íntimo. Em compensação, outros cristãos estão sempre tão cheios de dúvidas. Não sabem se o que estão passando foi da vontade de Deus ou por teimosia própria. Se o que ganharam foi benção de Deus ou se é algo que vai afastá-los Dele.

Eu confesso que sempre fui assim e ainda sou um pouco. Mas eu aprendi a lidar com a minha indecisão. E te digo, é algo que você precisa começar a fazer a partir de hoje. Não há nada tão gratificante quanto receber de Deus uma direção para a nossa vida. O que eu descobri que estes cristãos tinham e eu não, é simples e puramente mais de Deus. Sim, eu tinha Deus também! Mas eles não possuíam pequenas doses de Deus, uma no sábado à noite e outra no domingo de manhã. Eram grandes doses! Esses cristãos buscam a Deus intensamente, através da leitura da Bíblia. E mais do que isso, eles buscam de forma autônoma, e não delegando essa função apenas aos irmãos mais velhos da Igreja ou aos pastores. Eles não terceirizam a leitura da Bíblia, ou seja, não esperam que alguém lhes diga o que está escrito em determinado livro e como aplicá-lo a sua vida.

É muito importante que você desenvolva a SUA fé, aquilo em que você crê. Porque no momento em que você mais precisar, é necessário ter certeza do que você acredita, ter convicção do que leu e do que viu. E foi isso que eu comecei a fazer. É algo que todo mundo fala, mas você só acredita quando experimenta. Eu comecei a ler a Bíblia por mim mesma, descobri coisas que não sabia. Vi um Deus que eu antes não enxergava e me surpreendi, muitas vezes. Recebi palavras e sentimentos diretamente de Deus.

Muitas vezes, ouvimos a palavra de Deus somente na interpretação de outras pessoas e perdemos o verdadeiro sentimento do que Deus realmente escreveu. A Bíblia foi escrita em um período de mais de 1.600 anos. Ela conta como surgiram os problemas da humanidade e como será o fim dos tempos. Tudo ali tem a ver com VOCÊ! Como por exemplo, a passagem do povo de Israel no Egito: é falado sobre como a sua teimosia pode te atrasar de chegar ao melhor de Deus para você; Pedro andando sobre as águas: fala daquele dia em que tudo parecia impossível, mas você confiou e Deus cuidou de todo o resto; As vitórias dos ungidos de Deus nas Guerras: mostra que Deus não precisa de circunstâncias para te dar a vitória.

Isso não significa que você não possa ter dúvidas ou que não deva procurar ajuda dos irmãos da igreja. Pelo contrário, isso mostra que você deve recorrer, primeiramente, a Deus quando tiver dúvidas e ter sua própria experiência de ser respondido por Ele. Tudo isso você aprende praticando, ou seja, lendo a palavra de Deus e vivendo sua vida com base nisso. Agora, irei te mostrar alguns versículos confirmando que a palavra de Deus é a chave para todas as suas dúvidas:

Primeiro aspecto: O leite, que é a palavra de Deus, precisa ser PURO!

“Sejam como criancinhas recém-nascidas, desejando sempre o puro leite espiritual, para que, bebendo dele, vocês possam crescer e ser salvos.” 1 Pe 2:2

Segundo aspecto: Conheça o Senhor por si mesmo!

“Pois, como dizem as Escrituras Sagradas: “Vocês já descobriram por vocês mesmos que o Senhor é bom.” 1 Pe 2:3

Terceiro aspecto: Depois que você cresce, por ter se alimentado de forma saudável e constante, você passa a saber o que é certo e o que é errado.

“Depois de tanto tempo, vocês já deviam ser mestres, mas ainda precisam de alguém que lhes ensine as primeiras lições dos ensinamentos de Deus. Em vez de alimento sólido, vocês ainda precisam de leite. E quem precisa de leite ainda é criança e não tem nenhuma experiência para saber o que está certo ou errado”. Hb 5:12-13

Quarto aspecto: O poder da palavra é tão forte que, mais do que certo e errado, ele vai resolver todas as suas dúvidas e te encher de certezas!

“Pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas”. Hb 4:12

“[…]Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver”. 2 Tm 3:15-16

É isso! Lembre-se sempre do livro que o próprio Deus escreveu para você. Assuma a responsabilidade de conhecer o seu Deus, pois Ele quer te conhecer pessoalmente!