Como vimos no texto anterior, Tamar dedicou-se tanto à promessa recebida pela linhagem de Judá, que além de conceber gêmeos, o seu nome consta na genealogia de Jesus. Tamar teve um coração e isto lhe foi imputado para Justiça (Gênesis 38:26). Percebe, amada irmã? A bênção de Jesus também está acessível a você, basta o seu coração estar naquilo que Ele prometeu a você!

Como aconteceu com Tamar, Raabe também foi inserida na genealogia de Jesus (Mateus 1:5). O que será que ela tem de tão especial? Quem foi Raabe? Qual o significado do seu nome? Ela foi uma prostituta e seu nome vem do hebraico, a partir da palavra Rahav e tem o significado de “abundante” ou “amplo”. Já na origem grega, o termo quer dizer: “mulher cuja fé é abundante”. Mas o que uma coisa tem a ver com a outra? Parece contraditório, não? Mas sim, Deus usa as coisas loucas do mundo para envergonhar as sábias (1 Coríntios 1:27).

Josué enviou dois espias para a cidade de Jericó, uma vez que era mais próxima da terra de Canaã. Chegando lá, ficaram na casa de uma mulher prostituta chamada Raabe (Josué 2:1).

O Rei de Jericó ficou sabendo e ordenou que Raabe os entregasse, porém ao invés disso, ela os escondeu e os soldados não conseguiram encontrá-los (Josué 2:3-6).

Raabe reconheceu que aqueles homens que ela escondera não eram quaisquer homens com quem ela costumava se deitar. Ela os reconheceu como enviados do Senhor!

“(…) Porque o Senhor, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra. Agora, pois, jurai-me, vos peço, pelo Senhor que, assim como usei de misericórdia para convosco, também dela usareis para com a casa de meu pai; e que me dareis um sinal certo de que conservarei a vida a meu pai e a minha mãe, como também a meus irmãos e a minhas irmãs, com tudo o que têm, e de que livrarei a nossa vida da morte.” (Josué 2:11b-13).

Apesar da condição de Raabe, ela tinha um coração de salvar toda a sua casa! Ela não era individualista. E quanto a você, amada irmã? Qual tem sido seu desespero em cuidar do seu lar? Em meio ao caos, pavor, sequidão, você tem entregado a salvação de sua casa ao Senhor? Ou tem murmurado?

“Mas Josué conservou com vida a prostituta Raabe, e a casa de seu pai, e tudo quanto tinha; e habitou no meio de Israel até ao dia de hoje, porquanto escondera os mensageiros que Josué enviara a espiar Jericó.” (Josué 6:25).

Percebe, querida irmã? Por uma atitude sábia de Raabe, toda sua casa foi salva. A fé dela trouxe salvação a todos do seu lar (Hebreus 11:30). Que você e eu, possamos também entregar a saúde física e espiritual da nossa família ao Senhor. Precisamos ser achadas confiantes Nele. Mesmo quando tudo ao redor não estiver bem, creia que há algo mais forte dentro de você que a pode empoderar independentemente da sua situação: Você tem o Espírito do Senhor!

“Fala o Senhor, o que estendeu o céu, fundou a terra e formou o espírito do homem dentro dele.” (Zacarias 12:1).

Esse Espírito de Jesus, que já passou por tanta provação, sofrimento, angústia, pode socorrê-la e dar a você poder para vencer toda e qualquer situação!

Seja essa mulher “grande pela fé”, como Raabe foi. Não se prenda a sua condição. Ele quer seu coração! Entregue-se totalmente ao Senhor Jesus e Ele cumprirá a boa, perfeita e agradável vontade Dele em você, e toda sua casa será honrada pelo seu ato de fé! Confie!


Textos da série: 

Basta Ter um Coração (1) – Tamar

Basta Ter um Coração (2) – Raabe

Basta ter um coração (3) – Rute

Basta Ter um Coração (4) – Ester