Nasceu em Noyon, França, em 1509. Época em que a Europa vivenciava uma efervescência cultural. Seus pais, Jeanne e Gerard, instruíram-no com ensinamentos cristãos católicos. Na adolescência estudou filosofia, lógica, grego, latim, literatura, humanidades e teologia. Sempre foi excelente aluno, dedicado, estudioso, com grande apreço pelo aprendizado. Enquanto seus amigos saíam para festas, Calvino se dedicava aos estudos acadêmicos e teológicos. Ele não se misturava com o padrão imoral da época e trilhava o caminho de conhecer mais a Deus.

Na juventude estudou Direito, adquiriu título de Doutor e voltou a se dedicar aos estudos teológicos. Por influência de dois de seus mestres na academia e, acredita-se, de um primo, Calvino teve contato com as recentes ideias da Reforma Protestante, converteu-se e passou a replicar tais ensinamentos. Por isso, precisou fugir de Paris, cidade na qual morava e estudava. Percorreu algumas cidades da França e Itália, mas acabou indo para Suíça. Em seu trajeto de fuga passou por Genebra no intuito de ficar apenas uma noite, porém o Senhor o chamou para contribuir com a obra de reforma da igreja local.

Em Genebra empenhou-se a pregar o evangelho bíblico e a pastorear muitos irmãos. Contudo sofreu perseguição novamente e teve de sair da cidade. Desta vez, foi para Estrasburgo. Ali, continuou seu ministério de pastor, dedicou-se ainda mais ao estudo da Palavra e escreveu algumas obras.

Foi em Estrasburgo que conheceu Idelette e se casou com ela. Calvino dizia que ela era sua melhor esposa. E foi a única que teve. Eles tiveram apenas um filho, mas ele faleceu ainda na infância. Esse foi um dos muitos sofrimentos que Calvino teve em sua vida, pois perdera a mãe quando tinha apenas cinco anos e sua amada esposa dormiu no Senhor nove anos após se casarem. No entanto Calvino confiava na sabedoria e soberania do Senhor. Quando sua esposa partiu, ele disse a seguinte frase: “Ele próprio [Deus] é pai e sabe o que é bom para seus filhos”.

Um pouco depois ter ficar viúvo, foi convidado a voltar para Genebra. Nessa época a cidade era tecnicamente governada por quem apoiava a reforma, e muitos padres católicos estavam saindo de lá. De volta a Genebra, Calvino desenvolveu e firmou seu ministério pastoral, pregou o evangelho alicerçado nas Escrituras, e muitas pessoas se converteram. Ele também concluiu e publicou obras consideradas dentre as mais importantes para o cristianismo, como as Institutas.

Ele ensinou que Deus é soberano e devemos confiar no plano Dele, pregou sobre a necessidade da santificação e sempre desejou a unidade entre os irmãos. Dentre suas contribuições sociais estão participação em fundos de apoio a estrangeiros, fundação de hospital para pessoas carentes, contribuição para um ensino mais acessível e criação da Academia de Genebra, que se tornou a Universidade de Genebra, modelo para muitas universidades fundadas depois no ocidente.

Mesmo tímido, de saúde frágil e passando por tantas perdas dolorosas e perseguições, Calvino se dispôs a cumprir o chamamento do Senhor e venceu todas as adversidades em sua vida. Tornou-se um dos principais reformadores da história da igreja e influencia gerações até hoje. Em 1564, pouco antes de completar 55 anos, ele dormiu no Senhor.

Assim como João Calvino, você tem a oportunidade de ser instruído desde cedo nos caminhos do Senhor. Valorize essa oportunidade. Dedique-se a ler a Palavra, ouça e se deixe influenciar por pessoas que conhecem a Deus e podem ensiná-lo sobre as Escrituras. Seja também um bom aluno. Deus precisa de jovens com bons conhecimentos humanos. Siga o exemplo do jovem Calvino e estude com diligência. Quando seus amigos o convidarem para fazer coisas que estão fora da vontade do Senhor, lembre-se de quem você é e rejeite misturar-se com tais coisas. Vale a pena se entregar ao Senhor e viver para o evangelho.

Mesmo que você não se ache capaz de servir ao Senhor, mesmo que se considere fraco e tímido, saiba que Deus pode e quer usá-lo. Não olhe para sua condição, frágil. Não olhe para os sofrimentos ou as perdas que sempre vêm. Confie na soberania do Senhor e em Seu plano para você. Leia a Palavra, ore, busque o Senhor, estude e procure irmãos que possam ajudá-lo.

Série Reformadores

Visão Geral da Reforma

Cinco Solas

A Bíblia e a Reforma

John Wycliffe

John Huss

William Tyndale

João Calvino

Marie Dentière

John Knox

Os Mártires de Guanabara

Martinho Lutero