No capítulo anterior da série, vimos que, para experimentar a vida que vence o pecado, é preciso reconhecer que somos derrotados e parar de tentar, pois em nós mesmos não há capacidade nenhuma para vencê-lo. Mas agora vamos falar do passo seguinte a render-se: crer que Aquele que é totalmente capaz de vencer o pecado, já o venceu por nós! Usamos uma analogia futebolística no texto anterior. Aquele time – nós mesmos – deveria sair. Agora vamos falar sobre o time que deve entrar no lugar – Cristo – e como isso acontecerá.

Crer

“Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção” (1 Co 1:30).

“Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco” (Mc 11:24).

Alguma vez você já pensou que um pecado era impossível de ser vencido? Se sim, fez bem, considerando que não há capacidade para isso no homem, e assim deveria realizar o primeiro passo, que é render-se. Mas, por outro lado, há uma pessoa para quem não usamos a palavra “impossível”.

Com frequência dizemos coisas como “para Deus não há impossíveis”, mas não cremos de fato no que essas palavras querem dizer. O pecado pode ser impossível para nós vencermos, mas em nós habita Aquele para quem não há impossíveis, Aquele que em tudo foi tentado, mas não pecou nenhuma vez (Hb 4:15): Jesus!

Satanás pode vir com suas acusações dizendo que somos derrotados por pecados, mas nesses momentos podemos nos lembrar desse fato: não somos capazes de vencer, mas Cristo é! Tudo isso depende da nossa fé nos fatos de Deus.

CRER NOS FATOS DE DEUS

As “promessas” de Deus na Bíblia são o que Ele irá fazer por nós no futuro. O “fato” é o que Deus realizou por nós. Jesus morreu na cruz para salvar os pecadores: esse é o fato de Deus. Aqueles que recebem esse fato são salvos. Os que não recebem permanecem condenados.

O que acontece é que o fato agora se torna real na experiência dos que creram Nele. Vejamos Romanos 6. Esse capítulo fala que, quando fomos batizados, fomos unidos a Cristo em sua morte (v. 3). Também diz que nossa velha natureza humana foi crucificada com Cristo para que fôssemos libertos do poder do pecado (v.6). Esses são fatos. Então, com base nessas palavras anteriores, Paulo exorta seus leitores a não deixar que o pecado reine em seus corpos mortais (v. 12). Agora o fato deve se tornar a experiência deles. Não apenas algo que sabem que aconteceu, que aceitam como verdade, mas, pela fé, algo que se torna real em suas  vidas.

Uma ilustração disso é o uso dos nossos sentidos. Ao usarmos a visão, podemos apreciar uma pintura, por exemplo. O quadro está lá, mas é por causa da visão que o trabalho do pintor pode ser transmitido a nós. Um deficiente visual não poderia usufruir dos benefícios da obra. A fé é um sentido espiritual. Por meio dela recebemos, desfrutamos e nos apropriamos das coisas que Deus tem para nos dar.

João 15:5  diz que o Senhor é a videira e nós somos os ramos. Ele é sempre a videira. Porém, somente os que crêem podem experimentar o fluir da seiva através Dele e obter fruto de Sua obra.

LOUVAR MAIS QUE PEDIR

Sabendo desses fatos que o Senhor já cumpriu por nós, nossa atitude ao orar deve ser louvá-Lo, mais que pedir. Assim exercitamos nossa fé ainda mais. Veja só, há uma certa diferença entre orar “Senhor, santifica-me!”, e orar “Senhor, obrigado, porque Tu és a minha santificação!” (ainda que se esteja com muitas dificuldades para viver em santidade). Não que a primeira forma de oração seja errada, mas a segunda demonstra de maneira especial a fé no fato de Cristo ser a nossa santificação (1 Co 1:30), toma posse e já descansa nesse fato.

A fé é exercitada abundantemente ao louvar a Deus por algo que Ele diz em Sua Palavra, um fato, uma promessa, ainda que não os vejamos no momento. É porque se Ele disse, então assim é! Por exemplo, se Deus diz que a graça é suficiente para mim, então é suficiente. Não tenho que pedir a Ele que seja. Devo apenas crer e louvá-Lo por isso! Experimente trocar algumas petições por louvores!

NÃO É SENTIR,  MAS CRER

Não podemos considerar nem sentimentos nem circunstâncias negativas que nos façam duvidar de algo da Palavra. Na verdade, se nossos sentimentos nos fazem duvidar de uma promessa de Deus em sua Palavra, não estamos, consequentemente, chamando Deus de mentiroso? Terrível! Com toda certeza, Deus não pode mentir, nossos sentimentos é que estão sendo mentirosos. Então não demos ouvidos a eles, não mais do que devemos dar ao sentido certo: a fé. Apenas nos apegamos ao que Deus já disse, cremos no que Ele já prometeu.

Sejamos ousados em crer. A fé traz resultados instantâneos. Não pedimos ao Senhor que seja nossa vitória gradual, nossa santificação gradual. Apenas oramos “Deus, Tu és minha vitória, eu Te louvo por isso”. Ter fé é não limitar o que Deus pode fazer. Se está escrito em Sua Palavra, assim será!

Andamos por fé e não por vista (2 Co 5:7), mesmo sem sentir, mesmo sem perceber os resultados. Na verdade, não devemos ficar esperando por eles, como que aguardando para ver se algo vai realmente funcionar. Não! Fé é uma atitude. É crer que as coisas já aconteceram (Mc 11:24)! Nosso Deus Todo Poderoso já cumpriu para nós a vitória sobre o pecado. É o que sua Palavra nos mostra. Nos basta apenas crer, assim seremos vitoriosos e Deus será glorificado!

No próximo capítulo, veremos algo muito importante: essa fé precisará passar por provações. Não perca!

Texto baseado nos capítulos 6 e 7 do livro A Vida que Vence, de Watchman Nee. Citações do mesmo livro.


Desconto para compra do livro

Se você está acompanhando a série “A Vida que Vence” e ficou interessado em ler o livro, então vai gostar de saber que conseguimos um desconto de 20% junto à Editora dos Clássicos! Basta acessar o link ao final do post e ao concluir a compra digitar o código do cupom que é EVESCREV2018. Corre e aproveita logo, o desconto é válido até o dia 15/6 ou enquanto durarem os estoques.

Livro “A Vida que Vence”
Link: http://bit.ly/eve-classicos
Cupom: EVESCRV2018


Textos da Série:
Vencer o pecado é necessário e possível | Série a Vida que Vence (1)
Render-se | Série a Vida que Vence (2)
Crer | Série A Vida Que Vence (3)
A prova da fé – Série a Vida que Vence (4)
Um Caminho de Crescimento | Série a Vida que Vence (5)
Alegrai-vos Sempre no Senhor | Série a Vida que Vence (6)
Consagrar-nos totalmente Senhor | Série a Vida que Vence (7)