A prova da fé | Série a Vida que Vence (4)

by

No capítulo anterior vimos que é preciso ter fé no fato de que Cristo é a nossa vitória sobre o pecado. Você já passou por situações em que sua fé foi provada? Momentos em que achou que não conseguiria ser vitorioso? Saiba que existem razões para passarmos por momentos de provações.

Em 1 Pedro 1:7 lemos:

“para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo;”

O versículo deixa bem claro um aspecto da vida cristã: a nossa fé precisa ser provada. Primeiramente, Deus nos prova para que possamos crescer (Rm 3:3-5; Tg 1:2-4). A fé cristã não pode crescer se não for posta à prova. Em segundo lugar, a nossa fé é provada para satisfazer a Deus (1 Pe 1:7). Uma fé que passa por provas se torna autêntica e por meio desta o nome de Deus é glorificado. Além disso, Deus prova nossa fé para fazer Satanás se calar, como na história de Jó. Satanás está sempre tentando nos enganar porque não aceita que tenhamos crido no Senhor e, por isso, tenta nos acusar e perturbar com pensamentos malignos. A forma que Deus usa para tirar os argumentos do inimigo é provando a nossa fé. Por fim, somos provados na fé para que ajudemos a outros (2 Co 1:4-6). Satanás não pode fazer nada contra uma fé provada e só esta fé pode ajudar a igreja.

Ter a vitória não quer dizer que mudamos

Uma fé que passa por provas é uma fé verdadeira e esta fé não desmorona ou desvanece, mas perdura, porque tem base em Cristo.

Entretanto, depois de passarmos por uma situação de vitória, há o perigo de nos orgulharmos achando que fomos os responsáveis por ela. Precisamos enxergar que a vitória não significa que tenhamos mudado, pois ainda somos os mesmos pecadores de sempre. Se hoje conseguimos perseverar de alguma forma é porque Cristo está perseverando em nós! Ele habita em nós por meio de seu Espírito e daí tiramos forças e disposição para perseverar.

Se, por alguma razão, passarmos a atribuir o sucesso de nossa vida cristã a nós mesmos, será necessário que o Senhor venha nos provar e nos mostrar nosso erro de confiar em nossas próprias forças. Não importa quanto tempo você tenha vencido, seu velho homem, corrompido pelo pecado, nunca mudará, nele sua incapacidade de vencer continuará sendo a mesma. Deus não nos muda, Ele nos substitui, pondo Cristo em nosso lugar (Gl 2:20).

A Palavra de Deus ou nossas experiências?

Por outro lado, diante de algumas falhas alguém que já experimentou a vitória antes pode se intimidar e perder a fé na vitória recebida de Cristo – na verdade, isso acontece porque está confiando em sua própria experiência e dependendo de sua própria capacidade –, mas a nossa vitória é dada por Cristo e assegurada pela Palavra de Deus.

O que é mais confiável: a nossa experiência ou a Palavra? Não podemos acreditar que a vitória é de curta duração, porque Cristo e sua palavra não o são (Mt 24:35). Deus é vitória em nós e não podemos duvidar disso. Satanás tentará nos enganar colocando pensamentos vãos em nossa mente para que duvidemos da vitória de Deus em nós. Entretanto, a Palavra deve ser o nosso guia. Quando as provas chegarem devemos nos apegar à palavra de Deus, porque somente ela é confiável! (1 Tm  3:1)

Onde há fé, não há montanhas

“Porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele” (Mc 11:23).

O que é uma fé que move montanhas? É a fé firme, nenhum obstáculo pode detê-la. Onde existe esta fé, os problemas fogem. Cada prova é uma oportunidade de mover as montanhas. Onde há montanhas não há fé.

Tudo depende de em quem colocamos a nossa confiança: se na Palavra de Deus ou em nós mesmos. A verdadeira fé é aquela que confia somente na Palavra de Deus, não em experiências ou sentimentos.

A fé nas tempestades

Numa tarde, Jesus disse a seus discípulos que cruzassem o Mar da Galileia até a outra margem. De repente “levantou-se grande temporal de vento, e as ondas se arremessavam contra o barco, de modo que o mesmo já estava a encher-se de água” (Mc 4:36,37). Jesus dormia na popa, até que os discípulos o despertaram dizendo: “Mestre, não te importa que pereçamos?” (v. 38).

O Senhor se levantou e repreendeu o vento. Mas o que Ele disse aos discípulos naquele momento? “Por que sois assim tímidos?! Como é que não tendes fé?” (v. 4:40). O Senhor dissera que cruzariam até o outro lado, portanto, o barco não viraria, eles não morreriam, como disseram. Muitas orações desesperadas podem não passar de uma expressão de incredulidade. Uma fé falsa, ou pequena, desespera-se com as circunstâncias adversas, enquanto a fé genuína permanece firme ao ser testada.

É preciso, então, ter clareza disto: um cristão não vive apenas momentos fáceis. Na verdade, mudanças repentinas nas circunstâncias frequentemente são instrumentos de Deus para gerar mudanças duradouras nos que são Dele. Assim Ele fortalece a nossa fé e prosseguimos firmes na vitória que Ele nos deu. Precisamos agradecer ao Senhor pelas vezes em que prova a nossa fé!

O Senhor já disse que chegaríamos ao outro lado. Não nos deixemos intimidar pelas tempestades e circunstâncias contrárias, como fizeram os discípulos. Crer é para mover montanhas. Se há montanhas no seu caminho, elas serão movidas pela fé.

Escrito com a colaboração de Gustavo Corrêa.
Texto inspirado no capítulo 8 do livro A Vida que Vence, de Watchman Nee. Citações do mesmo livro.

Desconto para compra do livro

Se você está acompanhando a série “A Vida que Vence” e ficou interessado em ler o livro, então vai gostar de saber que conseguimos um desconto de 20% junto à Editora dos Clássicos! Basta acessar o link ao final do post e ao concluir a compra digitar o código do cupom que é EVESCREV2018. Corre e aproveita logo, o desconto é válido até o dia 15/6 ou enquanto durarem os estoques.

Livro “A Vida que Vence”
Link: http://bit.ly/eve-classicos
Cupom: EVESCRV2018


Textos da Série:
Vencer o pecado é necessário e possível | Série a Vida que Vence (1)
Render-se | Série a Vida que Vence (2)
Crer | Série A Vida Que Vence (3)
A prova da fé – Série a Vida que Vence (4)
Um Caminho de Crescimento | Série a Vida que Vence (5)
Alegrai-vos Sempre no Senhor | Série a Vida que Vence (6)
Consagrar-nos totalmente Senhor | Série a Vida que Vence (7)