Querido jovem, chegamos a mais um texto com assuntos práticos para obter uma vida vencedora. Depois de ler os primeiros textos da série sobre receber a vida de vitória, fé e sobre crer, você deve estar se questionando: agora que recebi a vitória sobre o pecado, será que pode haver mais progresso na vida cristã? Nós, que já cremos que Jesus morreu na cruz e nos salvou, teríamos agora outro passo a dar?

Um caminho de crescimento

Fé, o dom de Deus

“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus” (Ef 2:8).

A fé é o poder que nos capacita a travar essa batalha diária contra os pecados. Muitos até se empenham e esforçam-se para vencer com a própria força, da própria maneira, e o resultado é sempre falho. Lutam contra as tentações e pecados, e parece que estes se tornam ainda mais difíceis de serem vencidos. O fato é que por nós mesmos não podemos vencer, pois a vitória nos é dada por Deus, não há como receber a vida vencedora a não ser por meio de Jesus. Deus não nos dá uma vida qualquer, Ele nos dá a vida de Seu Filho (1 Jo 5:1-5). E o resultado imediato que um cristão deve  esperar após crer nesta vitória é ser liberto dos pecados mais íntimos, que o estorvam continuamente. Quando nos gloriamos em nossa fraqueza e no poder de Deus, reconhecendo que nada podemos fazer, as tentações se vão.

“Porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza, a graça de Deus é o que nos basta” (2 Co 12:9).

O Senhor pode nos libertar de qualquer tentação ou pecado, ainda que, aos nossos olhos,  pareça impossível vencer “…todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (1 Jo 5:4). É muito importante que você, ainda jovem, exercite sua fé. A Bíblia nos mostra que o viver de um cristão é um viver de fé, e essa experiência é contínua, e independe das circunstâncias. Podemos identificar pecados todos os dias, ter deslizes, mas uma vez que os identificamos, temos de confessá-los, ir diante do Senhor, reconhecer que Ele vive em nós, e que é capaz de nos libertar de tudo o que nos impede de sermos vitoriosos. Isso é o crescimento no caminho da vitória. Podemos ver que existem dois tipos de mundo: um físico e outro espiritual. Exercitar o corpo diz respeito ao mundo físico enquanto exercitar a fé está relacionado ao mundo espiritual. A cada dia, temos de fazer a escolha de nos consagrar e viver para Deus nessa esfera espiritual.

E o que devemos fazer se fracassarmos e cairmos em pecados?

“Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com Ele todas as coisas?”. (Rm 8:32)

Devemos imediatamente ir a Deus e colocar nossos pecados sob Seu sangue, assim podemos ser restaurados naquele momento. Não há necessidade de esperar meia hora ou alguns dias, a remissão dos pecados é instantânea. Antes de vencer, estávamos perdidos em como proceder quando fracassamos, não sabíamos como restaurar nossa comunhão com Deus e receber a luz divina mais uma vez. Mas, agora que vencemos, podemos até cair em pecados ocasionalmente, mas no mesmo instante podemos ser restaurados, podemos louvar e agradecer ao Senhor mais uma vez, e assim, de nosso interior Cristo manifestará Sua vitória mais uma vez.

Devemos orar: “Senhor, eu dependo de Ti para que lances esses pecados longe de mim”, e reconhecer que Deus é nossa força, e que Ele tem cuidado de cada um de nós. Mesmo que pareça impossível, mesmo que aos nossos olhos seja um grande pecado, o sangue de Jesus nos limpa, nos dá a vitória e nos devolve a alegria.

Permanecer inabaláveis

“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis” (Ef 6:13).

A grande diferença entre vencer e não vencer é que, após vencermos, queremos que a vida de vitória aumente em nós e em todas as nossas experiências diárias. E se queremos crescer nessa vida, a luz da verdade é indispensável. A verdade nos capacita e nos leva a ver o que é o pecado, uma vez descoberto o que é o pecado, e quais são os pecados que ainda impedem o trabalhar de Deus em nós, precisamos nos arrepender para que essa vida de vitória cresça em nós dia a dia.

Porém, ao mesmo tempo que nos libertamos dos pecados e reconhecemos Jesus como Salvador e Senhor de nossa vida, nasce em nós um novo suprimento, a graça. Nós a recebemos uma vez que cremos, e estamos recebendo-a mais e mais. A graça é a influência divina sobre nosso coração, é seu reflexo em nossa vida. Graça é Deus fazendo algo por nós. Crescer na graça, significa que precisamos que Deus faça mais coisas por nós e em nós. “Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o filho de Deus não tem a vida.” (1 Jo 5:12).

Nosso viver deve ser constante, a alegria da salvação e a sensação de vitória devem ter a mesma constância do dia em que cremos em Jesus até o momento presente. A diferença entre o passado e o presente é que: quanto mais da verdade conhecemos e mais pecados descobrirmos, mais reconhecemos que precisamos de Cristo como nossa vida e que não devemos lutar conforme nossa força, mas segundo a autoridade que Deus nos concedeu. Devemos pedir tudo mais a Ele a fim de que Ele assuma a responsabilidade em nossa vida (Mt 7:7-8). Toda vez que dissermos: “eu não consigo”, Ele mesmo virá e nos mostrará que a vida Dele em nós é que pode vencer. (2 Co 12:9) Precisamos permitir que Deus tenha o controle de nossa vida. Só assim trilharemos um caminho de crescimento na vida de vitória.

Querido leitor, espero que esta série de textos supra seu espírito a ponto de transformar um viver de poucos momentos com Deus em uma vida que a todo instante prossegue com  grandes vitórias em Deus. Grande abraço.


Desconto para compra do livro

Se você está acompanhando a série “A Vida que Vence” e ficou interessado em ler o livro, então vai gostar de saber que conseguimos um desconto de 20% junto à Editora dos Clássicos! Basta acessar o link ao final do post e ao concluir a compra digitar o código do cupom que é EVESCREV2018. Corre e aproveita logo, o desconto é válido até o dia 15/6 ou enquanto durarem os estoques.

Livro “A Vida que Vence”
Link: http://bit.ly/eve-classicos
Cupom: EVESCRV2018


Textos da Série:
Vencer o pecado é necessário e possível | Série a Vida que Vence (1)
Render-se | Série a Vida que Vence (2)
Crer | Série A Vida Que Vence (3)
A prova da fé – Série a Vida que Vence (4)
Um Caminho de Crescimento | Série a Vida que Vence (5)
Alegrai-vos Sempre no Senhor | Série a Vida que Vence (6)
Consagrar-nos totalmente Senhor | Série a Vida que Vence (7)