Como vencer o pecado? Como andar em santidade? Muitos cristãos fracassam em viver em obediência à Palavra de Deus. Ainda que tenham um desejo sincero e se esforcem o máximo possível, não conseguem ser libertos de determinados pecados. Certamente, não é dessa forma que Deus deseja que seus filhos andem. Antes, Ele tem uma vida vitoriosa para lhes dar. Esta série tem como base o livro A Vida que Vence, de Watchman Nee. Nesta obra, o autor traz lições de grande importância para que um cristão obtenha a vida de vitória sobre o pecado. Esperamos que as mensagens apresentadas aqui possam lhe ajudar na caminhada com Cristo.

Vencer o pecado é necessário e possível 

Por um momento, você tinha uma forte vontade de buscar a Deus. De repente, a vontade acaba. Você já passou por essa experiência? As atividades do dia a dia vieram, apareceram os pecados e lá se foi novamente o tempo de se dedicar somente a Deus. Infelizmente, esta é uma situação comum para muitos cristãos.

Quando fomos salvos, a graça de Deus encheu de alegria o nosso coração. No momento da nossa salvação acreditamos que não havia nenhuma tentação tão grande que não pudéssemos vencer. Nos enchemos de esperança e pensamos que a partir daquele momento todos os nossos pecados ficariam sob nossos pés. Achamos que a paz e o gozo experimentados no batismo permaneceriam para sempre. Porém, lamentavelmente, os pecados e as tentações voltaram.

Querido jovem, saiba que você não é o único a passar por essa situação. Além disso, tenha certeza de que esta não é a vida que Deus preparou para você. Ele quer te dar uma vida de vitórias.

O que é a vitória?

Mas, afinal, o que é a vitória? Na Bíblia a palavra vitória é mencionada pela primeira vez em 1 Samuel 15:29: a vitória não mentiria, nem se arrependeria. E, de fato, a nossa vitória é uma pessoa. Ela não é dada apenas aos homens sábios, às pessoas de nível elevado ou aos heróis da fé que viveram no passado. A vitória é dada a você, a mim e a todos os que creem em Jesus Cristo e o recebem como Salvador, como aquele que morreu pelos seus pecados, não importando quais sejam.

A vitória não depende do que somos, mas do fato de Cristo viver em nosso lugar. Só pode haver vitória quando nossa vontade sai e Cristo entra. Essa vitória é algo que se recebe e não algo que se alcança gradualmente. Alcançar significa percorrer um longo caminho, mas a vitória em Cristo é instantânea, recebida a partir do momento em que cremos que Jesus morreu pelos nossos pecados.

Quando Jesus foi crucificado, você acha que Ele esperava que nossa vida se tornasse vitoriosa num dia e derrotada no outro? Você pensa que Ele morreu na cruz para sermos vitoriosos pela manhã e derrotados à noite?

Jovem, as boas novas que tenho para você hoje são que o Senhor Jesus realizou tudo na cruz, e ela é suficiente para nos salvar da dor e castigo do pecado no presente e no futuro, dando-nos plena salvação. Ele preparou um caminho de salvação para nós que nos capacita a viver na terra da mesma maneira que Ele viveu.  Nunca devemos pensar que estamos destinados ao fracasso, pois essa não é a vida designada a nós. Pelo contrário, Cristo é a nossa vida (Cl 3:4).

Por exemplo, há uma grande diferença entre uma boia e um barco salva-vidas. Quando um homem cai na água e alguém lhe atira uma boia, ele não se afogará ao se agarrar a ela. No entanto, não saíra da água. Não afundará, todavia não poderá sair da água. O resgate com o barco salva-vidas é diferente. Ao entrar no barco salva-vidas a pessoa que estava em perigo de afogar-se sai da água. A salvação que o Senhor nos proveu não é a salvação da boia, mas uma salvação de um barco que salva toda nossa vida, na qual temos completa paz e comunhão com Deus.

Uma vida substituída

O significado dessa vida de vitória é uma vida substituída, não uma vida modificada. Não significa que alguém é corrigido, mas que é substituído por Cristo (Gálatas 2:19-20). A maneira de Deus agir é fazer a substituição da sua vida pela vida de Deus. E nesta vida não existe pecado tão grande que não se possa vencer, nem tentação tão grande que não se possa suportar. Você deve falar para si mesmo: de agora em diante já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim!

Tratar os pecados com seriedade

Antes de tudo, para obter a vitória é preciso tratar com seriedade os pecados existentes em nossas vidas. Devemos estar atentos aos sinais, e perceber se nossa vida está escravizada por pecados. Não apenas aqueles que consideramos grosseiros, mas também aos que consideramos comuns, como o orgulho, inveja e descrença na palavra de Deus. Precisamos reconhecer tais pecados e pedir perdão a Deus, para que o precioso sangue possa nos limpar.

Muitas pessoas não têm uma vida de comunhão adequada com Deus e vivem de maneira descuidada, não se dispondo, em seus corações, a reconhecer os pecados. Isso é considerado na bíblia como “guardar a iniquidade” no coração (Salmos 66:18). Por isso precisamos do iluminar do Senhor, pois através dele confessamos tais pecados e somos purificados.

 Jovens, por quantos pecados seu coração ainda sente apego? Quantos pecados ainda não trouxe à luz? Se temos algum pecado, temos de buscar vencê-lo por completo, do contrário não poderemos prevalecer sobre eles.

Há esperança

Tenhamos esperança! Romanos 8:37-39 nos diz: “em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem morte, nem vida, nem anjos nem principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor”.

Jovem, não há tentação tão grande que não possa ser vencida (1 Co 10:13). E essa vida que te apresento hoje não é uma vida idealista, é uma vida real. Precisamos diariamente ter a convicção que o “Senhor é suficiente para nós” (Lc 1:74-75).  Esse é o viver de vitória que o Senhor separou para nós. “Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte”. (Rm 8:2).

Querido leitor, esperamos que através dessa série de textos você obtenha vitória em seu viver. Não pense que você tem de passar dificuldades e provações sozinho, a graça e misericórdia estão sempre disponíveis para você a todo momento. Busque o iluminar do Senhor e inicie uma nova vida de vitória agora!

No próximo texto, veremos que o primeiro passo para obter a vitória é render-se. Contamos com sua leitura!

“Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Coríntios 15: 57).

Texto inspirado nos capítulos 1, 2 e 3 do livro A Vida que Vence, de Watchman Nee.


Desconto para compra do livro

Se você está acompanhando a série “A Vida que Vence” e ficou interessado em ler o livro, então vai gostar de saber que conseguimos um desconto de 20% junto à Editora dos Clássicos! Basta acessar o link ao final do post e ao concluir a compra digitar o código do cupom que é EVESCREV2018. Corre e aproveita logo, o desconto é válido até o dia 15/6 ou enquanto durarem os estoques.

Livro “A Vida que Vence”
Link: http://bit.ly/eve-classicos
Cupom: EVESCRV2018


Textos da Série:
Vencer o pecado é necessário e possível | Série a Vida que Vence (1)
Render-se | Série a Vida que Vence (2)
Crer | Série A Vida Que Vence (3)
A prova da fé – Série a Vida que Vence (4)
Um Caminho de Crescimento | Série a Vida que Vence (5)
Alegrai-vos Sempre no Senhor | Série a Vida que Vence (6)
Consagrar-nos totalmente Senhor | Série a Vida que Vence (7)