Sabia que você foi chamado? Não simplesmente chamado, mas chamado para fora? Se Deus o chamou, chamou-o para viver em espírito, fora do sistema mundial. Estávamos originalmente naquele sistema satânico, sem meios de sair, mas fomos chamados e esse chamado trouxe-nos para fora, fora de tudo o que não pertence a Deus — fomos chamados para expressar Deus. Em João 8:23, Jesus dirigiu-Se aos judeus: “vós sois cá de baixo, eu sou lá de cima; vós sois deste mundo, eu deste mundo não sou”. O sentido da passagem é: “vosso lugar de origem é de baixo; meu lugar de origem é de cima. Vosso lugar de origem é este mundo; meu lugar de origem não é este mundo”. A questão não é nos isolarmos de tudo e de todos, mas precisamos ter a percepção de para onde a correnteza do mundo está nos levando, o que temos expressado nele e qual o objetivo de estarmos aqui.

Se olharmos para nossa história passada, somos ekklesia, a igreja, que quer dizer chamados para fora. Mas, se olharmos para nossa vida presente em Deus, somos o Corpo de Cristo, a expressão, na terra, Daquele que está no céu. Do ponto de vista da nossa escolha por Deus, estamos fora do mundo; mas do ponto de vista de nossa nova vida, não somos absolutamente do mundo, mas do alto. Por um lado, somos um povo escolhido, chamado e liberto do sistema mundial. Por outro lado, somos um povo regenerado, absolutamente sem ligação com aquele sistema, porque pelo Espírito somos a Sua expressão.

A vida que temos como dom de Deus veio do céu e jamais esteve no mundo. Não temos qualquer semelhança com o mundo; temos a perfeita semelhança com o céu. E embora precisemos viver no mundo, não somos dele. Devido a isso, Deus nos deu Cristo como resposta a todas as nossas necessidades. Ele faz Seu Filho ser a nossa retidão e santidade, para resistirmos aos dias nesse mundo, que são maus (Ef 5:16b). Ele é agora nossa esfera e, estando Nele, estamos, por definição, fora daquela outra esfera. O Pai “nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do Seu amor; no qual temos a redenção” (Cl 1:13-14). Deus colocou dentro de nós o próprio Cristo, como um fôlego para resistirmos ao mundo.

O caráter do mundo é diferente da vida concedida pelo Espírito. Porque possuímos essa nova vida doada por Deus, o mundo nos odeia, pois não tem como odiar os que são iguais a ele. Essa diferença radical nos deixa, realmente, sem meios de fazer com que o mundo nos ame. “Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia” (Jo 15:19). Nas figuras do Velho Testamento, encontramos aquela representada por Moabe e Amom, fruto indireto do envolvimento e comprometimento de Ló com suas filhas, os quais residiam de Sodoma. Esse clássico exemplo nos alerta que devemos ser vigilantes, para não ser enredados pelas sutilezas desse mundo. Como vimos, ele nos odeia, então, deseja destruir toda comunhão que temos com Deus. Lembremo-nos sempre: os inimigos de Deus são também nossos inimigos; não podemos nos enlaçar com eles (Tg 4:4).

“Não peço que os tires do mundo; e sim que os guardes do mal” (Jo 17:14-15). Temos aqui um princípio importante. Embora tenhamos a natureza divina, ainda vivemos nesse mundo. Hoje, temos um papel para representar aqui, para o qual somos indispensáveis. Para vencer esse mundo não sairemos dele, pois aqui é o lugar aonde fomos chamados para derrotá-lo. Para vencer esse mundo precisamos amar mais a vida de Deus do que a nós mesmos – precisamos ter uma fé inabalável.

“E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?” (1 Jo 5:4b-5).

Artigo inspirado no livro Não Ameis o Mundo, de Watchman Nee, Editora dos Clássicos (2008).
Artigos da série:

A Mente Por Trás do Sistema – Série “Não Ameis o Mundo” (1)

Tendência Oposta a Deus – Série “Não Ameis o Mundo” (2)

Um Mundo Sob a Água – Série “Não Ameis o Mundo” (3)

Crucificado para Mim – Série “Não Ameis o Mundo” (4)

Diferenciação do Mundo – Série “Não Ameis o Mundo” (5)

Luzes no Mundo – Série “Não Ameis o Mundo” (6)‏

Desapego – Série “Não Ameis o Mundo” (7)

O Refrigério Mútuo – Série “Não Ameis o Mundo” (8)

Minhas Leis em Seus Corações – Série “Não Ameis o Mundo” (9)

Os Poderes do Mundo Vindouro – Série “Não Ameis o Mundo” (10)

Roubando o Usurpador – Série “Não Ameis o Mundo” (11)